quarta-feira, 24 de junho de 2009

SÃO JOÃO DO GLM 2009

Na festa junina do Grupo Luz do Mundo, uma das atrações mais esperada e divertida é o casamento matuto encenado pela Equipe de Teatro. Neste ano se espera mais um casamento divertido, muito louco e, sobretudo, muito matuto!

Enquanto não chega a festa, relembremos velhas festas juninas !




Amanhã mais fotos e filmes dos nossos arráias, não perca !



SESSÃO BOA MÚSICA !

Hoje é dia de São João e também dia de lembrar do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. É impossível passar este período do ano sem lembrar do maior expoente da cultura nordestina.

VIVA SÃO JOÃO !




Luiz Gonzaga do Nascimento,
nasceu em 13 de dezembro de 1912 numa fazenda chamada Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-la. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca


NAT RECORDS - Gonzaguinha - Luiz Gonzaga - Pense n'eu


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 24/06/2009

João Batista, o Profeta do Altíssimo
Lc 1,57-66.80

Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. (...) Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam: - O que será que esse menino vai ser? Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele. Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse: - Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade. Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi. Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas. Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam. Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança. Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida. E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele. Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles. Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz. O menino cresceu e ficou forte de espírito. E viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.

Comentário do Evangelho
João Batista e Jesus
João Batista e Jesus estão intimamente unidos no projeto salvífi co de Deus. Lucas apresenta o anúncio e o nascimento de ambos em paralelo. João, filho primogênito de sacerdote, deveria manter a linhagem sacerdotal de seu pai, e também receber o mesmo nome dele. Um nome diferente dado ao menino, João ("Deus é misericórdia"), já prenuncia a mudança profunda que se aproxima. João romperá com a tradição sacerdotal e com o templo de Jerusalém, tornando-se um profeta, no deserto, anunciando a novidade do Reino de Deus, com o perdão dos pecados. A memória do nascimento de Jesus é associada à memória do nascimento de João Batista. Jesus consagra em seu ministério o anúncio do Reino e do perdão inaugurado por João.
Fonte: Paulinas.org.br