sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia do Atletismo




A história do atletismo pode ser dividida em três períodos: o primeiro, de suas origens, nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.; o segundo, da Idade Média, a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa; e o terceiro, do renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.

EXCLUSIVO !



  Tiago Theisen se mudou para Natal, em março de 1968


Informação quente e bombástica chega em nossa redação: O nosso pároco Pe. Thiago agora vai ser chamado MONSENHOR THIAGO THEISEN! Isso mesmo, o nossa Arcebispo Dom Matias Patrício concedeu este importante título ao nosso pároco pelos  relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em nossa arquidiocese.

A cerimônia, tudo indica, acontecerá na Matriz da Paróquia Santa Maria Mãe, conjunto Santa Catarina, com a presença do Arcebispo. A celebração será aberta a todos os fiéis, que participarão, também, da comemoração do aniversário do nosso Padre Thiago, digo, MONSENHOR.


Título de Monsenhor
 

Monsenhor é um título eclesiástico honorifico conferido aos sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Romana pelo Papa. A palavra tem origem francesa e, em português, pode ser abreviada como Mons.

Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título. Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.

Em alguns países os bispos também são referidos como monsenhor, em contraSte a forma tradicional de tratamento (Excelência, Vossa Excelência Reverendíssima, Vossa Graça, etc). Muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem o título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja Católica.

CINEMA BRASILEIRO !

O cinema brasileiro, nos últimos anos, vem se especializando em retratar nas telas as histórias de nossas "celebridades". A bola da vez é o Presidente Lula como o filme “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto que estréia em janeiro. O ator Rui Ricardo Diaz interpreta o presidente.

Confiram o trailler.





FERRAMENTA EDUCACIONAL


 
Alguns Educadores aboliram o ditado como ferramenta educacional por ser algo tradicional, o que concordo em parte. Mas, comungo com outros como Paulo Freire que defende uma educação vinculada a realidade. Daí, adequar os conhecidos Ditados populares em nossa linguagem atual.

Como sou contra o plágio e não sei quem fez essas adequações, coloca como desconhecido. Bjos



Ditados populares na era digital


A pressa é inimiga da conexão.
Amigos, amigos, senhas à parte.
Antes só, do que em chats aborrecidos.
A arquivo dado não se olha o formato.
Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.
Para bom provedor uma senha basta.

Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
Em terra off-line, quem tem 486 é rei.
Hacker que ladra, não morde.
Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
Mouse sujo se limpa em casa.
Melhor prevenir do que formatar.
O barato sai caro. E lento.
Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
Quando um não quer, dois não teclam.
Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.
Quem clica seus males multiplica.
Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
Quem não tem banda larga, caça com modem.
Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
Quem semeia e-mails, colhe spams.
Quem tem dedo vai a Roma.com
Um é pouco, dois é bom, três é chat ou lista virtual.
Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
Diga-me que computador tens e direi quem és.
Há dois tipos de pessoas na informática. Os que perderam o HD e os que ainda vão perder...
Uma impressora disse para outra: Essa folha é sua ou é impressão minha?
Aluno de informática não cola, faz backup.
O problema do computador é o USB (Usuário Super Burro).
Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia.... e depois se cola.
O Natal das pessoas viciadas em computador é diferente. No dia 25 de Dezembro, o Papai Noel desce pelo cabo de rede, sai pela porta serial e diz: Feliz Natal, ROM, ROM, ROM!

Claudia Limeira

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 09/10/2009



A favor ou contra Jesus

Leitura Orante


Lc 11,15-26


A multidão ficou admirada, mas alguns disseram:
- É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
- O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês.
- Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.
- Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
Jesus continuou:
- Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: "Vou voltar para a minha casa, de onde saí." Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. 







Comentário do Evangelho

Somos libertados por Deus


Os sinais libertadores (curas e exorcismos) operados por Jesus suscitam a admiração de muitos nas multidões. Mas também despertam o ódio de alguns que têm o poder religioso e econômico nas mãos e temem a libertação do povo. Assim pretendem difamar Jesus, acusando-o de estar sob o poder de Beelzebu. Jesus responde que sua ação libertadora é feita pelo dedo de Deus, o que sinaliza a chegada do Reino. Contudo, a libertação sem a adesão à palavra que leva ao compromisso deixa a pessoa desamparada para novamente ser tomada pelo mau espírito.
Somos libertados por Deus, em Jesus, para sermos agentes da transformação deste mundo em um mundo novo, em que a ambição do dinheiro que promove o horror da guerra ceda lugar à fraternidade, à partilha e à paz.

FONTE: PAULINAS.ORG