segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A MODA É...


02/02/09

Durante um discurso na universidade de Cambridge, em Londres, um manifestante atirou nesta segunda-feira um tênis na direção do premier chinês, Wen Jiabao.
O calçado desviou de Wen e caiu no palco cerca de um metro de distância do chinês, no último dia de sua visita oficial à Grã Bretanha.
O protesto foi semelhante aos sapatos arremessados por um jornalista iraquiano contra o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush , durante sua visita de despedida ao Iraque, em dezembro.
O manifestante, que foi detido pelos seguranças da universidade, gritou:
- Como esta universidade pode se prostituir com este ditador? Como vocês podem ouvir as mentiras que ele está dizendo? Levantem-se e protestem.
Wen hesitou por alguns momentos em seu discurso antes de continuar a falar. Funcionários da Universidade expulsaram o manifestante do prédio.
Após o protesto, Wen continuou seu discurso, dizendo:
Nós viemos em paz. Isto não irá obstruir a amizade entre a China e o Reino Unido. A história mostra que a harmonia não será obstruída por qualquer força, então deixem-me continuar.
Uma porta-voz da polícia disse que autoridades prenderam o homem por ofensa à ordem pública. Ela não deu mais detalhes sobre o homem.
Cerca de 80 pessoas, defensores e críticos da China, haviam se concentrado do lado de fora do prédio mais cedo. Havia grande aparato policial na cidade e guardas de segurança dentro do prédio.
Um porta-voz da embaixada chinesa disse que uma recepção planejada com o filho da rainha Elizabeth, príncipe Andrew, no Palácio de Buckingham em Londres foi cancelada devido ao mau tempo. A decisão havia sido tomada antes do protesto, segundo o porta-voz.
Grupos de manifestantes anti-China, incluindo ativistas pró-Tibet, acompanharam o premier chinês durante sua visita à Inglaterra.
No domingo, policiais prenderam cinco manifestantes pró-Tibet após eles avançarem contra barricadas policias quando Wen chegou à embaixada chinesa em Londres.
O vídeo do arremesso do sapato contra o presidente Bush, em Bagdá, circulou por todo o mundo. O jornalista Muntazer al-Zaidi, que trabalha para a televisão independente al-Baghdadiya, gritou: "Este é o beijo de adeus do povo iraquiano, cachorro".

Fonte: O Globo.

IMAGEM É TUDO!


CACHORRO FRIO

Com o fim do inverno, todos os lagos congelados dos países frios se tornam ameaças para animais que gostam de brincar e pular. O cachorro Bear, sem raça definida, ficou preso no gelo em Kentucky, nos Estados Unidos, e teve que aguardar os bombeiros imerso na água com temperatura baixíssima. Ainda bem que esse é um risco que os cachorros brasileiros não correm.


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 02/02/2009
Jesus é apresentado no Templo
Lc 2,22-40

Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda. Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse: - Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel. O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: - Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria. Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. A volta para Nazaré Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

Comentário do Evangelho

Jesus é integrado na cultura judaica

Lucas, neste Evangelho, nos apresenta o menino Jesus integrado na cultura e na religião judaicas através de seu pai e de sua mãe. Há cinco menções ao cumprimento das disposições da Lei. Contudo, a "contradição" virá com o crescimento do menino. Forte, cheio de sabedoria e graça, o homem Jesus irá condenar as exclusões sociorreligiosas por critérios de raça e pureza e pelas estritas observâncias legais. Aquele que, na fragilidade da criança, era submisso à ideologia da Lei, na maturidade liberta-se e passa a proclamar o amor e a vida como sendo os referenciais fundamentais no projeto de Deus.