segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A MODA É...


02/02/09

Durante um discurso na universidade de Cambridge, em Londres, um manifestante atirou nesta segunda-feira um tênis na direção do premier chinês, Wen Jiabao.
O calçado desviou de Wen e caiu no palco cerca de um metro de distância do chinês, no último dia de sua visita oficial à Grã Bretanha.
O protesto foi semelhante aos sapatos arremessados por um jornalista iraquiano contra o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush , durante sua visita de despedida ao Iraque, em dezembro.
O manifestante, que foi detido pelos seguranças da universidade, gritou:
- Como esta universidade pode se prostituir com este ditador? Como vocês podem ouvir as mentiras que ele está dizendo? Levantem-se e protestem.
Wen hesitou por alguns momentos em seu discurso antes de continuar a falar. Funcionários da Universidade expulsaram o manifestante do prédio.
Após o protesto, Wen continuou seu discurso, dizendo:
Nós viemos em paz. Isto não irá obstruir a amizade entre a China e o Reino Unido. A história mostra que a harmonia não será obstruída por qualquer força, então deixem-me continuar.
Uma porta-voz da polícia disse que autoridades prenderam o homem por ofensa à ordem pública. Ela não deu mais detalhes sobre o homem.
Cerca de 80 pessoas, defensores e críticos da China, haviam se concentrado do lado de fora do prédio mais cedo. Havia grande aparato policial na cidade e guardas de segurança dentro do prédio.
Um porta-voz da embaixada chinesa disse que uma recepção planejada com o filho da rainha Elizabeth, príncipe Andrew, no Palácio de Buckingham em Londres foi cancelada devido ao mau tempo. A decisão havia sido tomada antes do protesto, segundo o porta-voz.
Grupos de manifestantes anti-China, incluindo ativistas pró-Tibet, acompanharam o premier chinês durante sua visita à Inglaterra.
No domingo, policiais prenderam cinco manifestantes pró-Tibet após eles avançarem contra barricadas policias quando Wen chegou à embaixada chinesa em Londres.
O vídeo do arremesso do sapato contra o presidente Bush, em Bagdá, circulou por todo o mundo. O jornalista Muntazer al-Zaidi, que trabalha para a televisão independente al-Baghdadiya, gritou: "Este é o beijo de adeus do povo iraquiano, cachorro".

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário: