quarta-feira, 31 de março de 2010

SEMANA SANTA NÃO COMBINA COM DIVERSÃO


Feriadão da semana santa para o cristão católico nada mais é do que o tempo de viver a nossa rica liturgia e com ela a lembrança da morte e ressurreição do nosso Deus que cumpriu a missão do Pai : Viver a radicalidade do amor sem temer a morte. Agradecemos, também na Semana Santa ,a prova  que nossa vida tem sentido e merece ser vivida com esperança, pois o nosso Deus venceu a morte, ressucitou !

No entanto, muitos "cristãos" pegarão estradas, viajarão, participarão de festas e beberão muito! Não me assustará os números de mortos em nossas estradas em virtude da mistura volante e álcool neste feriadão.

No texto "Pileque precoce" de Frei Betto tem-se a seguinte revelação:

"No Brasil, a ingestão de bebidas alcoólicas é legalmente proibida a menores de 18 anos (nos EUA, 21 anos). A fiscalização pouco funciona e o Estado permite a publicidade de cerveja a qualquer hora em rádio e TV -concessões públicas- e o estímulo ao consumo precoce. Inclusive a utilização publicitária de pessoas famosas das áreas de entretenimento, artes e esportes, para suscitar em crianças e jovens reações miméticas de consumo de álcool."

"Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) informam que 42% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 12 anos já consumiram bebida alcoólica, e 10% dos jovens de 12 a 17 anos podem ser classificados como dependentes de álcool. "

Quem for viajar, se divertir (não deveria!), tenham muito cuidado com as estradas e, pelo amor que Deus tem pelos seus filhos, não beba se for dirigir.

O texto de Frei Betto na íntegra, clique aqui.

Luiz Teixeira.

Nota de solidariedade ao Papa Bento XVI

Dom Geraldo Lyrio Rocha - Arcebispo de Mariana (MG)
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

O povo católico de todo o mundo acompanha, com profunda dor no coração, as denúncias de inúmeros casos de abuso sexual de crianças e adolescentes praticado por pessoas ligadas à Igreja, particularmente padres e religiosos. A imprensa tem noticiado com insistência incomum, casos acontecidos nos Estados Unidos, na Alemanha, na Irlanda, e também no Brasil.


Sem temer a verdade, o Papa Bento XVI não só reconheceu publicamente esses graves erros de membros da Igreja, como também pediu perdão por eles. Disso nos dá testemunho a carta pastoral que o Santo Padre enviou aos católicos da Irlanda e que pode se estender aos católicos de todo o mundo.

Mais do que isso, Bento XVI não receou manifestar seu constrangimento e vergonha diante desses atos que macularam a própria Igreja. Firme, o Papa condenou a atitude dos que conduziram tais casos de maneira inadequada e, com determinação,  afirmou que os envolvidos devem ser julgados pelos tribunais de justiça. Não faltou ao Papa, também, mostrar a todos o horizonte da misericórdia de Deus, a única capaz de ajudar a pessoa humana a superar seus traumas e fracassos.

Às vítimas o Papa expressou ter consciência do mal irreparável a que foram submetidas. Disse Bento XVI: “Sofrestes tremendamente e por isto sinto profundo desgosto. Sei que nada pode cancelar o mal que suportastes. Foi traída a vossa confiança e violada a vossa dignidade. É compreensível que vos seja difícil perdoar ou reconciliar-vos com a Igreja. Em seu nome expresso abertamente a vergonha e o remorso que todos sentimos”.

Essa coragem do Sucessor de Pedro nos coloca a todos em estado de alerta. Meditamos sobre esses atos objetivamente graves, e estamos certos de que – como fez o Papa – devem ser enfrentados com absoluta firmeza e coragem.

É de se lamentar, no entanto, que a divulgação de notícias relativas a esses crimes injustificáveis se transforme numa campanha difamatória contra a Igreja Católica e contra o Papa. Deixam-nos particularmente perplexos os ataques freqüentes e sistemáticos, ao Papa Bento XVI, como se o então Cardeal Ratzinger tivesse sido descuidado diante dessa prática abominável ou com ela conivente. No entanto, uma análise objetiva dos fatos e depoimentos dos próprios envolvidos nos escândalos revela a fragilidade dessas acusações. O Papa, ao reconhecer publicamente os erros de membros da Igreja e ao pedir perdão por esta prática, não merecia esse tratamento, que fere, também, grande parte do povo brasileiro, que  sofre com esses momentos difíceis, e reza pelas vítimas e seus familiares, pelos culpados, mas também pelas dezenas de milhares de sacerdotes que, no mundo todo, procuram honrar sua vocação.

De fato, “a imensa maioria de nossos sacerdotes não está envolvida nesta problemática gravemente condenável. Provavelmente, não chegam a 1% os envolvidos. Ao contrário, os demais 99% de nossos sacerdotes, de modo geral, são homens de Deus, dignos, honestos e incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo, especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo” (cf. Cardeal Cláudio Hummes, 12ºENP).

No momento em que a Igreja Católica e a própria pessoa do Santo Padre sofrem duros e injustos ataques, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifesta sua mais profunda união com o Papa Bento XVI e sua plena adesão e total fidelidade ao Sucessor de Pedro.

A Páscoa de Cristo, que celebramos nesta semana, nos leva a afirmar com o apóstolo Paulo: “Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados” (2Cor 4,8-9). Nossa fé nos garante a certeza da vitória da luz sobre as trevas; do bem sobre o mal; da vida sobre a morte.


HUMOR !


A PAIXAO DE CRISTO ENCENADA NA PARAÍBA

Esta história é verídica!

Aconteceu numa cidadezinha
lá nos confins da Paraíba.

O dono do circo, em passagem pela cidade,
sabendo quão religiosa era sua comunidade,
resolveu encenar a PAIXÃO DE CRISTO
 na Sexta-Feira Santa.
O elenco foi escolhido dentre os moradores locais
 e, no  papel principal - de Jesus Cristo –
colocaram o cara mais 'gato' da cidade.

Os ensaios iam de vento em popa quando,
às vésperas do evento, o dono do circo soube que
 'Jesus'  estava de caso com sua mulher.
 Furioso, o corno deu-se conta que não podia fazer escândalo
pois iria por a perder todo o trabalho e o investimento
que fizera pra montar a peça.
Pensou,  pensou...

 Na véspera do espetáculo, comunicou ao elenco que
iria participar  fazendo o papel doCENTURIÃO !!!
 - Mas como? - reclamaram todos
 - Você não ensaiou!

 - Não é preciso ensaiar, porque centurião não fala!
(Mesmo sem gostar, o  elenco teve que aceitar;
 afinal,o cara era o dono do show).
Chegou o  grande dia.
A cidade em peso compareceu.
 No momento mais solene,
 a platéia chorosa em profundo silêncio..
 Jesus carregando a cruz.... e o
 'centurião' começa a dar-lhe chicotadas.
 De verdade.
 -Oxente, cabra, tá machucando!
Reclamou 'Jesus', em voz baixa .

 - É pra dar mais veracidade à cena, devolveu o 'centurião' .
 E tome mais chicotada.... lept, lept,
 o chicote comendo solto no lombo do  infeliz.
 Até que 'Jesus' que já reclamara bastante,
enfureceu-se de vez, largou a cruz no chão,
puxou uma PEIXEIRA e partiu pra cima do  'centurião ' :

 
_ 'Vem, desgraçado!
Vem cá que eu vou te ensinar
a não bater num indefeso'!

 O 'centurião' correndo,
 'Jesus' com a peixeira correndo atrás,
e a platéia  em delírio gritando:
 'É isso aí!
Fura ele, 'Jesus'!
Fura, que aqui é a Paraíba,
não é Jerusalém não'!!!

NOTÍCIA BOA !



Ir ao shopping da zona norte da cidade do Natal significa: Ser um consumidor compulsivo ou faminto inveterado. Nada há mais nada de interessante - se é que ficar gordo ou gastar dinheiro seja interessante - para se fazer naquela praça da luxúria.  A praça da alimentação no domingo, por exemplo, é um horror de música de péssima qualidade e som nas alturas de precisar usar protetor auricular.

Mas todo sofrimento tem o seu fim, parece que as coisas vão melhorar ! Que não seja promessa de ano de eleição !

Agora só falta uma boa livraria! 

ZN terá cinco salas de cinema no 2º semestre

 O Norte Shopping confirmou ontem que vai inaugurar cinco salas de cinema no segundo semestre de 2010. De acordo com o superintendente Antônio Barandas, a administração está na fase final de planejamento da obra que deve ser iniciada em breve.

Serão construídas cinco salas, com uma capacidade total para receber entre 1.050 e 1.100 pessoas. A administração do cinema ficará por conta da empresa Moviecom, a mesma que atualmente cuida dos cinemas do Praia Shopping. O contrato foi fechado no ano passado.

Leia mais aqui

Fonte: Tribuna do Norte

IDEIA DE JERICO PARA O DOMINGO DE RAMOS


Poderíamos ter postado esta história domingo passado, mas pra todo efeito, uma boa história sempre deve ser contada. Será que o nosso expertise em Liturgia, Roberto Cunha, concordaria com a orientação do Frei Clemente Rojão?




Hoje D. Ágeda, uma das beatas e Ministra Extraordinária da Eucarista, veio com sua trupe de velhas assanhadas me cercando. Eu admito que não posso com estas velhas e as temo mais que um bispo brasileiro na visita Ad Limina

- Frei, Frei, Frei! Nós tivemos uma idéia ótima para este Domingo de Ramos!!!

- No ano passado tivemos problemas com o Ibama por causa das suas idéias, D. Ágeda! - resmunguei

- Não, esta é muito melhor!

- Fale

- No Domingo de Ramos Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, não?

- Eu diria mais uma pequena mula... um homem de um metro e oitenta não ficaria confortável num jumentinho muito pequeno...

- Então! Que tal se na procissão de entrada o senhor, Frei, entrasse na igreja montando numa mula? Ficaria tão bonito, e ajudaria o povo a entender melhor as leituras...

As outras velhas concordaram entusiasmadas.

- A idéia é uma boa, D. Ágeda, mas nenhuma das senhoras me agüentaria.

Elas não entenderam, então resolvi fazer uma demonstração. Sem ela esperar, agarrei D. Ágeda pelo cangote e tentei trepar nela. Calma, eu só tentei subir nela. A sexagenária, magra feito um palito, desabou e eu cai por cima dela. 

- Está vendo que idéia estúpida?! Como eu posso entrar na igreja montado numa mula? A senhora nem me agüenta! Tenho cara de Cipriano feiticeiro? Entrar com bicho na igreja? E se a mula me caga adiante do altar? Vão inventar moda em outra freguesia, senhoras!!! 

E as beatas fugiram dali rapidinho, menos D. Ágeda que saiu andando meio torta e dizendo que ia reclamar com o bispo...

Frei Clemente Rojão
Religioso da Ordem Amuliana da Antiga Observância
Diocese de Anhangá-Açú / PA

 

Quem é o culpado ?


Caros leitores, o povo ouve e gosta de música de quinta categória - lixo mesmo- por que aprecia ou por que apenas isso toca nas rádios? Seria o povo induzido a gostar do que não presta? Então os donos das rádios e das gravadoras são os culpados? Uma coisa eu adianto: Não me venham falar que as pessoas são desinformadas, humildes, desletradas e que, por isso, estão músicas "pocotós" são de fácil entendimento. Luiz Gonçaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, por exemplo, são uninamidades de bom gosto e sofisticação e  faziam sucesso no nordeste abandonado e do pau-de-arara.

Acho que os mestres do nosso forró, só pra ficar em nossa região, devem se contorcerem nos caixões quando ouvem isso que chamam de música e de forró.

Olhem que barbaridade - rir pra não chorar - a seguinte machete:

O atual vice-governador toma posse como governador do Rio Grande do Norte em solenidade realizada às 16h na Assembléia Legislativa.
Após a cerimônia de posse, palco montado na Praça 7 de setembro será o local da transmissão de cargo da governadora Wilma de Faria. 


A banda Garota Safada fará show na ocasião.

Não dá ! Quando "A GAROTA SAFADA" (por que não garoto safado? ) é convidada para participar da solenidade de posse de um novo governante, imaginem o que devemos esperar deste governo. Que Deus nos livre de qualquer safadeza.

Amigos leitores, se deliciem ou se aterrorizem com alguns títulos do repertório das bandas de forró que mais fazem sucesso no momento. Saravá à bonita, erudita, música popular brasileira !
Calcinha no chão (Caviar com Rapadura),

Zé Priquito (Duquinha),

Fiel à putaria (Felipão Forró Moral),

Chefe do puteiro (Aviões do forró),

Mulher roleira (Saia Rodada),

Mulher roleira a resposta (Forró Real),

Chico Rola (Bonde do Forró),

Banho de língua (Solteirões do Forró),

Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal),

Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada),

Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca),

Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró),

Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró).


P.S - Se faltou alguma, atento leitor, pode ficar a vontade para atualizar esta lista do horror !!


Luiz Teixeira

IMAGEM É TUDO !

POR UMA TERRA SEM MALES !


 
Em nosso encerramento da Campanha da Fraternidade 2010, em momento de reflexão, o nosso amigo e leitor Antônio Carlos lembrou de outras campanhas da Quaresma que já participamos, inclusive, na ocasião, provocou a todos quando questionou se realmente tínhamos nos convertido e se mudamos depois de tantos temas que exigem gestos concretos. 

Em homenagem ao nosso leitor Antonio Carlos que lembrou do tema Fraternidade e Povos Indígenas de 2002, publicamos importante conquista do movimento indígena brasileiro.


MOVIMENTO INDÍGENA CONSEGUE DUAS VITÓRIAS

O presidente Lula assinou ontem (24/03/2010), Medida Provisória que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena. A nova secretaria, que fará parte da estrutura do Ministério da Saúde, terá recursos próprios e irá substituir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), atual responsável pelo atendimento aos indígenas e que, ao longo dos anos, se viu envolvida em acusações de corrupção

Leia mais aqui.