quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ACREDITEM SE QUISER !

Caros leitores, tirem suas conclusões e "Acreditem se quiser!"

O rapaz da foto fez tatuagens, alterou os dentes, modificou as unhas… queria virar tigre e não sabia como. Ele está um gato agora !

Banheiro em estação de trêm em Pequim. Segue uma ideia para não ficar sem papel no momento mais importante do dia.

Jacarta, capital da Indonésia. Os bombeiros desesperados, sua vida em perigo e ele… salvando o computador…

Rapaz ocupadíssimo em metrô em Nova York - O que impressiona é ver que o resto do povo não está nem aí para ele…



CALENDÁRIO GLM


Enquanto não há a primeira reunião de Núcleo presidida por Adailton Viliano e Leandra Melo (Coordenador e Vice-Coordenadora), ainda não temos o calendário GLM para o restante do ano.

No entanto, a Coordenação Geral já elaborou um calendário provisório para os próximos dias e este blog o torna público para todos os membros do GLM e interessados.


15/08 – Faxina da igreja (teatro)
16/08 – Festival de música
22/08 – Faxina da igreja (música)
23/08 – Grupão (oração e apresentação da nova equipe)
29/08 – Faxina da igreja (visitas)
30/08 – Nucleo a partir as 14:00hs (não haverá ministérios)
06/09 – A decidir
13/09 – Faxina geral no centro pastoral após a missa


MEMÓRIA VIVA !

Uma das coisas maravilhosas deste blog é o registro dos acontecimentos do nosso tempo. Nestes dois últimos anos somos contemporâneos de acontecimentos importantes que ocorreram no mundo, em nossa comunidade, no grupo, em nossas famílias etc. Algumas notas de falecimento, por exemplo, foram registradas. Muitas notas de parabéns e vidas anunciadas também foram divulgadas (nascimento de Toninho, Artur, Elizabeth etc.). Fatos que ficaram para a história da humanidade também foram por aqui faladas e discutidas (eleição de Barack Obama, por exemplo)

Acontecimento que já foi alvo de reflexão e campanha por este blog, que ecoa atualmente na mídia natalense, é o caso dos vereadores de nossa terra acusados de currupção e participação em um esquema de pagamento de propina para derrubar vetos do prefeito a emendas ao do Plano Diretor de Natal em 2007. O processo está caminhando e a sociedade espera o julgamento que declarará quem são os vereadores culpados.

Este blog se vangloria, pois deste o início acompanhamos este caso e levantamos a bandeira, como defende a nossa Igreja, de que eles não deveriam se candidatar a cargo eletivo algum, enquanto eles não resolvessem as suas pendências judiciais. Nada mais justo porque para qualquer cidadão exercer o mais simples cargo público precisa de certidões positivas dos cartórios judiciais, imagina para ser representante do povo e fazer leis !

O povo, nas eleições municipais, tirou da cena política alguns dos acusados e outros ainda estão por ai ! Rezemos a Deus para que se faça JUSTIÇA e lutemos para extirpar da vida política de nossa cidade os políticos malfeitores, lacraios, corruptos que exploram o povo.

Este blog acompanhará cada cena deste episódio.

Quer saber mais, leia aqui. Ainda mais? Clique aqui.

Lembre do que publicamos sobre o caso, clicando aqui


REFRESQUEM A MEMÓRIA !

Emilson Medeiros dos Santos, Dickson Ricardo Nasser dos Santos, Geraldo Ramos dos Santos Neto, Tirso Renato Dantas, Adão Eridan de Andrade, Adenúbio de Melo Gonzaga, Aluisio Machado Cunha, Antônio Carlos Jesus dos Santos, Júlio Henrique Nunes Protásio da Silva, Edson Siqueira de Lima, Salatiel Maciel de Souza, Edivan Martins Teixeira e o vereador suplente Sid Marques Fonseca.


Pensar dói

O ano era 1993, mais ou menos em outubro; o que pode parecer distante para alguns. Porém o que aconteceu é algo que ainda não envelheceu – mas que, de certa forma, precisa caducar.

Estava eu, no alto dos meus dezoito/dezenove anos, estudando para o vestibular em um cursinho da cidade, que não vou nomear, assim como não revelarei alguns nominativos próprios e, acima de tudo, particulares. A aula era de história, o professor era paraibano com nome de italiano, muito bem conceituado naquela instituição. Sem as nuanças e reflexões teórico-pedagógicas atuais, suas aulas, bastante tradicionais, fugiam até mesmo das piadísticas muito comuns a “preparatórios” vestibulescos até hoje, de tiradas humorísticas de comicidade duvidosa – ai daqueles que, por força da mão do destino ou da falta de compromisso, não passavam nas provas e voltavam a sentar nas caldalosas salas de aula, pois escutariam as mesmas piadas resquiciadas dos anos anteriores. Alguns diriam: “E o jeito?...”.

-- Boa noite! – falava, sem sorrisos ou ares de gentileza, menos por educação do que por obrigação.

Dizia o tema da aula e tome o formigueiro no quadro, que não serviria como guia para ele – que verdadeiramente não precisava, pois não olhava uma só vez para a lousa, quando expunha o conteúdo oralmente em seguida –, mas servia para nós como tópicos para entender o que seria explicado mais à frente e como recurso mnemônico em casa – não para todos.

O que se espera é que se haja um silêncio mausoleico, tumular, em uma situação dessas: professor e alunos copiando. Todavia: barulho; o que, notadamente, o irritava: safanões no final das palavras, bufadas contidas, agitação dos braços, coceira na orelha esquerda, olhares reprovadores para trás.

Fim, ponto final. Vira, começa a Expansão do Império Romano...

O que se esperava?... Isso mesmo; mas não foi o que aconteceu...

Lembro-me como se fosse nesse instante: batida de mão aberta no quadro, com a força de alguns megatons. As ondas sonoras provenientes daquele ponto ecoaram na sala fazendo, como em Hiroshima, uma onda de choque, provocando, enquanto se espalhava, um silêncio tão absoluto quanto assustador. Olhos arregalados; rostos sem entender; expressões atônitas...

-- O que vocês têm na cabeça? Hein?! Hein?!

Esperava retoricamente as respostas. Nada. Sobrancelhas arqueadas em direção do nariz, voz alta, quase heave­metaleira, vociferou:

-- Vocês pagam isso para quê? O que vocês querem?... Ser médicos? RÁ, RÁ, RÁ – risada sarcasticamente perfeita, que dificilmente um bom ator conseguiria fazer com tal êxito – Ser engenheiros, advogados, professores? RÁ, RÁ, RÁ. Físicos, matemáticos? RÁ, RÁ, RÁ... Coitados! COI-TA-DOS!

Ele olhava a sala toda, mas parecia olhar para cada um individualmente, pois se movia dramaticamente em todas as direções.

-- Mas eu sei o porquê disto...: PENSAR DÓI. PEN-SAR-DÓÓI!...

Respirou fundo. Olhou-nos mais uma vez. E voltou a dar sua aula.

Naquele dia, então, houve um final quase cinematográfico: o silêncio e a atenção tão desejados fizeram-se.

Estranhei muito aquela situação, é verdade. Mas aquelas duas palavras reverberam até hoje em minha mente e explicam muitas coisas que acontecem ao meu redor.

Antonio Carlos


POLÊMICA !

FIÉIS BUSCAM AS MISSAS DE CURA

S
edentos por um alento para as dores do corpo e do espírito, milhares de pessoas lotam as Missas de Cura e Libertação. Com o coração repleto de adoração , mesmo em momentos de sofrimento, a alma atinge um nível de amor, que para muitos, é capaz de promover a cura. Emoção, esperança e fé. É assim essa celebração, uma mistura de sentimentos que faz até o mais descrente acreditar na força da oração.

E a cada dia elas estão reunindo cada vez mais fiéis. Uma das mais tradicionais acontece na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, e é celebrada pelo Pe. Nunes. A Missa acontece uma vez por mês e reúne milhares de pessoas. Quando começou há cinco anos, era apenas um horário. Hoje já são três celebrações que juntas somam mais de sete mil pessoas em busca de ajuda.

"Na Missa das cinco da Manhã o público é formado por idosos e adultos. Muitos deles já vêm prontos para ir direto para o trabalho. Além disso, observarmos a presença de diversas caravanas. Nos outros horários , às 17h e às 19h30min, temos observado a participação de muitos jovens e adultos", diz Padre Nunes.

Juntas, as pessoas rezam e cantam assim como acontece em outras celebrações. "Fazemos os mesmos rituais litúrgicos de uma missa , a única diferença são as intenções de cada pessoa e nessa missa em especial elas pedem pelas suas dores físicas e pessoais, pela sua cura e libertação. E isso depende do estado de espírito e da fé que essas pessoas têm em Deus porque é Dele todo o poder de cura e não meu. Eu não tenho esse poder", explica Padre Nunes.

O silêncio é impressionante, nem parece que naquele local estão reunidas cerca de duas mil pessoas. Para criar esse ambiente intimista durante cerca de 40 minutos, a celebração é feita com luzes apagadas, apenas algumas velas iluminam o ambiente. "Não é um show ou um espetáculo como dizem por ai, utilizamos esse recurso para criar um ambiente de recolhimento para quem está ali".

"Cada pessoa tem algo a pedir , a curar, a libertar. Traga, peça o que te trouxe aqui, o que te fez acordar de madrugada. Não importa se você veio apenas por curiosidade, por que foi convidado ou por vontade própria. O importante é que você está aqui, em busca da graça de Deus, que fez um cego enxergar, um surgo ouvir, ressuscitou Lázaro. Hoje deixe que Jesus te toque". Foi com estas palavras que Padre Nunes encerrou a homília.

Carla França - Repórter
Tribuna do Norte Online

HUMOR !

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão".

(Clarice Linspector)

Por que o ABC/ AMÉRICA foi jogar na Etiópia?
Porque o presidente do time queria mostrar que existe coisa pior que a fome.


Você gosta da mamãe, filhinho?
- NÃO!!!
- E do papai?
- NÃO!!!
- E da vovó?
- NÃO!!!
- Então de quem você gosta?
- Do ABC/ AMÉRICA !!!
- Por que?
- Porque ele não bate em ninguém.

Portugues

O portugues foi em uma pizzaria e pediu uma pizza, o garçom educadamente trouxe lhe a pizza e perguntou: Voce quer que eu corte em 04 ou 08 pedaços?

O portugues respondeu : Corte em 04 pedaços porque 08 eu acho que não vou conseguir comer.






EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 26/08/2009



O que esperam os hipócritas


Leitura Orante



Mt 23,27-32

- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. E dizem: "Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas." Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas. Portanto, vão e terminem o que eles começaram! Cobras venenosas, ninhada de cobras! Como esperam escapar da condenação.


Comentário do Evangelho

A expressão "ai de vós"

Por sete vezes Mateus usa a expressão "ai de vós" para introduzir as acusações dirigidas contra os escribas e fariseus. No Evangelho de hoje, temos os dois últimos "ai de vós" da seqüência. A repetição explícita, "ai de vós, escribas e fariseus hipócritas...", mostra-nos a contundência da censura. Na ocasião das grandes festas, os sepulcros eram caiados para evitar algum contato involuntário de alguém que, assim, se tornaria impuro.
A comparação com o sepulcro tem duplo sentido: a contradição entre a aparência e o interior, e o foco de contaminação. Os escribas e fariseus aparentam justiça, mas por dentro estão cheios de injustiça, e sua doutrina é
contaminadora. No sétimo "ai", quando os escribas e fariseus enfeitam os túmulos afirmando que, se tivessem vivido no tempo de seus pais, não teriam cumplicidade na morte dos profetas, eles estão reconhecendo que são filhos dos assassinos. E atingem o auge da hipocrisia, pois querem fazer o que negam: matar Jesus.

Fonte: paulinas.com