terça-feira, 22 de junho de 2010

Essa postagem? Não sei o título.‏

 
 
Ontem à noite quando eu vinha do trabalho sentei em uma cadeira do lado de uma janela dentro do ônibus. Estava meio pensativo. Encostei a cabeça no vidro e fiquei olhando aqueles prédios altos enquanto o ônibus fazia o seu percurso normal. Dentro de mim um sonho invadia os meus pensamentos: queria ser um dos moradores de um daqueles prédios. Fiquei me imaginando morando no alto. Bem alto. Um apartamento espaçoso, arrumado, do lado da sombra e bem arejado. Pensei tanto, tanto que cheguei a fechar os olhos e sonhar acordado. Quando voltei à realidade vi que os meus pensamentos eram apenas desejos frustrados. Com o salário que ganho jamais terei a chance de morar em um lugar tão emocionante e tão chique quanto um apartamento de luxo.
Desencostei a minha cabeça do vidro da janela, ajeitei o meu corpo na cadeira e percebi que eu teria de descer na parada seguinte. Dentro do ônibus tinham muitos estudantes que estavam vindos da faculdade. Dei uma olhada rápida em todos e fiquei pensando comigo: um dia também fui um estudante igual a eles, mas não prossegui. Abandonei os livros depois de ter terminado o ensino médio e hoje estou aqui vindo do trabalho com um pacote de pão nas mãos.
Senti-me angustiado e fiquei pensando que todos já nascemos com o destino traçado. Quem veio ao mundo para conseguir e possuir alguma coisa, a tem e a possui. Quem veio para não possuir nada, por mais que tente, não conseguirá.
Lembrei do meu pai que desde jovem foi pescador e nunca conseguiu construir sua casinha de tijolo. Enquanto que pescadores mais novos, com o mesmo trabalho que o meu pai tinha, construíram casas, compraram carros... Progrediram.
Eu não tenho dúvidas que o destino existe. Lógico que, muitas vezes, a gente procura mudar algumas situações. Só, nem sempre, se consegue alcançar os objetivos. Conheço tanta gente que já ralou tanto na vida em prol dos seus planos e continuam piores do já foram. São pessoas que nas nasceram com estrelas na testa. Ou será que estou errado em pensar assim? Não sei.
Voltando a mim.
Eu puxei o cordãozinho da campanhinha do ônibus e desci. Peguei o meu celular e liguei pro taxista que me deixa em casa todas as noites. Rapidinho ele me pegou na parada e me trouxe. No caminho puxei conversa. Perguntei o que ele acha da minha pessoa. E ele me disse que se eu não fosse gente boa ele teria percebido desde o primeiro dia em que veio me deixar aqui. E isso já tem um ano. Então ele continuou falando que é fácil perceber as pessoas que têm corações bons. E que eu sou uma dessas pessoas que merece ser feliz.
Eu o interrompi dizendo-lhe que dentro de mim existe uma voz que me diz que um dia encontrarei o meu caminho. Não sei quando. Mas chegará o meu dia.
Ele é um senhor de idade que não parece ter a idade que tem: 62 anos. Uma pessoa que desde muito tempo trabalha na noite e que já foi assaltado três vezes. Mesmo assim nunca perdeu sua fé em Deus e continua seguindo seu caminho. Não somos amigos ainda, mas conversamos bastante sempre.
Ele parou de frente a minha casa como sempre faz, esperou que eu abrisse os cadeados do portão: são três. E me desejou uma boa noite. Entrei e estou aqui escrevendo como sempre faço quando chego do trabalho na madrugada.
A minha TV tá ligada aqui na minha frente sem som e estou apenas ouvindo Enya cantar suas músicas quase instrumentais. São elas que sempre ouço quando me sento para escrever. A melodia enche a minha alma de inspiração e me traz certa felicidade enquanto os meus dedos deslizam nesse teclado digitando palavras que formam as frases dos meus textos tão simples por eu não tantos conhecimentos como deveria. É por isso que esse blog é diferente de tantos que conheço. Aqui escrevo sobre mim sem medo dizer quando estou triste, quando me decepciono ou quando choro. Nunca tive vergonha dos meus sentimentos. Acho que é por isso que ainda não encontrei a pessoa que nasceu pra mim.
Às vezes tem gente que acha meloso demais ouvir alguém falar de amor com tanta sinceridade. Tenho colegas que não curtem sinceridade sentimental. Metade diz que o amor não existe e a outra metade fica em cima do muro. A metade que crer na não-existência do amor diz que é feliz porque não se apega a ninguém. E a metade que fica em cima do muro, muitas vezes ama e não sabe se deve demonstrar seu sentimento.
Eu não tenho medo de dizer que amo, se eu estiver amando. Não tenho vergonha de dizer que gosto se estiver gostando. Sou assim. Nasci assim. Vivo assim.
 
João do Amor

O que vocês acham?

Travesti soropositivo retirou próprio sangue e injetou na enfermeira.
Uma assistente que tentou conter o travesti foi mordida no antebraço.

A supervisora de enfermagem do Hospital Regional da Ceilândia, localizado a 30 quilômetros de Brasília, recebeu sangue contaminado com o vírus HIV de um travesti, segundo nota oficial divulgada nesta terça (22) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Nervoso com o suposto atraso no atendimento de uma amiga nesta segunda, o travesti retirou o próprio sangue com uma seringa e perfurou várias vezes a mão da enfermeira. Uma assistente que tentou conter o travesti foi mordida no antebraço esquerdo e levou vários golpes com a seringa na perna direita. Na segunda, não se sabia se o travesti havia apenas perfurado ou injetado sangue na enfermeira.


De acordo com a nota da secretaria, "a acompanhante (exaltada e agressiva) invadiu a sala de medicação, pegou uma seringa de 10 ml, aspirou seu próprio sangue e gritava que era 'soropositivo' e iria injetar o sangue 'na primeira pessoa de branco que encontrasse pela frente”.

Ainda segundo a nota, foi solicitada a presença da supervisora de enfermagem que se encontrava no Box de Emergência do hospital. “Ao se dirigir ao consultório médico foi agredida pela acompanhante, que a perfurou quatro vezes na região dorsal da mão esquerda, sendo injetado sangue na mesma. Naquele momento, uma técnica de enfermagem tentou imobilizar a agressora e foi mordida no antebraço esquerdo e levou vários golpes com a seringa na perna direita”.

O travesti, de 28 anos, estava acompanhando uma amiga que passava mal. De acordo com testemunhas, o agressor entrou em desespero após esperar por mais de cinco horas no hospital. O travesti, que estava dentro da emergência, teve acesso à sala onde a equipe de enfermagem guardava as seringas. De acordo com os funcionários, ele tirou o sangue e saiu correndo pelo corredor. Quando a enfermeira-chefe tentou controlar a situação, teve a mão perfurada. E a técnica que tentou ajudar levou a mordida no braço.

A Secretaria de Saúde nega que a amiga do travesti tenha esperado cinco horas por atendimento. Segundo a nota da secretaria, “a chefia de Equipe solicitou atendimento à paciente C.L., a qual foi prontamente atendida e medicada, conforme anotações na Guia de Atendimento de Emergência (GAE). O intervalo entre a admissão da paciente e a medicação foi de vinte minutos”.

Continue lendo aqui.

“Oração para o bom humor”


“Senhor, dai-me uma boa digestão, e
naturalmente alguma coisa para comer. Dai-me a
saúde do corpo, com o bom humor necessário para
mantê-la. Dai-me uma alma que não conheça o
aborrecimento, os resmungos, os suspiros, os
lamentos. E fazei com que não me preocupe com
aquela coisa muito invasiva que se chama ‘eu’; Dai-me
o senso do ridículo. Concedei-me a graça de
compreender as brincadeiras, para que eu conheça na
vida um pouco de alegria e possa fazer os outros
também participarem dela. Amém."


 São Tomás  More

você sabia

Em 22 de Junho de 1941, os exércitos do Eixo lançam-se à conquista do território soviético com a chamada Operação Barbarossa. Contavam com 180 divisões, entre tropas alemãs, italianas, húngaras, romenas e finlandesas, num total de mais de três milhões e meio de soldados. A estes se opunham 320 divisões soviéticas, num total de mais de seis milhões de homens, porém apenas 160 destas divisões estavam situadas na região de fronteira com a Alemanha Nazi. Grande parte das tropas soviéticas estava na região leste do país, na fronteira com a China ocupada, antecipando a possibilidade de mais um ataque japonês contra a União Soviética, conforme acontecera em março de 1939.
A ofensiva era amplamente esperada, pois a invasão da União Soviética fazia parte do discurso nazista desde o surgimento do partido, tendo sido fortemente pregada por Adolf Hitler em seu livro "Mein Kampf" e em diversos de seus pronunciamentos políticos anteriores até mesmo ao início da guerra. Relatórios de serviços secretos davam conta da iminência da invasão, partindo não somente da espionagem soviética mas também de informações obtidas pelos ingleses e norte-americanos. A mobilização de grande número de tropas alemãs para a região de fronteira também foi percebida. Os soviéticos já vinham tomando medidas contra a invasão desde a década de 1930, aumentando exponencialmente o contingente de seu exército.
Apesar de tudo isto, a invasão começa a 22 de Junho de 1941. Veio como uma surpresa, pois não se esperava que a Alemanha atacasse a URSS antes que o Reino Unido se retirasse da guerra, conforme se previa. O resultado disto foi uma enorme vantagem tática para as tropas alemãs nos primeiros dias da guerra, o que permitiu o envolvimento de grande número de divisões do exército vermelho e a destruição de grande parte dos aviões soviéticos ainda nas suas bases, antes mesmo que conseguissem levantar voo.
As tropas do Eixo foram divididas em três grupos de exércitos: norte, central e sul. O grupo norte atravessou os países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia) e marchou contra Leningrado , que foi atacada ao mesmo tempo pelos finlandeses, mais ao norte, numa atitude de revanchismo por parte destes. A cidade foi completamente cercada a 8 de Setembro de 1941; a partir de então só foi possível abastecê-la pela rota que atravessava o lago Ladoga, constantemente vigiada pelos aviões alemães. O resultado foi uma grave crise de fome, que segundo as estimativas teria vitimado por volta de um milhão de civis e provocou alguns episódios de canibalismo. A partir de 20 de Novembro de 1941, foi possível estabelecer uma rota segura para Leningrado através do lago congelado, devido à recaptura do eixo ferroviário na cidade de Tikhvin, o que permitiu a evacuação de civis, melhorando a situação da cidade. O cerco de Leningrado só foi completamente levantado em Janeiro de 1944.

Santo do dia

São Tomás More
1478- 1535
Tomás More nasceu em Chelsea, Londres, na Inglaterra, no ano de 1478. Seus pais eram cristãos e educaram os filhos no seguimento de Cristo. Aos treze anos de idade, ele foi trabalhar como mensageiro do arcebispo de Canterbury, que, percebendo a sua brilhante inteligência, o enviou para a Universidade de Oxford. Seu pai, que era um juiz, mandava apenas o dinheiro indispensável para seus gastos.

Aos vinte e dois anos, já era doutor em direto e um brilhante professor. Como não tinha dinheiro, sua diversão era escrever e ler bons livros. Além de intelectual brilhante, tinha uma personalidade muito simpática, um excelente bom humor e uma devoção cristã arrebatadora. Chegou a pensar em ser um religioso, vivendo por quatro anos num mosteiro, mas desistiu. Tentou tornar-se um franciscano, mas sentiu que não era o seu caminho. Então, decidiu pela vocação do matrimônio. Casou-se, teve quatro filhos, foi um excelente esposo e pai, carinhoso e presente. Mas sua vocação ia além, estava na política e literatura.

Contudo Tomás nunca se afastou dos pobres e necessitados, os quais visitava para melhor atender suas reais necessidades. Sua casa sempre estava repleta de intelectuais e pessoas humildes, preferindo a estes mais que aos ricos, evitando a vida sofisticada e mundana da corte. Sua esposa e seus filhos o amavam e admiravam, pelo caráter e pelo bom humor, que era constante em qualquer situação. A sua contribuição para a literatura universal foi importante e relevante. Escreveu obras famosas, como: "O diálogo do conforto contra as tribulações", um dos mais tradicionais e respeitados livros da literatura britânica. Outros livros famosos são "Utopia" e "Oração para o bom humor".

Em 1529, Tomás More era o chanceler do Parlamento da Inglaterra e o rei, Henrique VIII.
No ano seguinte, o rei tentou desfazer seu legítimo matrimônio com a rainha Catarina de Aragão, para unir-se em novo enlace com a cortesã Ana Bolena. Houve uma longa controvérsia a respeito, envolvendo a Igreja, a Inglaterra e boa parte do mundo, que acabou numa grande tragédia. Henrique VIII casou com Ana, contrariando todas as leis da Igreja que se baseiam no Evangelho, que reconhece a indissolubilidade do matrimônio. Para isso usou o Parlamento inglês, que se curvou e publicou o Ato de Supremacia, que proclamava o rei e seus sucessores como chefes temporais da Igreja da Inglaterra.

A seguir, o rei mandou prender e matar seus opositores. Entre eles estavam o chanceler Tomás More e o bispo católico João Fisher, as figuras mais influentes da corte. Os dois foram decapitados: o primeiro foi João, em 22 de junho de 1535, e duas semanas depois foi a vez de Tomás, que não aceitou o pedido de sua família para renegar a religião católica, sua fé e, ainda, fugir da Inglaterra.

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 22/06/2010



Pérolas, porta, caminhos
 
Mt 7,6.12-14

- Não dêem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão.
- Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.
- Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho. 
Comentário do Evangelho

Os discípulos são orientados para os caminhos dos excluídos
Em continuidade à coletânea de sentenças reunidas por Mateus no Sermão da Montanha, temos hoje três sentenças, sem conexão entre si. A primeira destas sentenças é exclusiva de Mateus. Chama a atenção o seu teor rude e discriminatório, quando considera alguns como cães ou porcos, em oposição aos que se julgam eleitos e santos. Parece inspirada no Livro do Levítico (22,10), onde as carnes sacrificadas no altar e consideradas santas só poderiam ser comidas pelos sacerdotes. Assim, a doutrina santa não deveria ser oferecida a quem for discriminado como estulto. A segunda sentença é a "regra de ouro", que faz parte da cultura universal. Exprime o fato de que toda pessoa tem o anseio de ser tratada com amor e justiça. Tratando assim as pessoas, ficam superados os Profetas e a Lei. Na terceira sentença as estradas e portas largas podem ser entendidas como acesso às cidades, projetadas pelo Império Romano, para melhor subjugar e explorar os povos dominados. As estradas e as portas estreitas são o caminho dos excluídos em suas humildes vilas. Rejeitando os caminhos do império, os discípulos são orientados para os caminhos dos excluídos. 
Autor: Jose Raimundo Oliveira
fonte: paulinas.org
 

IMAGEM É TUDO !

Um incêndio de grandes proporções levou pânico à população da Zona Sul do Rio ontem à noite.

Nós gatos já nascemos pobres...

O Ministério Público e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Natal realizam na próxima terça-feira, 22, uma audiência pública para debater a superpopulação de gatos na cidade.

De acordo com a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Elaine Cardoso, a audiência terá um intuito educativo, esclarecendo a população sobre as consequências que o aumento no número de gatos de rua podem trazer à saúde das pessoas, principalmente num momento em que a cidade ainda registra casos de toxoplasmose.

A Audiência acontece na Câmara de Vereadores de Natal, às 9h, e vai contar ainda com a participação da Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Rossana Mary Sudário, para trazer o ponto de vista ambiental que também envolve a questão.

Um dos principais pontos a serem discutidos na audiência é a prática que algumas pessoas têm adotado de fornecer comida para gatos de rua.

Sobre esse assunto, Elaine Cardoso comenta que “se alguma pessoa gosta de animais e se preocupa em cuidar deles, a melhor alternativa é adotar um animal e não apenas colocar comida na rua; pois esses gatos, apensar de alimentados, continuam sem cuidados veterinários, sem vacinas, sem controle sanitário etc.”

Fonte: Assessoria de Imprensa do MP/RN

Pensar, pensar


"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."

José Saramago - última postagem do escritor português em seu blog "Cadernos de Saramago"

RECICLAGEM EM NATAL

 
 
Agora já temos onde deixar:

 Pilhas/baterias em geral - Banco Real  e Nordestão.

Óleo de cozinha usado - Lojas Extra, HiperBompreço e Nordestão.

As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.

Não esqueça: o Papa-Pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real e Nordestão.

Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Como fazer: Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom, indicado para esta finalidade.

Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa  às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de biocombustível.

Se você quer ajudar mais:

Divulgue esta informação para o maior número de pessoas possível. É assim que ajudamos a construir um mundo melhor.


Claudia Sena