domingo, 4 de outubro de 2009

Mais uma história...

Aqui ou acolá,  Deus nos proporciona a oportunidade de vivenciarmos momentos marcantes na história da humanidade, do nosso país, em nossa família e na nossa própria vida. Tenho na memória, por exemplo,  o dia marcante do nascimento de minha sobrinha, esta levada menina que representa a perpetuação de minha família, o fruto  também do amor dos meus pais. Lembro-me perfeitamente onde eu estava, o que fazia, e o que me veio à mente com a notícia do nascimento de Luninha.

Eu pergunto a todos:  Onde vocês estavam quando do impeachment do Collor? Onde vocês estavam quando o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo para França em 1998? O atentado das torres gêmeas em Nova York, naquele dia, o que vocês faziam? Tenho quase que certeza absoluta que todos têm uma história associado a estes acontecimentos e a muitos outros de igual ou maior relevância. Lembro-me claramente onde estava quando o meu América, agora rebaixado, subiu gloriosamente à elite do futebol cinco vezes campeão do mundo.

Era quase quatorze horas do dia 02/10/09, estacionei o meu carro no Fórum, disparei o alarme do carro, quando ouvi o segurança do estacionamento gritar:

- Caramba! O Rio ganhou!

A ascensorista retrucou:

- Foi mermo?

E eu sai pelos corredores perplexo com a notícia. Entrei na sala da minha chefa e lhe falei:

- "Boa tarde! Preciso falar com a senhora".

Ela estressada me respondeu:

 -Vai ter que esperar um pouco, estou muito ocupada agora.

Eu lhe disse:
- Sem problemas, depois que o Rio foi escolhido a cidade das olimpíadas eu espero o tempo que a senhora quiser!"

Foi a palavra mágica para contagiar a todos aqueles funcionários sisudos daquela sala. Eu parecia aquela autoridade cheia de microfones a responder várias perguntas:

- O Brasil ganhou?
_ Não acredito! Rapaz, o Brasil tá com tudo!
- Foi de quanto?
- O resultado saiu agora?
- Buenos Aires ficou em que posição?

_ Quem foi que te disse?
_ O segurança do estacionamento! Deu vontade de responder.
Alegria e  perplexidade tomou conta daquela sala. Era um misto de alegria e, ao mesmo tempo, de reflexão, porque pairava no ar um sentimento de não estar acreditando que o país galgou mais um patamar em sua história. Este episódio sempre me fará lembrar do RIO 2016.

Quando eu era pequeno menino mais pobre no Panatis, sediarmos uma Copa do Mundo ou uma Olímpiada era algo inimaginável. Alguma coisa está mudando e  torço para que estes eventos inspirem toda a sociedade brasileira a promover outras mudanças mais importantes que este país precisa. Ganharmos a medalha de ouro da saúde, da educação, da paz e da justiça, por exemplo, merecerão igualmente tamanha festa e lembrança inesquecível

Que Deus nos ajude!

Sim, a minha chefa logo me atendeu com um largo sorriso olímpico !


Luiz Teixeira

O EXATO MOMENTO DO RIO !


Momento do anúncio do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016 e entrevista emocionada do Presidente Lula. Momento que não podiamos deixar de registrar para a posteridade por aqui também.





RIO 2016 - Repercussão alhures !