terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

GRUPÃO DE 08 DE FEVEREIRO DE 2009


Domingo passado o Grupo Luz do Mundo deu início aos seus trabalhos pastorais. Iniciamos o nosso décimo nono ano de trabalho e existência em nossa comunidade. Como sempre a caminhada é árdua, mas prazeirosa também porque Deus nos concede a graça de viver o seu amor, celebrar a nossa amizade e realiza tantos projetos de caridade.

Neste ano uma grata surpresa: A integração de mais ou menos vinte novos componentes que eram da Catequese e se integram ao GLM para reforçar o trabalho de evangelização em nossa comunidade.

Em nossa reunião de abertura de trabalho, nos reunimos para acolher a palavra e elevarmos as nossas preces a Deus para que ele nos abençõe neste ano de tantos desafios. Graças a caridade do Diácono João Manoel, realizamos um momento de adoração ao Santíssimo e ouvimos também do Diácono uma palavra de reflexão que nos reclama uma constante preocupação em sermos verdadeiramente evangelizadores: "EVANGELIZAR NÃO SÓ POR PALAVRAS, MAS, SOBRETUDO, ATRAVÉS DO EXEMPLO".

Que Deus conceda ao GLM a graça de ser verdadeiramente evangelizador!

CALENDÁRIO GRUPO LUZ DO MUNDO 2009.1


FEVEREIRO
DIA ATIVIDADES
08 GRUPÃO – Abertura dos trabalhos e Oração
15 NUCLEO
22 CARNAVAL - FOLGA

MARÇO
DIA ATIVIDADES
01 GRUPÃO – Apresentação do tema CF 2009 (ENTREGA DAS RIFAS DA PÁSCOA)
07 CF 2009 – Palestra: Apresentação do tema CF 2009 em nível paroquial (sábado)
08 CF 2009 – Reuniões nas casas
14 CF 2009 – Cinema na Comunidade (sábado)
15 CF 2009 – Reuniões nas casas
21 CF 2009 - Palestra alusiva ao tema da CF 2009 (sábado)
22 CF 2009 – Reuniões nas casas
28 CF 2009 – Cinema na Comunidade (sábado) – a sessão realizar-se-á no km 8
29 CF 2009 – “GESTO CONCRETO alusivo a CF 2009


Todo o calendário do semestre pode ser visto na agenda GLM. Clique aqui.


COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS


AS SETES REGRAS PARA OS PROJETOS DAREM CERTO

Projeto é uma série de atividades que vai dar vida prática a uma boa idéia. Novos projetos são o oxigênio de uma empresa (de um grupo, associação, etc.) porque eles impedem que a empresa continue a fazer sempre a mesma coisa e acabe perdendo o fôlego e se tornando obsoleta.

Eu trabalhei em uma empresa que tinha muitos projetos, o que era bom. Mas a maioria deles não dava resultados práticos, o que era ruim. Um dia, cansados de tanto errar, nós decidimos parar e conversar. E logo descobrimos onde estava o problema. Nós sempre fazíamos um monte de mudanças no meio dos projetos. Mas nunca por motivos técnicos. Nós mudávamos o projeto porque as pessoas envolvidas nele mudavam de opinião de repente, ou se omitiam, ou pareciam mais interessadas em discutir com os outros membros da equipe. Nosso problema não era técnico, era de liderança.

E nós resolvemos a questão nomeando um líder para cada projeto, com poderes quase ditatoriais sobre a equipe. E criamos para o líder uma série de sete regrinhas, que nós chamamos de Manual do Nunca. E os projetos, daí em diante, começaram a dar certo. As sete regras do Manual do Nunca eram as seguintes.

Primeira. Nunca peça exatamente a mesma coisa para duas pessoas. Por mais claro que você seja, cada uma vai entender de um jeito.

Segunda. Nunca acredite que uma pessoa que estudou mais que outra sabe mais que outra.

Terceira. Nunca dê uma tarefa urgentíssima para um funcionário que tenha tempo livre. Dê para um que esteja superocupado.

Quarta. Nunca acredite que um problema já atingiu o seu ponto máximo. TUDO SEMPRE pode piorar.

Quinta. Nunca acredite na opinião de quem não pode tomar a decisão.

Sexta. Nunca delegue coisas que depois VOCÊ terá que explicar.

Sétima. Nunca tente convencer, se você pode mandar.


Max Gehringer

VIVER BEM !

Antônio dos Santos, personal trainer (SP), elaborou um treino que dá para fazer dentro do quarto, com os recursos que existem lá, e que ainda trabalha o corpo todo de uma única vez. Ou seja, vai sobrar muito tempo para você passear e se divertir.

Tente malhar, ao menos, três vezes por semana
Faça 3 séries de 15 repetições, com pausa de 30 segundos.

1. Flexão de Braços

Deitada de barriga para baixo, palmas das mãos apoiadas no solo e abertas na altura dos ombros, pernas estendidas e cabeça, tronco e quadris alinhados. Flexione os cotovelos até 90 graus e depois estenda-os totalmente. Dica: se tiver dificuldades, experimente apoiar os joelhos no chão.

2.rosca

Sentada em uma cadeira, pernas afastadas e mãos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para frente, segurando duas garrafas de água.

Flexione os cotovelos, trazendo as mãos em direção ao ombro, e volte.

3. Tríceps na cadeira

Sentada na beirada da cadeira, braços ao lado do corpo e mãos apoiadas no assento.

Dê um passo à frente e desça o tronco, flexionando os cotovelos até 90 graus.

Logo em seguida, faça a elevação do tronco com a extensão dos cotovelos e volte à posição inicial.


4.Remada Unilateral

Em pé, tronco inclinado à frente, um joelho em cima da beirada da cama (ou da banheira), o braço do mesmo lado apoiado e o outro segurando uma garrafinha de água. Flexione este cotovelo para trás, trazendo a mão em direção ao peito e volte.

Ao final da série, troque a perna e repita com o outro braço.

Alinhar ao centro

5. Desenvolvimento

Sentada na beirada da cadeira, pés apoiados no chão e mãos voltadas para cima, segurando uma garrafinha de água em cada uma delas. Eleve os braços até que as mãos se juntem no alto da cabeça. Volte à posição inicial.


O restante dos exercícios propostos seguem amanhã...

ESQUEÇA O ROMANTISMO II

Segunda parte da entrevista do psicólogo Flávio Gikovate. Continuando...


Qual a importância do sexo para uma relação duradoura?

Digo sempre que o sexo não tem importância alguma desde que vá bem. Acho que, nas últimas décadas, sua importância tem sido superestimada, talvez em decorrência dessa fase libertária que temos vivido. Penso que as novas gerações já têm uma postura em relação ao sexo bem mais calma e adequada.

No livro, o senhor afirma que as dificuldades sexuais femininas surgem quando a mulher se cansa da entrega sem retribuição. Por quê?

A mulher mais generosa é a que têm uma disponibilidade sexual maior, a que mais facilmente se entrega nas relações sexuais. As mais egoístas são as que usam o eventual poder sensual com o intuito de dominar o parceiro. Assim, com frequência se negam sexualmente com o objetivo de humilhá-lo e enfraquecer sua autoestima. Porém, em algum momento posterior esta mulher generosa acaba perdendo a esperança de que o parceiro, usualmente mais egoísta, venha a se modificar. É nesse ponto que sua disponibilidade desaparece e corresponde ao início do fim do relacionamento.

Como saber se é hora de sair de uma relação?

Muitas pessoas continuam no relacionamento depois de terem perdido o encantamento e mesmo a esperança de entendimento. Continuam por força de razões práticas, e acredito que isso também é válido (afinal o casamento é, antes de mais nada, uma sociedade civil). Muitos só saem quando encontram um novo parceiro sentimental cujo convívio compense as perdas inevitáveis na ruptura da aliança conjugal. Em outras palavras, sair de um namoro não depende apenas do fim do encantamento e das esperanças, implica também ponderações de ordem prática de todo o tipo.

É possível prever se um casal vai durar ou não?

Acho que o que mais determina a longevidade de um relacionamento é a afinidade, tanto de caráter, como de gostos, interesses e projetos de vida. O diálogo franco e a busca de entendimento que se renova diante de de cada obstáculo são essenciais para que os projetos de vida continuem a ser parecidos. Trata-se de um empenho permanente no sentido de preservar tudo que se tem em comum e não deixar que o novo seja um fator desagregador. Além disso, é claro que casais que se tratam com mais carinho e que cultivam a delicadeza têm mais chance de continuarem a vivenciar as delícias de um bom relacionamento por décadas. Ao contrário, relacionamentos entre pessoas muito diferentes, tanto de caráter como de gostos e interesses, são cada vez mais difíceis de resistir aos problemas que só crescem ao longo dos anos de convívio.

Flávio Gikovate (1947)

Médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro. Formado pela USP em 1966, desde 1967 trabalha como psicoterapeuta, dedicando-se principalmente às técnicas breves de psicoterapia. Em 1970 foi assistente clínico no Institute of Psychiatry da Universidade de Londres.

Nos últimos trinta anos, escreveu 25 livros sobre problemas relacionados com a vida afetiva e sexual, alguns dos quais também publicados em língua espanhola.

Flávio Gikovate pode ser ouvido tirando dúvidas diversas no campo da afetividade no programa DIVA DO GIKOVATE na CBN. Clique aqui


IMAGEM É TUDO!

O menino faminto e um missionário. O fotógrafo Mike Wells recusou-se a receber o prêmio de melhor foto de 1980.


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 10/02/2009

Jesus e a tradição

Mc 7,1-13

Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer. (Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.) Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus: - Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos? Jesus respondeu: - Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: "Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus." E continuou: - Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos. E Jesus terminou, dizendo: - Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. Pois Moisés ordenou: "Respeite o seu pai e a sua mãe." E disse também: "Que seja morto aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe!" Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, mas diz: "Eu dediquei isto a Deus", então ele não precisa ajudar os seus pais. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta.


Comentário do Evangelho

O essencial para Deus: vida e amor para todos

Nesta narrativa está em foco a tradição criada em Israel em relação à questão da pureza. Os códigos de pureza eram um dos fundamentos da identidade étnica e nacionalista do povo, dentro da reivindicada superioridade da eleição de Deus. Jesus remove estes princípios exclusivistas afirmando o essencial para Deus: a vida e o amor para todos. Jesus está diante de "inquisidores" enviados de Jerusalém à Galiléia. A função deles é espiar Jesus e preparar o arquivo para a condenação. Todas as faltas devem ser anotadas. Agora percebem que alguns discípulos comem com as mãos impuras. Estão infringindo a tradição dos antigos. E questionam Jesus. Ele mostra-lhes como a tradição humana, criada por oportunismos, desrespeita o mandamento do amor, que é a prática fundamental de Jesus.



CENTENÁRIO DE DOM HELDER CÂMARA

"Nós temos que chegar a tempo, nós temos que viver uma Igreja que reze, que ame a Deus, mas sem esquecer o próximo e não fique apenas em amor de palavra, fique em amor de atos"

Dom Helder Câmara









Quatro anos do assassinato de irmã Dorothy Stang


Na próxima sexta-feira, 12, os quatro anos da morte da missionária norte-americana irmã Dorothy Stang, será relembrado. A freira foi assassinada na cidade de Anapu, sudoeste do Pará, onde atuava defendendo direitos dos trabalhadores rurais e projetos de desenvolvimento sustentável na região.

Em memória da missionária, o Comitê Dorothy Stang programou uma série de atividades. Na manhã de quinta-feira em Anapu, haverá missa e crisma presidida pelo bispo da prelazia de Xingu (PA), dom Erwin Krauter, na igreja matriz de Santa Luzia, a partir das 8h30.

À tarde, a partir das 13h, será exibido o documentário "Mataram Irmã Dorothy”, no clube Planeta Tropical, com espaço para debate. Ainda no dia 12, será feita uma visita ao túmulo de irmã Dorothy. No local também será realizado um breve momento de mística.

Para encerrar a programação em Anapu está previsto um jantar no salão paroquial, padre Josimo, seguido de uma noite cultural.

Em Belém (PA), o Comitê Dorothy também organizou uma série de atividades que inclui uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Rômulo Ferreira Nunes, a partir das 10h, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA).

A partir das 18h, do dia 12, haverá celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Belém, e vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), dom Orani João Tempesta. A missa será celebrada na paróquia Santa Maria Goretti, bairro do Guamá, periferia de Belém. Neste bairro está localizada a casa sede da congregação Notre Dame de Namur, da qual irmã Dorothy Stang fazia parte.

"Todo ano nós nos lembramos do fato que irmã Dorothy foi tirada de nosso meio de forma violenta e injusta. Mas, ninguém parou. Ninguém foi embora. A luta continua, o sonho está vivo e temos conquistas. Vamos celebrar nossas conquistas e nossa organização", diz irmã Margarida Pantoja, do Comitê Dorothy Stang.

O caso
Dorothy Stang, considerada defensora da floresta amazônica e da cidadania dos povos ribeirinhos, tinha 73 anos e morava no Brasil há 30. A missionária foi morta no dia 12 de fevereiro de 2005 com seis tiros, no município de Anapu. Ela trabalhava com a Pastoral da Terra (CPT) e comandava o Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS) em uma área autorizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Dorothy Stang trabalhou em pequenas comunidades da Amazônia pelo direito à terra e à exploração sustentável da floresta.




Fonte: CNBB