quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Feliz aniversário


"Conte seu jardim pelas flores,
nunca pelas folhas caídas.

Viva cada minuto de sua vida com

se fosse viver eternamente.

E cada hora que passar não conte

pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.

E através de toda a sua existência

conte sua idade pelos amigos que

conquista e nunca pelos anos que vive."


Muitas realizações ao nosso mais que amigo Italo, que Deus abençoe sua vocação e seu chamado em nossa comunidade.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 11/02/2009

Jesus fala do coração humano
Mc 7, 14-23

Jesus chamou outra vez a multidão e disse: - Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. [Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.] Quando Jesus se afastou da multidão e entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram o que queria dizer essa comparação. Então ele disse: - Vocês são como os outros; não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo. Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos. Ele continuou: - O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.


Comentário do Evangelho

O coração é fonte de vida

Estão em questão os critérios do puro x impuro adotados pelos fariseus. Estes são conceitos de segregação e superioridade que resultam da tradição da eleição por Deus. A pureza é a meta do povo de Deus. Jesus questiona estes critérios e afirma que a tradição dos fariseus não passa de tradições dos antigos, tradições dos homens, que não correspondem à vontade de Deus. A partir do alimento que, sendo ingerido, segue o destino comum, Jesus destaca que o contraste pureza x impureza não está no exterior, corpo ou alimentos, mas no coração. Comumente o coração é apresentado como fonte de pensamento e emoção. Aqui o coração é mostrado como fonte de ação boa ou má. Aqueles que se apegam às tradições humanas e interesseiras, afastam-se da justiça de Deus em seus corações.


TECNOLOGIA


ÉTICA NO JORNALISMO DIGITAL


Por: Claudia Magnólia de Almeida Freitas


Em 17 de julho de 2007, através dos portais jornalísticos, o Brasil pôde acompanhar em tempo real as notícias do acidente com o vôo 3054 da TAM, consagrado como maior acidente aéreo brasileiro. A cobertura, que proporcionou notícias minuto a minuto, abriu espaço para a discussão do jornalismo digital, uma vez que as informações instantâneas percorrem caminhos nem sempre seguros, esbarrando por vezes na ética jornalística do compromisso com a apuração da veracidade da notícia.

Comparado a outros desastres amplamente cobertos pela mídia digital, como o ataque de 11 de Setembro e o acidente com o Boeing 737-800 da Gol, os principais portais de notícias do país, a exemplo do G1, UOL, Folha Online, Estadão, Terra e iG , demonstraram um amadurecimento na cobertura jornalística. Poucos instantes após a tragédia com o airbus da Tam, novos conteúdos eram disponibilizados por minuto, índice inalcançável aos demais meios de comunicação. Os diversos meios que podem ser utilizados pelo jornalismo on-line foram explorados, a exemplo dos infográficos que começaram a surgir nos sites algumas horas após o acidente. Além deste, recursos multimídia foram disponibilizados e a interatividade foi também um ponto marcante, pois os convites às colaborações dos internautas foram insistentemente explorados.

Contar com a colaboração dos internautas é uma excelente estratégia, ajuda a enriquecer a cobertura, além de provocar no leitor uma sensação de parte integrante do site de notícias que ele acessa. O Jornalismo Digital é a junção entre comunicação massiva e interatividade. Há pouco tempo, a dissociação entre massivo e interativo era clara no âmbito da comunicação. Uma coisa ou outra. A televisão, o rádio, as mídias impressas são massivas, porém não interativas. O jornalismo na Internet é, no entanto, massivo e interativo. Essa característica da web pode e deve ser explorada, entretanto, não podem ser esquecidas as lições básicas de se checar as informações enviadas. A pressa leva a graves deslizes éticos.

Não foi difícil verificar informações equivocadas, dados publicados sem a devida apuração ou o uso de informações falsas enviadas pelos internautas, igualmente sem a devida verificação. Um bom exemplo foi o portal UOL, maior da América Latina, que, no mesmo dia do acidente publicou uma fotomontagem enviada por um usuário como se fosse verdadeira e só após comentários dos próprios internautas, realizaram análises e descobriram que realmente se tratava de uma montagem, retirando-a do ar. No jornalismo digital, o tempo é o grande capataz da apuração, pois se tornou quase uma unanimidade achar que a matéria publicada na internet pode vir cheia de erros. Tudo é perdoado em virtude do pouco tempo de edição. O relato mais importante de uma notícia na internet é a própria notícia, se o leitor quiser aprofundar-se, precisará utilizar os recursos de hipermídia e avançar sobre o tema em outros links correlatos. No entanto, essa informação esbarra no código de ética dos jornalistas, uma vez que o artigo 4º do Capitulo II, é claro: “o compromisso fundamental do jornalista é com a veracidade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação”.

As primeiras informações sobre a explosão do airbus da TAM foram publicadas logo após as 19h do dia 17. No site do G1, uma notícia publicada às 19h14, dizia que o avião havia se chocado contra um hangar e contra um “depósito de combustíveis”. Na mesma notícia, falava-se que “ainda não se sabe se o avião taxeava (sic) na pista. A assessoria da TAM ainda não tem informações sobre vítimas. A Infraero também ainda não tem detalhes sobre o acidente”. A informação foi rápida, porém imprecisa. É importante salientar que conteúdo tornou-se a palavra da moda nos tempos da ploriferação de sites. E não foi a toa: é em busca dele que as pessoas acessam a maioria dos sites.

Os elementos que compõem o conteúdo on-line vão muito além dos tradicionalmente utilizados na cobertura impressa como textos, fotos e gráficos. O jornalismo digital compreende todos os noticiários, sites e produtos que nasceram diretamente na web. O jornalismo digital, que surgiu no Brasil em 1995, vem caminhando a largos passos e conquistando um espaço cada vez mais significativo, sendo hoje um dos principais meios de informação de boa parte da população brasileira. Mas apesar de uma notória e crescente melhoria na qualidade informativa dos principais portais, muitos erros continuam sendo cometidos, pondo em cheque a tão discutida e necessária ética jornalística.

>>>Referência