sábado, 22 de agosto de 2009

Congresso Mundial de Sacerdotes em Roma



Testemunhos sacerdotais, momentos de oração, confissões e adoração, música, conferências e uma Missa presidida pelo Papa fazem parte do grande encontro de sacerdotes de todo o mundo que acontecerá em Roma de 9 a 11 de junho de 2010 para encerrar o Ano Sacerdotal. A Congregação para o Clero anunciou o programa do congresso, intitulado “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, em uma carta enviada em 14 de agosto, segundo informou a Rádio Vaticano.


Vila Paraíso festeja padroeiro

São Bartolomeu ou São Natanael Apóstolo

A Comunidade Vila Paraíso, na zona norte de Natal, celebra a festa de São Bartolomeu, desde o dia 20. Neste domingo, às 16h, há procissão e missa solene. Amanhã, segunda-feira, a partir das 19 horas, haverá louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento.

São Bartolomeu

São Bartolomeu Apóstolo Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay. Foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Nenhuma narração bíblica lhe enfoca especialmente e seu nome consta apenas nas listas dos doze. No entanto, segundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).

Leia mais aqui.



V jornada de cultura brasileira


Ontem, na Universidade Potiguar, aconteceu a V jornada de cultura brasileira, que teve por tema: do cordel à mpb. Com as participações de Zé Dias, produtor musical, e Antônio Francisco, poeta popular e xilógrafo.

A discussão atravessou décadas e levou aos presentes reflexões sobre o aspecto "qualidade", que a nossa cultura brasileira vem tendo acesso.

Com ênfase nos artistas populares, Antônio Francisco em sua produção, está sendo muito elogiado pela crítica literária atual, que o considera a grande revolução dos últimos anos no campo da literatura de cordel. Tem cerca de 30 folhetos publicados e é autor de 2 livros: Dez cordéis num cordel só, e Por motivos de versos. Hoje, ocupa uma cadeira na academia brasileira de literatura de cordel, e é chamado de o “novo Patativa do Assaré".

Tive o prazer de está presente no evento e vê-lo recitar seus contos. Em especial deixo aos nossos leitores o trecho “Os animais têm razão” que em 2007 virou CD – “Os Animais têm Razão – Para Ouvir e Pensar



Viviane Rodrigues

Comunicado


Atenção equipe de comunicação!
Amanhã domingo dia 22 será nossa primeira reunião, por isso ligue para sua coordenadora Viviane e saiba do que será necessário para este encontro.

Até mais
Contato 3662-0688 / 8805-7404

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 22/08/2009



Maria, Mãe e Rainha dos discípulos e missionários

Leitura Orante
Lc 1,26-38

Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada.
O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.

Comentário do Evangelho

Anunciação

Nesta narrativa da anunciação, exclusiva de Lucas, Jesus já é apresentado como Filho de Deus. Tal afirmativa dá margem a uma dupla interpretação. O título de Filho de Deus, associado à ostentação de poder, foi atribuído
aos faraós e reis, inclusive ao próprio rei Davi. Muitos discípulos de Jesus se inclinaram a esta interpretação. Jesus, contudo, sempre se colocou em relação com seu Deus como a um Pai, misericordioso e todo amoroso. Filho de
uma jovem pobre e de um carpinteiro, Jesus revela-se como o Filho de Deus humilde e solidário com os pobres e excluídos, aos quais deseja comunicar a vida divina, descartando qualquer título de realeza.

Fonte: paulinas.com