quarta-feira, 7 de abril de 2010

CHARGES


Charge - Amarildo

Vaticano admite que ex-bispo abusou de coroinha na Noruega


Assunto por demais delicado para os  católicos.  A Igreja é santa e pecadora !  Nunca esta máxima foi tão presente. Casos de abusos sexuais por padres e religiosos explodem nos E.U.A, Europa e também no Brasil.

Problemas devem ser enfrentados com coragem, mesmo que eles nos causem muita dor...


 O ex-arcebispo de Trondheim (Noruega) Georg Müller, 
que abusou de um menor há 20 anos

A Igreja Católica da Noruega e o Vaticano admitiram nesta quarta-feira (6) que um bispo que renunciou no ano passado abandonou o cargo depois da descoberta de que havia cometido abusos sexuais contra um coroinha duas décadas antes.

Em nota, o Vaticano confirmou o teor de um texto divulgado pelo site da Igreja norueguesa a respeito da renúncia do bispo de Trondheim, Georg Mueller, em junho. O abuso ocorreu na época em que Mueller era padre na cidade.

O caso se soma a outros escândalos de pedofilia envolvendo clérigos católicos nos EUA, na Europa e em outras regiões. Mas raros foram os casos, como o de Mueller, em que um bispo renunciou por causa de abusos sexuais do passado. Isso ocorreu em 2002 com Juliusz Paetz, arcebispo de Poznan, na Polônia, e em 1995 com o cardeal Hans Hermann, de Viena. Ambos haviam sido acusados de abusos contra seminaristas.
Em junho de 2009, o Vaticano anunciou que o papa Bento 16 havia aceitado a renúncia de Mueller, mas sem explicar os motivos. Como de hábito, na época a Santa Sé citou apenas a lei canônica 401/2, que declara que o bispo deve apresentar sua renúncia ao papa caso se torne "inadequado para o preenchimento do cargo".

A Igreja norueguesa e o Vaticano só admitiram os detalhes do caso depois de ele ser noticiado na quarta-feira pelo jornal norueguês Adresseavisen. Mueller, nascido na Alemanha, foi bispo de Trondheim de 1997 a 2009.

O Vaticano disse que as autoridades eclesiásticas só souberam dos abusos em janeiro de 2009, que Mueller apresentou sua renúncia em maio, e que "o papa rapidamente a aceitou".

Mais tarde, o bispo passou por terapia e não está mais envolvido em atividades pastorais, segundo o Vaticano.

A vítima já tem mais de 30 anos e prefere permanecer no anonimato. Pela lei norueguesa, esse crime de abuso sexual já prescreveu.


FONTE: Reuters

IMAGEM É TUDO!

Primeira página do Jornal carioca EXTRA


EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 07/04/2010



"Fica conosco, Senhor!"
Leitura Orante


Lc 24,13-35



Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou:
- O que é que vocês estão conversando pelo caminho?
Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse:
- Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
- O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam:
- O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.
Então Jesus lhes disse:
- Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo:
- Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro:
- Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam:
- De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão. 
 
Comentário do Evangelho

A revelação de Jesus culmina com a partilha do pão

A partir de fragmentos de tradições sobre a ressurreição, associadas às Escrituras, Lucas redige esta expressiva narrativa didático-catequética. As tradições devem ser reinterpretadas a partir da prática da partilha do pão por Jesus. Os dois discípulos (representam a comunidade) estavam frustrados com a morte de Jesus na cruz. A expectativa de um messias libertador nacionalista, glorioso e poderoso, sempre foi uma dificuldade para compreenderem a encarnação de Jesus, comunicadora de vida eterna. Contudo, o próprio Jesus se revela a partir das Escrituras deles. E esta revelação culmina com a partilha do pão, que é um gesto universal de solidariedade, independente de qualquer credo ou religião. A partilha fraterna do pão, a solidariedade e o amor são os gestos que a todos revelam a presença viva de Jesus nas comunidades.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org