terça-feira, 15 de julho de 2008

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

O ECO DE SUA VIDA

Um belo dia, passeando na montanha, o senhor Raimundo andava com seu menino de dez anos. De repende, o rapazinho estrebuchou e torceu o pé, gritando "ai, ai!" Para sua surpresa, uma voz repetiu cem algum canto "ai, ai". Curioso, ele perguntou: "Quem é você?" E a resposta veio: "Quem é você?" Com raiva, ele gritou: "Seu doido"! E a resposta veio de novo. Preocupado, o guri perguntou ao pai, o que é isso?

O pai, olhando para a montanha, exclamou: "Eu amo você! A voz respondeu: "Eu amo você! De novo, o homem falou bem alto: "Você é jóia!" Respondeu a voz: "Você é jóia!" Sem entender nada, o menino ficou meio desorientado. O pai, aproveitando a oportunidade, explicou que este fenômeno se chama eco, mas na verdade era a vida. Ela lhe dá de volta tudo aquilo que você diz e faz. Se você quiser mais amor no mundo, crie amor no seu coração; se você desejar mais lealdade, mais sinceridade, mais justiça, mais alegria, cultive esses sentimentos dentro de você. Aí você receberá de volta todos esse carinho e paz espalhados ao seu redor. O mundo será fruto de nossa capacidade, quer seja no plano pessoal, quer seja no lado intelectual, profissional ou espiritual. A vida sempre dá de volta o que você ofereceu para ela. (Gl 5,7-9)

Pe. Thiago Theisen

SESSÃO BOA MÚSICA

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto exilou na Itália, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.

Casou-se e separou-se com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.



"O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Meu maestro soberano/ Foi Antonio Brasileiro."

Esses são os primeiros versos da canção "Paratodos", gravada por Chico Buarque em 1993. Nela, celebrando seus ascendentes familiares e seu padrinho musical (Tom Jobim, o "Antonio Brasileiro"), Chico presta uma homenagem a todos os brasileiros.

Em homenagem ao "Guri" do texto de Pe. Thiago, ouçam "O Meu Guri", clássico da obra do grande poeta brasileiro Chico Buarque de Holanda.







Os 13 sites indispensáveis da internet brasileira

Continuação da postagem de 10 de julho de 2008

Google Brasil - Não preste muita atenção no balanço internacional de buscadores divulgados por consultorias - no Brasil, o Google “virou referência única de buscador”, segundo palavras do analista do Ibope Inteligência, José Calazans.

Para provar, faça um experimento simples: escolha amigos aleatórios e pergunte quais são os serviços indispensáveis que não podem ser ignorados no seu cotidiano. A chance de o buscador estar na maioria das listas é enorme.

Enquanto o Google tem uma grande vantagem sobre Yahoo e Microsoft Live Search em mercados como o norte-americano, o setor brasileiro se caracteriza pela dominação do buscador criado por Larry Page e Sergey Brin em 1998, na Califórnia.

A explicação? O PageRank, algoritmo de busca nomeado em homenagem a Larry que se baseia no conceito acadêmico de citação para oferecer resultados de busca mais relevantes do que os dois principais rivais.

Desde o início da sua operação no Brasil, em 2005, pouco foi feito oficialmente pelo Google Brasil além da tradução do serviço - boatos de mercado dizem que o centro de pesquisa em Belo Horizonte é o único do mundo fora do GooglePlex a mexer no PageRank. Sorte dos brasileiros.

Mercado Livre - Presentes indesejados, roupas usadas, barraca de camping esquecida no fundo do armário ou artesanato feito em casa. Muito antes da onda Web 2.0 ter tomado o mercado mundial de internet, sites de leilão sobreviviam (e muito bem, mesmo em tempos de bolha) dando uma ferramenta para que seus usuários fizessem negócios

No Brasil, o Mercado Livre é o único sobrevivente de um setor que chegou a ser disputado por até cinco empresas de leilão online - a decisão sobre sua liderança na América Latina veio em 2005, quando comprou as operações do rival Arremate.com em oito países.

O que antes eram apenas móveis, livros, CDs e games usados começou a se ampliar, com a inclusão de produtos mais sofisticados e caros, como veículos e imóveis, o que exigiu que o serviço investisse ainda mais na segurança das transações.

Assim como um mercado de pulgas online, o Mercado Livre é também plataforma para que muitos usuários vivam das vendas feitas pelo site.


Orkut - Não tem pra ninguém na internet brasileira. A rede social criada por um programador turco do Google solenemente ignorada em mercados maduros e extremamente populares no Paraguai e na Índia é o principal foco de atenção do brasileiro quando está na rede.

A fixação do brasileiro pelo Orkut é facilmente traduzida em números - segundo o Ibope, o brasileiro passa uma média de 300 minutos mensais navegando no Orkut, com assombrosa penetração de 70% entre os usuários domésticos no Brasil.

Isto significa que, baseado nos 21,4 milhões de internautas registrados pelo Ibope em dezembro de 2007, o Brasil tem nada menos que 15 milhões de usuários do Orkut, número imensamente maior que qualquer outro serviço online.

A fixação tupiniquim pelo Orkut chegou ao ponto em que rivais em potencial se preocupam mais em atacar a rede social do Google que apresentar suas próprias ferramentas. Tanto o MySpace Brasil como a Microsoft não são nem um pouco indiretos nas críticas contra o Orkut em suas iniciativas de rede social no Brasil.

Submarino e Americanas.com - Enquanto o Google desembolsava 1,65 bilhão de dólares no YouTube, o bem menos exuberante mercado brasileiro de internet era balançado pela fusão entre os dois maiores serviços de e-commerce.

O Submarino e a Americanas.com se juntaram em novembro de 2006, formando a B2W Companhia Global de Varejo, com receita total de 1,6 bilhão de reais, deixando os rivais diretos comendo poeira.

A fusão de duas grandes empresas no Golias do comércio eletrônico brasileiro não deve ser um processo dos mais simples, visto o crescente número de reclamações de clientes aparecendo na blogosfera brasileira, que fez até um grupo de usuários prometendo notificar o Ministério Público Federal de São Paulo.

Mesmo com os recentes problemas de logística, é difícil não reconhecer, seja pelo histórico de cada uma delas (o Submarino deriva da BookNet, primeira loja eletrônica do Brasil) ou pelo volume de transação, Americanas.com e Submarino como serviços indispensáveis.

UOL - A overdose de conteúdo que o Universo Online consegui reunir sob sua página principal faz do portal, nascido pelas mãos da Folha da Manhã, responsável pelo jornal Folha de São Paulo, o principal destino do usuário brasileiro para conteúdo jornalístico e de entretenimento.

A quantidade de veículos acessíveis sob o cadastro do UOL contempla, além da evidente participação da Folha de São Paulo, traduções dos jornais The New York Times, USA Today, Financial Times, Le Monde, El País, Der Spiegel e Herald Tribune e as revistas Veja, Capricho, Trip, Vip, Nova, Claudia, Atrevida, National Geographic, Corpo a Corpo e Forbes.

Traduzido em números, o acesso ao UOL no 1º semestre de 2007 somou 10,49 milhões de usuários únicos domiciliares, segundo o Ibope.
A rica fauna e flora ao redor do Orkut também serve de pretexto tanto para gargalhadas, como propõe o ótimo Pérolas do Orkut, como para processos judiciais, como o Google quase provou no embate com o Ministério Público Federal sobre a identidade de usuários acusados de crimes digitais.

A esperança que rivais no setor de redes sociais cultivam em bater o Orkut sofrerá um duro golpe em fevereiro quando o Google oficializar a integração da rede com a plataforma OpenSocial, informação já confirmada pelo buscador.