sábado, 14 de novembro de 2009

CONVITE - PROJETO CHÁ COM POESOFIA‏




A BIBLIOTECA CULTURAL OTÁVIO GARCIA TENHA A HONRA DE CONVIDAR V. SA. PARA O

PROJETO CHÁ COM POESOFIA
COM O TEMA: POR QUE FAZER POESIA E PARA QUÊ? COM O POETA E FILÓSOFO M. C. GARCIA.



QUE ACONTECERÁ
NO DIA 14/11/2009, SÁBADO, 
DAS 15 ÀS 17:30 HORAS,

NA RUA SÃO FRANCISCO, 168, EM REDINHA VELHA,
PRÓXIMO À PONTE NEWTON NAVARRO, (PONTE NOVA)


COMO CHEGAR:

SAINDO DA PONTE NOVA ENTRAR NA AVENIDA JOÃO MEDEIROS FILHO, SENTIDO PRAIA, E DE FRENTE AO POSTO DE GASOLINA ALE, ENTRAR NUMA RUAZINHA QUE FAZ UMA CURVA PARA PEGAR A RUA PE. CÍCERO, LOGO À DIREITA, ONDE SE ENCONTRA UM PÉ DE CASTANHOLA E UM SUPERMERCADO, É A RUA SÃO FRANCISCO, E NA 2A. ESQUINA É A BCOG COM O PONTO DE LEITURA, NA ALTURA DE N° 168.
QUALQUER DÚVIDA LIGUE PARA (84) 8832-5006 OU 9412-8985

CASAMENTO DE DAMARIS



Na última quarta-feira (11) a paróquia de santa Maria Mãe realizou o tradicional casamento comunitário e dentre os casais estava nossa amiga Damaris (visitas).

Que a felicidade esteja sempre bem perto de vocês
e que o amor que vocês sentem um pelo outro se fortaleça
cada dia mais.

Parabéns pelo enlace!


Click aqui e veja o álbum.

Se expor ao sol diariamente promove saúde e bem-estar


Seus benefícios, em alguns casos, são maiores do que as lesões.

O número de vidas salvas por pessoas que duplicam sua exposição solar pode ser 10 vezes superior ao número que desenvolve câncer de pele fatal pelo mesmo motivo.

Este é o resultado que mostrou um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Investigação do Câncer, em Oslo, na Noruega.

A exposição à radiação ultravioleta do sol aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, mas também aumenta a produção de vitamina D.

A ligação entre a saúde óssea e a vitamina D é bem conhecida, e estudos recentes sugerem que o aumento de vitamina D pode fornecer proteção contra alguns tipos de câncer, diabetes e esclerose múltipla.

A vitamina D é também conhecida por favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico. O risco de câncer de pele está aí, mas os benefícios para a saúde adquiridos por meio da exposição solar são muito maiores do que os malefícios.

O que sugiro é que a exposição ao sol se dê de forma comedida para que o corpo tenha as vantagens da produção de vitamina D, sem colocar em risco a pele.

A deficiência de vitamina D é um problema para pessoa que vivem em locais onde o sol é mais fraco, especialmente durante o inverno. Pesquisadores calculam que, em resposta à mesma quantidade de tempo passado ao ar livre, australianos produzem 3,4 vezes mais vitamina D do que as pessoas que vivem na Grã-Bretanha e 4,8 vezes mais do que as pessoas que vivem na Escandinávia.

De acordo com o estudo citado, se a população em geral da Noruega dobrasse a quantidade de tempo ao sol, aproximadamente 300 pessoas morreriam por ano de câncer de pele, representando o dobro do atual número de vítimas.

Por outro lado, haveria menos 3000 mortes por outros tipos de câncer, evitados pela presença de vitamina D produzida pela exposição ao sol.

Dra. Daniela Jobst

Quando o amor acaba




Alguns amores duram para sempre.
Outros se renovam.
Alguns se perdem por aí, por falta de cuidado.
Mas muitos amores acabam.
E quando um amor acaba, dói igual pra quem deixou de amar e pra quem deixou de ser amado.

O fim de um amor vem sempre carregado de mágoa, de frustração...
É que quando a gente ama, sente um poder e uma força tão grandes, que nem passa pela cabeça viver sem essa emoção.
Não tem jeito, tem amor que chega ao fim.

Mas quer saber? O ser humano nasce com uma capacidade inesgotável de amar.
Não é à toa que amamos intensamente filhos, pais, irmãos, amigos...
E não é à toa que amamos mais de um homem ou de uma mulher na vida.

Por isso, se o seu amor foi embora e você acha que ficou vazio, acredite, é coisa passageira.
É apenas uma pausa pro começo de um amor novo que vem por aí.
Porque quando a gente ama, fica com uma reserva de coisa boa aqui dentro.
Se não fosse assim, não sobraria nada pra dar à próxima pessoa que chega.

Só quem já amou de verdade sabe que amor é o tipo da coisa que quanto mais a gente dá, mais tem.
Embora os poetas sempre escrevam sobre desilusão, ninguém morre de amor...

É exatamente o contrário: a gente vive de amor. Se não fosse o amor, não estaríamos aqui.
Amor é prática. é exercício. É insistir na busca da felicidade.
Se usarmos a inteligência, a paciência e, claro, a tão necessária esperança...
O amor nunca vai faltar.

Texto: Lena Gino.

FRASES




"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade".
                     (Carlos Drummond de Andrade)

Nossa Senhora da Apresentação


Nossa Senhora da Apresentação
Padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal


A história
 

A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Não um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. É importante salientar que, mesmo sem ter aqui uma imagem, Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. 
Em 1990, escremos, de Brasília, uma carta ao monsenhor Severino Bezerra, chanceler da Cúria e historiador da Arquidiocese de Natal, fazendo-lhe algumas indagações sobre o orago de Natal. Na sua carta resposta, ele nos fez a seguinte revelação: "Em 29 de março de 1718, antes da chegada de Nossa Senhora da Apresentação, num inventário por morte de Joana de Barros, em Goianinha, entre as dívidas deixadas pela falecida está: esmola de 5.000 (cinco mil) réis à Nossa Senhora da Apresentação. 
Só 35 anos depois foi o encontro da imagem" (Carta datada de 20 de maio de 1900.
Corrobora esta revelação o que Frei Agostinho de Santa Maria escreveu num livro publicado, em Lisboa, em 1722, citado pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: "Na capela-mor daquela matriz se colocou pouco depois um grande e famoso quadro de pintura, em que se vê o mesmo mistério da Senhora historiado... A sua festividade se lhe celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória". (1980:122).
Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes pressurroso, dirigiu-se ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.
A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.
Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo" .

(De autoria do professor e historiador Itamar de Souza,
publicada no Fascículo “Nova história de Natal" - Diário de Natal)



PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA


- De 12 a 20/11
5h – Caminhadas penitenciais, da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz da Apresentação
6 h – Missa (antiga Catedral)
18h – Missa e terço, na Catedral
19h30 – Novena, na Catedral
Dia 15, às 10 h, na Catedral, celebração do Sacramento do Matrimônio (cem casais)

PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL
. De 11 a 20/11, ao lado da Catedral, a partir das 20h30: shows, Noite Nordestina, Feirinha de Caicó, Auto de Nossa Senhora da Apresentação e outras atrações
. Dia 21/11, às 20h30, no Machadinho, show com Flavinho e Neil Velez, da Comunidade Canção Nova (SP)

ENCERRAMENTO
21/11/2009
. 4h30 – Procissão fluvial (Capitania dos Portos para a Pedra do Rosário)
. 5h – Missa, na Pedra do Rosário
. 7h30 – Missa, na antiga Catedral
. 8h – Missa dos enfermos, na Catedral
. 10h – Missa solene, na Catedral
. 14h- Caminhada com Maria, do Santuário dos Mártires (bairro de Nazaré) para a Catedral
. 16h30 – Missa de encerramento, na Catedral

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 14/11/2009



Justiça de Deus é amor para todos
Leitura Orante/ Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)


Lc 18,1-8


Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:
- Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. Nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo: "Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!"
- Durante muito tempo o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas afinal pensou assim: "É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém. Porém, como esta viúva continua me aborrecendo, vou dar a sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me amolar até acabar comigo."
E o Senhor continuou:
- Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa. Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra? 


Comentário do Evangelho

A oração pode transformar o coração

Lucas, ao longo de seu Evangelho, dá um destaque especial a três temas: a revelação da misericórdia de Deus, a denúncia do escândalo da divisão da sociedade em ricos e pobres e a importância da oração. Esta parábola,
de simples compreensão, é expressiva em mostrar como a oração pode transformar o coração. Aquele juiz não temia a Deus nem respeitava ninguém. Porém, a insistência da viúva, que procurava por justiça, fez com que ele se incomodasse e até a temesse, resolvendo atendê-la. Com maior razão Deus fará justiça àqueles que dia e noite oram por ele. E Deus não tarda. Já está presente na pessoa de seu Filho e do Espírito Santo. Já comunica a vida nova a seus discípulos reunidos em comunidade e infunde-lhes o amor e a esperança para construírem um mundo novo de partilha, fraternidade e paz.  
 
Fonte: paulinas.org