sábado, 29 de agosto de 2009

Vocações

A Igreja Católica dedica o mês de agosto às vocações.

Nosso grupo ao longo de seus quase 20 anos vem despertando vocações durante nossa caminhada. A cada santa missa, a cada campanha da fraternidade, a cada resposta aos chamados do Senhor. Nossos irmãos Júnior (Frei), João Manoel (Diácono), Andreia (consagrada) e tantos outros... hoje somos quase 70 componentes que a cada dia dedicam suas vidas na construção de um mundo novo.

A palavra “vocação” vem do verbo latino vocare, que quer dizer “chamar”. A Igreja afirma que todo ser humano é vocacionado e eleito por Deus com a finalidade da realização plena da pessoa humana. Mas como identificar e responder a este chamado?

A vocação é sempre vista como um serviço aos outros, como doação direta de amor e gratuidade. Ela pode ser dividida de duas formas: vocação fundamental e vocação específica.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, existem sete tipos de vocação:

- Vocação da Humanidade
- Vocação dos Leigos
- Vocação para a Castidade
- Vocação para o Amor
- Vocação para o Apostolado
- Vocação ao Casamento
- Vocação Sacerdotal

Em todos os casos de vocação, percebe-se que Deus chama quem Ele quer e que o chamado não depende das nossas qualidades, méritos ou fragilidades. Seja qual for o chamado para a nossa vida, ele acontece por causa do povo de Deus e esta eleição se manifesta no dia a dia.

Após 50 anos, novo seminário é construído em Cuba


Rádio Vaticano


A arquidiocese de Havana, em Cuba, inaugurará daqui poucos meses um novo seminário. Será a primeira insfraestrutura relevante que a Igreja Católica constrói em Cuba nos últimos 50 anos.

A primeira pedra foi abençoada por João Paulo II durante sua viagem à ilha, em 1998. O projeto foi financiado com contribuições de instituições de todo o mundo, em especial dos Cavaleiros de Colombo.

Nos dias passados, um dos bispos norte-americanos que viajou a Cuba, Dom Thomas G. Wenski, afirmou ao jornal Miami Herald que a abertura do novo seminário é um sinal de esperança para a Igreja cubana. Sobre as relações entre Igreja e Estado, o bispo de Orlando afirmou que não são ideais, porém são melhores que no passado.

O novo seminário terá capacidade para acolher 100 seminaristas e será inaugurado em 2010, "um modo adequado para encerrar o Ano Sacerdotal", afirmou o prelado norte-americano.

O novo centro de formação substituirá e herdará o nome do atual seminário São Carlos e Santo Ambrósio, situado no centro histórico da cidade. Essa estrutura se tornará um grande centro cultural e de estudo, que receberá o nome de Félix Varela. Em suas instalações, haverá uma biblioteca aberta ao público, o Museu Arquidiocesano e espaços para exposições de arte, peças de teatro, concertos e projeção de filmes.

Fonte: cancaonova.com

Martírio de São João Batista



Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas:" Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11, 11- 14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito:" Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galiléia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe:"Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" ( Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista...rogai por nós!

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 29/08/2009



A morte de João Batista

Mc 6,17-29

Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!"
Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo.
Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galiléia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça:
- Peça o que quiser, e eu lhe darei.
E jurou:
- Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!
Ela foi perguntar à sua mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu:
- Peça a cabeça de João Batista.
No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu:
- Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
Herodes ficou muito triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, não pôde deixar de atender o pedido da moça. Mandou imediatamente um soldado da guarda trazer a cabeça de João. O soldado foi à cadeia, cortou a cabeça de João, pôs num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram.

Comentário do Evangelho

João Batista

De início, Marcos apresenta a interrogação sobre a identidade e origem de Jesus. No simbolismo da narrativa, os grandes da Galiléia, representados por Herodíades, é que articularam a morte de João. Trata-se da resistência do poder às ações libertadoras. Os detalhes sobre a execução de João têm dois efeitos: ironizam um rei fraco e advertem os discípulos de Jesus que se inclinam a interpretá-lo como messias poderoso. De Jesus, assim como de João, não se deve esperar glória nem poder, mas o serviço humilde e divino. O dom da vida eterna não pertence aos poderosos, mas a Deus. O desfecho da vida de João Batista é apresentado em paralelo, como antecipação ao
desfecho da vida de Jesus: anúncio do Reino, perseguição, articulação dos poderosos e morte. E a percepção de sua permanência nas comunidades, após a morte.

Fonte: paulinas.com