sábado, 29 de agosto de 2009

Após 50 anos, novo seminário é construído em Cuba


Rádio Vaticano


A arquidiocese de Havana, em Cuba, inaugurará daqui poucos meses um novo seminário. Será a primeira insfraestrutura relevante que a Igreja Católica constrói em Cuba nos últimos 50 anos.

A primeira pedra foi abençoada por João Paulo II durante sua viagem à ilha, em 1998. O projeto foi financiado com contribuições de instituições de todo o mundo, em especial dos Cavaleiros de Colombo.

Nos dias passados, um dos bispos norte-americanos que viajou a Cuba, Dom Thomas G. Wenski, afirmou ao jornal Miami Herald que a abertura do novo seminário é um sinal de esperança para a Igreja cubana. Sobre as relações entre Igreja e Estado, o bispo de Orlando afirmou que não são ideais, porém são melhores que no passado.

O novo seminário terá capacidade para acolher 100 seminaristas e será inaugurado em 2010, "um modo adequado para encerrar o Ano Sacerdotal", afirmou o prelado norte-americano.

O novo centro de formação substituirá e herdará o nome do atual seminário São Carlos e Santo Ambrósio, situado no centro histórico da cidade. Essa estrutura se tornará um grande centro cultural e de estudo, que receberá o nome de Félix Varela. Em suas instalações, haverá uma biblioteca aberta ao público, o Museu Arquidiocesano e espaços para exposições de arte, peças de teatro, concertos e projeção de filmes.

Fonte: cancaonova.com

Nenhum comentário: