sábado, 29 de agosto de 2009

Vocações

A Igreja Católica dedica o mês de agosto às vocações.

Nosso grupo ao longo de seus quase 20 anos vem despertando vocações durante nossa caminhada. A cada santa missa, a cada campanha da fraternidade, a cada resposta aos chamados do Senhor. Nossos irmãos Júnior (Frei), João Manoel (Diácono), Andreia (consagrada) e tantos outros... hoje somos quase 70 componentes que a cada dia dedicam suas vidas na construção de um mundo novo.

A palavra “vocação” vem do verbo latino vocare, que quer dizer “chamar”. A Igreja afirma que todo ser humano é vocacionado e eleito por Deus com a finalidade da realização plena da pessoa humana. Mas como identificar e responder a este chamado?

A vocação é sempre vista como um serviço aos outros, como doação direta de amor e gratuidade. Ela pode ser dividida de duas formas: vocação fundamental e vocação específica.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, existem sete tipos de vocação:

- Vocação da Humanidade
- Vocação dos Leigos
- Vocação para a Castidade
- Vocação para o Amor
- Vocação para o Apostolado
- Vocação ao Casamento
- Vocação Sacerdotal

Em todos os casos de vocação, percebe-se que Deus chama quem Ele quer e que o chamado não depende das nossas qualidades, méritos ou fragilidades. Seja qual for o chamado para a nossa vida, ele acontece por causa do povo de Deus e esta eleição se manifesta no dia a dia.

Nenhum comentário: