quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DENÚNCIA !

Via Livre será copiado no Rio de Janeiro.

Após apresentação do projeto, secretário carioca definiu que equipe virá a Natal conhecer o projeto para ser aplicado no Rio

Manchete do site NoMinuto.com (leia mais aqui) enaltece este louvável projeto da Prefeitura de Natal que será até copiado pela cidade maravilhosa! Já tive a oportunidade de divulgar aqui reclamação minha a respeito do não cumprimento de tal projeto em nosssa comunidade (leia aqui), mais precisamente na Av. Acaraú na área de Lazer do Conjunto Panatis I. Transcrevo abaixo resposta do respeitável secretário:

"Oi Luiz,
Em primeiro lugar gostaria de me desculpar pela demora na resposta, tivemos um problema com o email da SEMOB.
Já determei que estes ônibus fossem retirados. Você pode nos ajudar fiscalizando e nos informando de qualquer outra irregularidade.

Abs,

Kelps Lima – Secretário da SEMOB"
kelps.lima@natal.rn.gov.br


Abaixo demonstro a todos o quanto a ordem de um secretário é realmente cumprida nesta administração municipal. Esta semana envio ao Secretário da SEMOB a nova denúncia.

Luiz Teixeira.


Av. Acaraú ao lado da área de Lazer.
Há meses vários ônibus obstrui uma parte da via pública, atrapalhando o trânsito, a passagem de pedestres e promovendo uma verdadeira poluição visual




HUMOR !

Definitivamente, isto é o que se chama humor negro. Não representa de maneira alguma a espiritualidade cristã que prega a paz e a construção de uma sociedade justa através da luta democrática, da mobilização popular e dos meios legais.

De toda sorte, a brincadeira tem que ser vista como um reflexo do que pensa a sociedade a respeito da nossa classe política, principalmente, do Congresso Nacional, justificado, face a série de escândalos que nos é noticiado diariamente. Um lado perigoso desta brincadeira é a eventual mensagem de que não precisamos de um Congresso, tampouco, de deputados e senadores. Constatação perigosa, pois a história recente brasileira (1964-1985) prova o contrário.

Lutemos e rezemos a Deus para que o povo saiba e tenha condição de melhorar a classe política e o nosso Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores...


EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 20/08/2009



Mt 22,1-14 - São muitos os convidados


Mt 22,1-14

De novo Jesus usou parábolas para falar ao povo. Ele disse:
- O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. Depois mandou os empregados chamarem os convidados, mas eles não quiseram vir. Então mandou outros empregados com o seguinte recado: "Digam aos convidados que tudo está preparado para a festa. Já matei os bezerros e os bois gordos, e tudo está pronto. Que venham à festa!"
- Mas os convidados não se importaram com o convite e foram tratar dos seus negócios: um foi para a sua fazenda, e outro, para o seu armazém. Outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. O rei ficou com tanta raiva, que mandou matar aqueles assassinos e queimar a cidade deles. Depois chamou os seus empregados e disse: "A minha festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereciam. Agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que vocês encontrarem."
- Então os empregados saíram pelas ruas e reuniram todos os que puderam encontrar, tanto bons como maus. E o salão de festas ficou cheio de gente. Quando o rei entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando roupas de festa e perguntou: "Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?"
- Mas o homem não respondeu nada. Então o rei disse aos empregados: "Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero."
E Jesus terminou, dizendo:
- Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.



Comentário do Evangelho

As três parábolas
de Mateus

Esta é uma das três parábolas que Mateus apresenta no contexto de um intenso confronto dos chefes dos sacerdotes e dos fariseus com Jesus. Lucas a apresenta durante uma refeição de Jesus em casa de um fariseu. Mateus amplia a parábola, carregando-a de violência. O núcleo das três parábolas é a rejeição de Israel à proposta do Reino dos Céus anunciado por Jesus, e a acolhida que Jesus teve entre os gentios, com seu anúncio.
Na parte final da parábola, temos um estranho apêndice que sugere a exclusão daqueles que não seguem as normas adotadas nas comunidades de Mateus.

Fonte: paulinas.com


VIVER BEM!

Triturar ou partir remédio altera efeito
Alerta é do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; drogas podem ter ação reduzida ou potencializada.

Farmacêuticos alertam para os maus hábitos relacionados à forma como os medicamentos são ingeridos. Partir, triturar ou ingerir os remédios com alguns alimentos pode potencializar ou reduzir seus efeitos.

"90% das pessoas que consultam o médico saem com receita médica. Mas a farmácia precisa estar vinculada aos serviços de saúde; do contrário, o paciente pega o remédio na gôndola e toma como quiser. Por isso existe um grande número de intoxicação e de inatividade do medicamento: é falta de orientação", diz Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo).

Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir o conteúdo de cápsulas para facilitar a deglutição. "É um problema e é sério. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago. Se você retira o conteúdo da membrana, ele pode perder o efeito", afirma Chung Man Chin, do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara. O omeprazol, diz Chin, é um dos remédios que têm o efeito reduzido com o esmagamento.

Absorção acelerada

Outro problema desse procedimento é acelerar a absorção dos princípios ativos pelo organismo. Como cada comprimido é planejado para ter um tempo de atividade e assimilação no corpo, a quebra de um revestimento, por exemplo, pode desregular esses mecanismos.

"Se for um remédio com revestimento ou estrutura que permitem uma liberação prolongada, acaba-se com a função do medicamento, correndo o risco de ocorrer uma absorção intensa e sofrer intoxicação", alerta Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo).

O mais indicado, caso seja difícil ingerir o remédio inteiro, é procurar outras formas de apresentação, como gotas ou xaropes. "Existem fórmulas para crianças, em tamanhos ou formas mais adequadas, por exemplo. Não é preciso improvisar", afirma Rizzi.

Quebrar o comprimido ao meio também não é indicado. Alguns especialistas acreditam que os princípios ativos da droga não estejam distribuídos igualmente por todo o produto, ainda que sejam feitos testes de uniformidade durante a produção. O principal problema nesse caso é, novamente, a absorção incorreta do medicamento pelo organismo. Alguns analgésicos e antialérgicos, por exemplo, têm um sistema de liberação modificada -se cortados, podem perder o efeito.

Bebidas

Ingerir remédios em gotas misturados a bebidas com sabor -como sucos e refrigerantes- para mascarar o gosto ruim também pode levar à redução do potencial terapêutico do remédio. O recomendado é diluí-los em água.Segundo o CRF-SP, os remédios são a principal causa de intoxicação nos centros de farmacovigilância em todo o país -um dos motivos são interações medicamentosas, que podem ocorrer com falta de orientação sobre o uso das drogas.

Fonte: Folha de S. Paulo
Edição: F.C.
07.08.2009