segunda-feira, 25 de maio de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 25/05/2009
Jesus venceu o mundo
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
24 a 31 de maioJo 16,29-33

Então os seus discípulos disseram: - Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus. E Jesus respondeu: - Então agora vocês crêem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo

Comentário do Evangelho
Vencer o mundo pela unidade

O Evangelho de João, com as palavras de Jesus, nos assegura que, embora volte para o Pai, ele continua presente entre nós. O diálogo com Jesus tem uma dimensão dialética, com a afirmação dos contrários. Quando Jesus afirma que "vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai", os discípulos, satisfeitos, dizem ver que ele conhece tudo, até as perguntas que lhe querem fazer, e declaram acreditar que ele saiu de junto de Deus. É uma afirmação um tanto quanto precipitada. Jesus a contesta logo, com a previsão do seu abandono pelos discípulos, que, neste momento, professam tanta crença nele. Jesus afirma sua unidade com o Pai e que tudo foi dito por ele para que os discípulos tenham paz. Em um mundo que provoca aflições, deverá prevalecer a coragem dos discípulos, pois Jesus venceu o mundo. No mundo sob controle dos poderosos donos do dinheiro e das armas, os povos vivem a angústia da exclusão, da insegurança e da violência sob variadas formas. Porém, neste contexto, é vivida a paz e a alegria entre aqueles que permanecem em Jesus, vitorioso do mundo pelo amor.

Fonte: Paulinas.org.br

VIVER BEM!

Audição exige atenção aos hábitos

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, mais de 15 milhões de brasileiros sofrem de algum problema auditivo. O que poderia ser um problema simples de ser resolvido vem ganhando espaço nas discussões da área. Estima-se que apenas 40% dos afetados reconheçam a doença e um número ainda menor procura atendimento médico. Entre os motivos estão a falta de informação e o preconceito, já que muitas pessoas escondem os sintomas.

A seriedade do problema levou a Sociedade a promover campanha na internet incentivando o uso consciente dos aparelhos. Utilizando uma linguagem jovem e uma roupagem descontraída, a Campanha Nacional da Saúde Auditiva enfoca os mais diversos temas, como a saúde auditiva do idoso e dos jovens, o som alto, surdez ocupacional, perda auditiva induzida por ruído (Pair), a obrigatoriedade do teste da orelhinha e o uso incorreto dos fones de ouvido.

A auxiliar de escritório Kênia Amorim Almeida, 24 anos, adora ouvir música sempre que pode. “Aproveito a hora do almoço e, às vezes, fico uma hora e meia, direto, ouvindo música. Também ouço muito quando estou em casa e quando saio para pedalar”, conta. Um hábito constante que ela mantém há aproximadamente dois anos. “E gosto do som estonteante, no último”, revela.

De acordo com a fonoaudióloga Ana Lúcia Sallum, os problemas estão exatamente nesse hábito. “A exposição dos adolescentes a sons e ruídos cada vez mais intensos, e por períodos prolongados, leva a uma redução gradativa da sensibilidade auditiva, ligada ao nervo auditivo. É preciso conscientizar os jovens sobre a importância do uso moderado”, ressalta.

Fonte: Jornal da Manhã.