quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PROSA E POESIA


Antônio Francisco Teixeira de Melo, poeta popular e xilógrafo conhecido como Antônio Francisco, nascido em Mossoró/RN, a 21 de outubro de 1949.

Frilho de Francisco Petronilo de Melo e Pedra Teixeira de Melo, bacharel em história, pela UERN, é compositor e ainda trabalha confeccionando placas.

Sua produção cordelística está sendo muito elogiada pela crítica literária atual, que considera-o a grande revelação dos últimos anos no campo da literatura de cordel. Tem cerca de 30 folhetos publicados e é autor de 2 livros: Dez Cordeís num cordel e Por motivos de versos.

Fiquem com uma amostra de um dos versos mais famosos desse grande artista nordestino: Os animais têm razão.

6 comentários:

Luiz Teixeira disse...

Parabéns à Equipe pelo tocador de audio. Um problema surgido pelo falecimento do MP3TUBE que agora, pelo jeito, foi solucionado.

Só uma observação! Ele ficou muito discreto a ponto dos desavisados não entenderem a barrinha como um tocador. Fica a minha sigela observação.

Junior, aquela história da leitura do evangelho, agora pode ser concretizada?

Um abraço a todos !

Júnior disse...

kkkkkkk, estou rindo pq você não sabe a novela que foi colocar esse "bicho" para funcionar! Mas já estou estudando como fazer melhor.

Sim, já podemos começar as gravações. Não tem mais erro!

Camila Nicácio disse...

"Dez cordéis num cordel só" é mt bom :D .. quem qser emprestado eu tenho ;)foi indicado no vest da uern.
Encontrei um poema bem legal pra dividir com vcs. É um pouco grande, por isso vou transcrever somente algumas estrofes. É a história de um pescador que foi parar em uma cidade que todos são cegos ao nascer para n se "contaminarem" com a riqueza material e após ser acolhido por uma moça da região, resolve conhecer aquele lugar:

"Ela disse que eu era
De outra localidade,
Aonde o ouro brilhava
Mais que a felicidade
Devido à grande cegueira
Da minha sociedade

Um deles disse: Rapaz,
Pode ficar com a gente.
Você me parece ser
Um rapaz inteligente,
Mas bote um pano no rosto
Pra não cegar a sua mente.

Hoje em dia eu sou um deles,
Caminho na escuridão.
Tirei a venda dos olhos,
Joguei o pano no chão...
Preferi cegar meus olhos
Que cegar meu coração"

=*

Júnior disse...

caramba Camila... muito legal... vou querer emprestado sim! (se puder é claro!) rs...

Roberto Cunha disse...

Fico muito feliz e honrado por ter sangue nodestino. A equipe está de parabéns pela Poesia de cordel.
E esse cordel "os animais têm razão" é fantastico.
O GLM também é cultura.

Viviane disse...

Adorei.., qdo o ouvi recitando este cordel, não puder deixar de dividir com vcs... o trabalho que ele desenvolve é solido e de muitas referencias dentro das academias.