quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A DOR DA FALTA DE RESPOSTAS


Ouço dizer que cientistas calculam milímetros e centésimos de segundos para criar suas máquinas e concluir suas experiências. Se eles atentam para tais detalhes, deve ser porque a vida depende disso. Não são eles que inventam este tempo. É o tempo que já existia sem eles.

Ouço dizer que, para que o milagre da vida aconteça neste planeta, a Terra gira com precisão milimétrica, coisa de centésimos de segundo, de tal maneira que, se um dia, ela girasse um segundo mais atrasada, as ondas do mar formariam vagalhões a engolir todas as cidades costeiras.

No seu giro, por doze horas o planeta se expõe à luz. Por doze horas ele esfria e, por um período, curva-se no lado norte para receber mais luz do sol; o lado sul fica mais frio. Num outro período, a Terra expõe seu lado sul qual se fosse mulher grávida na praia a receber a luz do  Sol em favor da vida que carrega em si. Por um período, ela se distancia do Sol; por um tempo chega mais perto. Leva trezentos e sessenta e cinco dias para dar a volta em torno do sol e vinte e quatro horas para girar em torno de si mesma. Literalmente, bronzeia-se sem queimar-se.

Acaso? Ou alguém planejou estes movimentos? Pelo que se vê e se sabe, outros corpos celestes não têm tais rotações. Será que alguém  queria que este calor bem distribuído para que, em determinadas partes do planeta houvesse condições de vida? Ou foi acaso? Frutos para alimentar e o verde para que a atmosfera tivesse condições de respirabilidade. Foi acaso? Água para regar a vida. Acaso? Ciclo das águas. Acaso? Quem fez isso pensou nos animais e nos seres humanos, ou foi tudo fruto do acaso? Aconteceu e acontece sem que ninguém tenha nada a vier com isso?

Pelo que sabemos, nenhum dos outros planetas da estrela Sol, que, diga-se de passagem, é pequeníssima diante de outras da nossa galáxia,  nenhum planeta até hoje estudado reúne essas condições. Tudo aconteceu por acaso, ou alguém queria tudo isso, para que aqui morassem os seres humanos? Eu que creio afirmo que Alguém que não é um alguém qualquer  nos queria por aqui. Chamo-o de Deus. Tenho amigos com sérias dúvidas. Eles ainda apostam que Deus não existe. Dizem que um dia a humanidade saberá. Eu digo que já sabemos, mas a falta de outras respostas ainda nos machuca.

Pe. José Fernandes de Oliveira

Nenhum comentário: