quinta-feira, 7 de maio de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 07/05/2009


Jesus dá o exemplo

Jo 13,16-20

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem. - Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: "Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim". Digo isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que "EU SOU QUEM SOU". Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

Comentário do Evangelho

Humildade e serviço

Na última ceia, Jesus lava os pés dos discípulos, um gesto exemplar de humilde serviço. E lhes diz que assim também eles devem lavar os pés uns dos outros, significando que entre os discípulos devem predominar a humildade e o serviço. Agora, em continuação, temos a proclamação da bem-aventurança dos que põem em prática o exemplo dado por Jesus. Ao anunciar esta bem-aventurança, Jesus adverte aos discípulos que nem todos a acolherão, com alusão a Judas. Jesus não quer que apenas saibamos o que ele disse ou fez, mas sim que coloquemos tudo em prática. Que suas palavras e seu exemplo orientem nossa ação na construção de um mundo de liberdade, justiça e paz. Contudo, paira a sombra de uma fatal traição. Mas Jesus, fiel à sua missão, sem fugir da morte, confirma que ele é a presença do amor divino entre nós. A frase final, extraída dos sinóticos, dá ao texto de João o caráter de envio missionário. Somos enviados para testemunhar este amor ao mundo, e nisto somos identificados com o próprio Jesus.

Fonte:Paulinas.com

Nenhum comentário: