segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jobim defende permanência do Brasil no Haiti por pelo menos mais cinco anos


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendeu a permanência de soldados brasileiros no Haiti por, pelo menos, mais cinco anos. Ele disse que vai conversar sobre o assunto com ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o presidente Lula na próxima semana. Para ele, o mandato da Minustah (sigla que designa a missão para estabilização do Haiti) deve ser discutido.

"A missão de paz continua, mas o mandato teria que ser ampliado para a reconstrução do país. A proposta brasileira hoje se destina somente à manutenção da lei e da ordem. É preciso que haja uma flexibilização deste conceito para aumentarmos efetivamente nossas atribuições no Haiti", disse o ministro, acrescentando que, no momento, não existe a necessidade de aumentar o contingente militar na ilha.

Jobim visitou, na manhã deste sábado (16), o Centro de Instrução de Operações de Paz, na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele conheceu o local de treinamento de soldados brasileiros em missão no Haiti.

Continue lendo aqui.

Nenhum comentário: