segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Palavra do Arcebispo

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

E-mail: curia@arquidiocesedenatal.org.br
Tel: (84) 3615-2800
   
Exulta, Natal
 
Exulta, Natal! Como Igreja Diocesana já tens um centenário! Natalenses e diocesanos de todas as regiões, das praias ao sertão, das terras agrestenses ao Vale do Açu, das periferias dos grandes centros aos sítios e povoados, podemos exultar com os Anjos da Noite Santa de Belém! Extasiar-nos com a Sagrada Família de Nazaré! Comovermo-nos com a simplicidade e admiração dos pastores! Caminharmos ao encontro da estrela com os Magos do Oriente! E na imorredoura mensagem do Natal, celebrarmos esta Oitava com o espírito repleto de alegria e profundo sentimento de gratidão ao Deus da vida e esperança por nossa Igreja.
Exulta, Natal, pelos missionários da primeira hora, Franciscanos e Jesuítas, que há 410 anos aqui chegaram para evangelizar os índios e plantar as primeiras sementes da fé em solo potiguar.
Exulta, Natal, pelo testemunho de teus mártires, que em Cunhaú e Uruaçu, há 364 anos derramaram o sangue por fidelidade a Cristo e à Igreja e são os primeiros mártires do Brasil.
Exulta, Natal pela presença materna e sempre carinhosa de Nossa Senhora da Apresentação que há 256 anos protege e abençoa teus filhos.
Exulta, Natal, pelo Seminário de São Pedro, casa de formação dos teus sacerdotes, 90 anos de sementes plantadas e vocações colhidas.
Exulta, Natal, pela ação social, missionária evangelizadora que tem testemunhado o seguimento de Jesus ao Brasil e ao mundo, resgatando vidas, formando comunidades, plantando a fraternidade, nas ações do “Movimento de Natal”.
Exulta, Natal! Já acolheste o sucessor de Pedro em teu seio. O Papa João Paulo II beijou o teu solo e abençoou tua gente.
Exulta, Natal, pelos teus ministros de ontem e de hoje. Teus bispos, homens de Deus, apóstolos da Igreja, promotores da justiça, da verdade e da paz. Teus sacerdotes, homens escolhidos, que se tornaram construtores do reino de Deus. Tuas religiosas, mulheres consagradas, que, com pioneirismo, doaram-se à missão de evangelizar. Teus diáconos e missionários leigos de todas as idades que assumem e dão vida às tuas diversas pastorais, grupos e movimentos.
Exulta, Natal! És uma Igreja viva e missionária! És uma Igreja centenária!
Que, agora e sempre, Deus abençoe Natal.

Nenhum comentário: