segunda-feira, 16 de março de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)


O lema da Campanha da Fraternidade deste ano nos remete a uma verdade intrigante: SÓ HAVEREMOS DE TER PAZ NESTE MUNDO QUANDO FORMOS CAPAZES DE PROMOVER JUSTIÇA.

"A paz é fruto da justiça" já dizia o profeta Isaías. Mas o que é justiça? O que há de se fazer para sermos justos? O catecismo da Igreja reza em seu parágrafo 1807: A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido..."

Meus amigos, entendo que seja devido às pessoas no século XXI, o direito à educação com qualidade. Quando formos capazes de construir uma sociedade que valorize a educação, que os nossos filhos tenham ensino integral, que professor seja um profissional valorizado e que todos tenham acesso ao ensino superior ou técnico, haveremos dado um grande passo em busca de uma sociedade que valorize a paz.

Luiz Teixeira.

Para a População, professores desmotivados e mal pagos são principal problema da educação.

Para a maioria dos brasileiros, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda de forma lenta e a raiz para os principais problemas do ensino público está em professores desmotivados e mal pagos. É o que aponta uma pesquisa divulgada hoje (16) pelo Instituto Ibope e o Movimento Todos Pela Educação.


Para quase 70% dos mais de 2 mil entrevistados, o ensino público no Brasil é bom (34%) ou regular (35%). Outros 13% acham que a educação na rede pública está péssima e 7% a consideram ótima.

O estudo revela ainda que a população atribui grande peso aos professores no processo educacional. Professores desmotivados e mal pagos foram o item mais votado como principal problema da educação no Brasil, apontado por 19% dos entrevistados.


Os docentes estão em três das cinco respostas mais citadas como deficiências centrais do ensino. Além de acreditar que os profissionais são mal remunerados, para 12% dos entrevistados faltam professores nas escolas e 11% acreditam que eles são desqualificados.

Quase metade dos participantes da pesquisa aposta em uma boa remuneração salarial como o principal fator de motivação do trabalho do professor. Verificar que seus alunos estão aprendendo foi citado como o segundo fator que mais motiva o exercício da profissão. Apenas 7% acredita que a motivação esteja ligada a bons recursos didáticos e 4% aposta no trabalho das secretarias de educação como fator decisivo no processo.

Além de apontar o professor como peça-chave no processo educacional, o estudo revela que a população está preocupada com a violência nas escolas. A falta de segurança e a presença das drogas no ambiente escolar aparece como o segundo principal motivo para a má qualidade do ensino, apontado por 17% dos ouvidos na pesquisa.

Amanda Cieglinski - Agência Brasil


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