segunda-feira, 16 de março de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

A Igreja em sua sabedoria, como diz o nosso pároco (Pe. Thiago), realça que um dos fatores que atualmente gera violência e desconfiança entre as pessoas é a nossa incapacidade de promover o diálogo, ouvir o outro e nos organizarmos.

O texto base da CF diz que é de fundamental importância para a dissiminação da cultura da paz os "espaços de vida comunitária". A família, o centro comunitário, o grupo de Jovens, um centro cultural, grupo esportivo, clube de mães, as igrejas etc. Nestes espaços de vida comunitária, pessoas constroem amizades, compartilham alegrias e tristezas, as vozes de felicidade e clamor são ouvidas e se procuram respostas e soluções para os nossos conflitos. Lá todos nós somos PROTAGONISTAS.

Cada vez mais estes espaços comunitários são raros e poucos se relacionam entre si . Portanto, se pessoas não se conhecem, como construir uma sociedade de paz sem confiança? Como construir uma cultura da paz se nós não nos preocupamos com os outros? Somos ou não seres eminentemente sociais?

O nosso grupo (GRUPO LUZ DO MUNDO) tem uma experiência de construção deste espaço de vida comunitária que completou dezenove anos e entendo que ele só fez e faz bem para os seus integrantes e para a comunidade em que estamos inseridos.

Que Deus abençoe a todas os espaços de vida comunitária que celebram a vida e a paz !


Reunião da CF 2009 na casa de um morador de nossa comunidade. Exemplo de um espaço comunitária que se reune para promover o diálogo e procurar respostas, à luz da palavra de Deus, sobre o problema da violência que aflige a todos.



Luiz Teixeira

Nenhum comentário: