quarta-feira, 10 de setembro de 2008

DILEMA ÉTICO OU MORAL?

EXERCÍCIO PARA AQUELES QUE NÃO SE ESQUIVAM DE TOMAR DECISÕES !

Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas. Uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada. Apenas uma criança brinca na via desativada, enquanto que as outras, na via em operação. O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.

Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças. Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.

Você deixaria o trem seguir seu caminho? O que você faria?

Comente, discuta, dê a sua decisão e o porquê?

EM BREVE A RESPOSTA AO EXERCÍCIO ! PARTICIPEM!

3 comentários:

Anônimo disse...

creio q cada cada pessoa deve ser responsavel pelas suas decisoes, seja elas corretas ou equivocadas, em ambos os casos as mesmas devem sofrer as consequencia por aquilo q fez. cabe a pessoa antes de tomar qualquer deecisao refletir, para q naumm possa de maneira direta ou indireta prejudicar as pessoas injustamente!.

Anônimo disse...

Com certeza, de inicio tentaria salvar todas as pessoas, mas caso tivesse q realmente escolher entre passar por uma das duas vias férreas, acho q escolheria a via em operação, pois a dor seria maior (talvez) eu deixar o trem passar por um caminho que não era o apropriado, causando dor a um inocente. Caso nao tivesse ninguém, ai sim, com certeza passaria pela via desativada para salvar as crianças. Mas como iria se sentir os pais daquela criança, que estava brincando onde realmente não tinha possibilidade de passar trem, caso o mesmo passasse? Acredito que a dor seria bem maior.
Como Emerson disse, cada pessoa deve ser responsavel pelas suas decisoes e acabam sofrendo as consequencia por aquilo q fez. Dependendo da idade das crianças, elas sabiam que ali era perigoso. Supondo que existiu a orientação dos pais, apenas uma criança foi obidiente, então não é justo que ela sofra pelo erro das outras.
Gemte, resumindo, eu faria o máximo para salvar todos, mas se tiver que escolher uma das vias eu escolheria a que esta realmente em operação. Mas é muito complicado, teria vários porém... difícil, viu!?
Abraço!

Anônimo disse...

Ter a responsábilidade em mãos nem sempre é a melhor coisa, ser capaz de mudar fatos na vida das pessoas é muito mais que isto. Só não nos damos conta que todos os dias estamos com esse aparelho que pode mudar o curso do trem próximo de nossas mãos e muitas vezes nada fazemos e o trem mata quem não era para ter morrido. Pois bem, acho que seria mais prudente salvar aquela criança que estava na linha desativada.