terça-feira, 27 de outubro de 2009

GLM faz homenagem ao Pe. Tiago





Quem não foi a missa domingo não pode ouvir a homenagem que o grupo Luz do Mundo preparou para o nosso querido pároco Pe. Tiago, mas  não tem problema! a equipe de comunicação traz na íntegra para os nossos amigos/leitores de cada dia o texto que foi lido pela ex. componente e amiga do GLM Dra. Rayane.


Segue o texto.


Homenagear Padre Tiago, o pastor do povo, o homem da educação, uma vida entrelaçada na vida de centenas de milhares de pessoas que tiveram a experiência do seu convívio, de sua generosidade, de sua inteligência, de seu exemplo não é difícil. O difícil é a homenagem ser original, depois de tantas e justas formas de agradecimento recebidas por ele em toda sua vida.
Mas vamos lá !  Vamos tentar!
No dia do seu aniversário, é trabalho inumano falar de todas as facetas e qualidades do nosso querido padre. Portanto, neste mês das santas missões populares, nosso muito obrigado Padre Tiago pelo senhor ser um verdadeiro missionário, sem o qual não teríamos tido a oportunidade de tê-lo como nosso amigo, professor, padre e brasileiro que agora também és.
A rotina, o dia-a-dia, muitas vezes, nos impedem de refletir e entender tantas  coisas que fazem parte do nosso cotidiano. A gente esquece, por exemplo, que Padre Tiago por amor ao evangelho e ao próximo deixou a sua terra natal, a vida mais segura, confortável e organizada que teria no primeiro mundo para viver o sonho da construção do Reino de Deus abaixo da linha do equador.
Ele veio morar, como diz o poeta, entre nós, na “pérola do nordeste”, Natal. Como é importante a poesia nas nossas vidas... . Padre Tiago não encontrou nenhuma pérola por aqui, ao contrário, se deparou com uma   cidade atrasada, pobre, com sérios problemas sociais, formada por um povo sofrido, doente e analfabeto.
Aquele foi o cenário que aquele jovem padre belga, que mal sabia falar português, se deparou. Através do amor e de muito trabalho, o nosso padre ALFABETIZOU MAIS DE 30.000 CRIANÇAS, dando oportunidade e dignidade aos filhos dos pobres que não tinham acesso a educação básica. Junto com o povo construiu postos de saúde , ambulatórios, gabinetes odontológicos etc.  Sua primeira paróquia foi no bairro das Quintas, mas foi na zona norte da cidade que ele se torna um verdadeiro desbravador com uma atividade social e pastoral intensa: FORAM MAIS DE 55 MIL BATIZADOS, 47 IGREJAS CONSTRUIDAS e quantos casamentos Pe. Tiago? Ufa! Que vida intensa e cheia de bênçãos.
“Pe. Tiago seguiu o exemplo de Abraão que deixou sua terra e renunciou os interesses particulares para conduzir o Povo de Deus a um mundo mais humano, mais justo e mais fraterno”.

Nenhum comentário: