quarta-feira, 25 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 25/06/2008



Os falsos profetas

Mt 7,15-20

- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. 1A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.


Comentário do Evangelho

A árvore e seus frutos

A figura dos "falsos profetas" é encontrada na tradição profética de Israel. Aos profetas identificados com as causas populares se contrapunham os profetas aduladores da corte real ou do poder sacerdotal. Quando Mateus compõe seu evangelho, na década de 80, os chefes das sinagogas tinham decidido expulsar os judeu-cristãos, que até então permaneciam em seu convívio. Nas comunidades de Mateus, havia o conflito entre discípulos que preferiam o retorno às sinagogas e discípulos que permaneciam unidos às comunidades. Os falsos profetas seriam aqueles que se mantinham fixados nas expectativas messiânicas das sinagogas, deixando de reconhecer em Jesus a novidade da revelação de Deus.
O tema da árvore e seus frutos já está presente na pregação de João Batista dirigido aos fariseus e saduceus, integrantes da cúpula de poder de Israel. São convidados a produzir bons frutos, pois o machado está posto à raiz de toda árvore que não produz bons frutos (Mt 3,10). Os verdadeiros profetas são aqueles cujos frutos é o dom de sua vida, restaurando a vida no mundo e construindo a solidariedade na comunhão de amor e vida de Deus.

Oração
Pai, dá-me o discernimento necessário para perceber quem, revestido de pele de cordeiro, pode levar-me a arrefecer meu entusiasmo por ti e por teu Reino.

Nenhum comentário: