terça-feira, 1 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 01/07/2008



Jesus acalma uma tempestade

Mt 8,23-27

Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo:
- Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? - respondeu Jesus. - Como é pequena a fé que vocês têm!
Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!


Comentário do Evangelho

Jesus questiona a fé dos discípulos

A cena dos discípulos navegando em um barco sobre o mar agitado aparece duas vezes nos evangelhos de Marcos e de Mateus. Pode-se supor a existência de uma tradição com este tema, que circulava entre as primeiras comunidades de discípulos. No evangelho de hoje esta cena antecede a narrativa da ação missionária no território gentílico da Decápole, do outro lado do Mar da Galiléia. A outra cena do barco no mar agitado, quando Jesus anda sobre as águas, é apresentada depois da narrativa da partilha dos pães entre Jesus e as multidões (cf. 5 abr.).
Estando o barco com os discípulos ameaçados, Jesus dormia. O sono de Jesus não indica passividade ou omissão, mas abandono confiante nas mãos do Pai. As palavras com que os discípulos dirigem-se a Jesus, "Senhor, salva-nos, estamos perecendo!", é uma forma de oração. Jesus destaca a importância da fé, a qual remove o medo. É um estímulo à ação missionária da Igreja.
A Palavra de Jesus é eficaz. "Até os ventos e o mar lhe obedecem". Nossas comunidades são chamadas a enfrentar, com fé, a resistência e as ameaças dos poderosos deste mundo, colocando-se a serviço da vida, da justiça e da paz.

Oração
Pai, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é sólida.


Nenhum comentário: