quarta-feira, 31 de março de 2010

SEMANA SANTA NÃO COMBINA COM DIVERSÃO


Feriadão da semana santa para o cristão católico nada mais é do que o tempo de viver a nossa rica liturgia e com ela a lembrança da morte e ressurreição do nosso Deus que cumpriu a missão do Pai : Viver a radicalidade do amor sem temer a morte. Agradecemos, também na Semana Santa ,a prova  que nossa vida tem sentido e merece ser vivida com esperança, pois o nosso Deus venceu a morte, ressucitou !

No entanto, muitos "cristãos" pegarão estradas, viajarão, participarão de festas e beberão muito! Não me assustará os números de mortos em nossas estradas em virtude da mistura volante e álcool neste feriadão.

No texto "Pileque precoce" de Frei Betto tem-se a seguinte revelação:

"No Brasil, a ingestão de bebidas alcoólicas é legalmente proibida a menores de 18 anos (nos EUA, 21 anos). A fiscalização pouco funciona e o Estado permite a publicidade de cerveja a qualquer hora em rádio e TV -concessões públicas- e o estímulo ao consumo precoce. Inclusive a utilização publicitária de pessoas famosas das áreas de entretenimento, artes e esportes, para suscitar em crianças e jovens reações miméticas de consumo de álcool."

"Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) informam que 42% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 12 anos já consumiram bebida alcoólica, e 10% dos jovens de 12 a 17 anos podem ser classificados como dependentes de álcool. "

Quem for viajar, se divertir (não deveria!), tenham muito cuidado com as estradas e, pelo amor que Deus tem pelos seus filhos, não beba se for dirigir.

O texto de Frei Betto na íntegra, clique aqui.

Luiz Teixeira.

Nota de solidariedade ao Papa Bento XVI

Dom Geraldo Lyrio Rocha - Arcebispo de Mariana (MG)
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

O povo católico de todo o mundo acompanha, com profunda dor no coração, as denúncias de inúmeros casos de abuso sexual de crianças e adolescentes praticado por pessoas ligadas à Igreja, particularmente padres e religiosos. A imprensa tem noticiado com insistência incomum, casos acontecidos nos Estados Unidos, na Alemanha, na Irlanda, e também no Brasil.


Sem temer a verdade, o Papa Bento XVI não só reconheceu publicamente esses graves erros de membros da Igreja, como também pediu perdão por eles. Disso nos dá testemunho a carta pastoral que o Santo Padre enviou aos católicos da Irlanda e que pode se estender aos católicos de todo o mundo.

Mais do que isso, Bento XVI não receou manifestar seu constrangimento e vergonha diante desses atos que macularam a própria Igreja. Firme, o Papa condenou a atitude dos que conduziram tais casos de maneira inadequada e, com determinação,  afirmou que os envolvidos devem ser julgados pelos tribunais de justiça. Não faltou ao Papa, também, mostrar a todos o horizonte da misericórdia de Deus, a única capaz de ajudar a pessoa humana a superar seus traumas e fracassos.

Às vítimas o Papa expressou ter consciência do mal irreparável a que foram submetidas. Disse Bento XVI: “Sofrestes tremendamente e por isto sinto profundo desgosto. Sei que nada pode cancelar o mal que suportastes. Foi traída a vossa confiança e violada a vossa dignidade. É compreensível que vos seja difícil perdoar ou reconciliar-vos com a Igreja. Em seu nome expresso abertamente a vergonha e o remorso que todos sentimos”.

Essa coragem do Sucessor de Pedro nos coloca a todos em estado de alerta. Meditamos sobre esses atos objetivamente graves, e estamos certos de que – como fez o Papa – devem ser enfrentados com absoluta firmeza e coragem.

É de se lamentar, no entanto, que a divulgação de notícias relativas a esses crimes injustificáveis se transforme numa campanha difamatória contra a Igreja Católica e contra o Papa. Deixam-nos particularmente perplexos os ataques freqüentes e sistemáticos, ao Papa Bento XVI, como se o então Cardeal Ratzinger tivesse sido descuidado diante dessa prática abominável ou com ela conivente. No entanto, uma análise objetiva dos fatos e depoimentos dos próprios envolvidos nos escândalos revela a fragilidade dessas acusações. O Papa, ao reconhecer publicamente os erros de membros da Igreja e ao pedir perdão por esta prática, não merecia esse tratamento, que fere, também, grande parte do povo brasileiro, que  sofre com esses momentos difíceis, e reza pelas vítimas e seus familiares, pelos culpados, mas também pelas dezenas de milhares de sacerdotes que, no mundo todo, procuram honrar sua vocação.

De fato, “a imensa maioria de nossos sacerdotes não está envolvida nesta problemática gravemente condenável. Provavelmente, não chegam a 1% os envolvidos. Ao contrário, os demais 99% de nossos sacerdotes, de modo geral, são homens de Deus, dignos, honestos e incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo, especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo” (cf. Cardeal Cláudio Hummes, 12ºENP).

No momento em que a Igreja Católica e a própria pessoa do Santo Padre sofrem duros e injustos ataques, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifesta sua mais profunda união com o Papa Bento XVI e sua plena adesão e total fidelidade ao Sucessor de Pedro.

A Páscoa de Cristo, que celebramos nesta semana, nos leva a afirmar com o apóstolo Paulo: “Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados; perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados” (2Cor 4,8-9). Nossa fé nos garante a certeza da vitória da luz sobre as trevas; do bem sobre o mal; da vida sobre a morte.


HUMOR !


A PAIXAO DE CRISTO ENCENADA NA PARAÍBA

Esta história é verídica!

Aconteceu numa cidadezinha
lá nos confins da Paraíba.

O dono do circo, em passagem pela cidade,
sabendo quão religiosa era sua comunidade,
resolveu encenar a PAIXÃO DE CRISTO
 na Sexta-Feira Santa.
O elenco foi escolhido dentre os moradores locais
 e, no  papel principal - de Jesus Cristo –
colocaram o cara mais 'gato' da cidade.

Os ensaios iam de vento em popa quando,
às vésperas do evento, o dono do circo soube que
 'Jesus'  estava de caso com sua mulher.
 Furioso, o corno deu-se conta que não podia fazer escândalo
pois iria por a perder todo o trabalho e o investimento
que fizera pra montar a peça.
Pensou,  pensou...

 Na véspera do espetáculo, comunicou ao elenco que
iria participar  fazendo o papel doCENTURIÃO !!!
 - Mas como? - reclamaram todos
 - Você não ensaiou!

 - Não é preciso ensaiar, porque centurião não fala!
(Mesmo sem gostar, o  elenco teve que aceitar;
 afinal,o cara era o dono do show).
Chegou o  grande dia.
A cidade em peso compareceu.
 No momento mais solene,
 a platéia chorosa em profundo silêncio..
 Jesus carregando a cruz.... e o
 'centurião' começa a dar-lhe chicotadas.
 De verdade.
 -Oxente, cabra, tá machucando!
Reclamou 'Jesus', em voz baixa .

 - É pra dar mais veracidade à cena, devolveu o 'centurião' .
 E tome mais chicotada.... lept, lept,
 o chicote comendo solto no lombo do  infeliz.
 Até que 'Jesus' que já reclamara bastante,
enfureceu-se de vez, largou a cruz no chão,
puxou uma PEIXEIRA e partiu pra cima do  'centurião ' :

 
_ 'Vem, desgraçado!
Vem cá que eu vou te ensinar
a não bater num indefeso'!

 O 'centurião' correndo,
 'Jesus' com a peixeira correndo atrás,
e a platéia  em delírio gritando:
 'É isso aí!
Fura ele, 'Jesus'!
Fura, que aqui é a Paraíba,
não é Jerusalém não'!!!

NOTÍCIA BOA !



Ir ao shopping da zona norte da cidade do Natal significa: Ser um consumidor compulsivo ou faminto inveterado. Nada há mais nada de interessante - se é que ficar gordo ou gastar dinheiro seja interessante - para se fazer naquela praça da luxúria.  A praça da alimentação no domingo, por exemplo, é um horror de música de péssima qualidade e som nas alturas de precisar usar protetor auricular.

Mas todo sofrimento tem o seu fim, parece que as coisas vão melhorar ! Que não seja promessa de ano de eleição !

Agora só falta uma boa livraria! 

ZN terá cinco salas de cinema no 2º semestre

 O Norte Shopping confirmou ontem que vai inaugurar cinco salas de cinema no segundo semestre de 2010. De acordo com o superintendente Antônio Barandas, a administração está na fase final de planejamento da obra que deve ser iniciada em breve.

Serão construídas cinco salas, com uma capacidade total para receber entre 1.050 e 1.100 pessoas. A administração do cinema ficará por conta da empresa Moviecom, a mesma que atualmente cuida dos cinemas do Praia Shopping. O contrato foi fechado no ano passado.

Leia mais aqui

Fonte: Tribuna do Norte

IDEIA DE JERICO PARA O DOMINGO DE RAMOS


Poderíamos ter postado esta história domingo passado, mas pra todo efeito, uma boa história sempre deve ser contada. Será que o nosso expertise em Liturgia, Roberto Cunha, concordaria com a orientação do Frei Clemente Rojão?




Hoje D. Ágeda, uma das beatas e Ministra Extraordinária da Eucarista, veio com sua trupe de velhas assanhadas me cercando. Eu admito que não posso com estas velhas e as temo mais que um bispo brasileiro na visita Ad Limina

- Frei, Frei, Frei! Nós tivemos uma idéia ótima para este Domingo de Ramos!!!

- No ano passado tivemos problemas com o Ibama por causa das suas idéias, D. Ágeda! - resmunguei

- Não, esta é muito melhor!

- Fale

- No Domingo de Ramos Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, não?

- Eu diria mais uma pequena mula... um homem de um metro e oitenta não ficaria confortável num jumentinho muito pequeno...

- Então! Que tal se na procissão de entrada o senhor, Frei, entrasse na igreja montando numa mula? Ficaria tão bonito, e ajudaria o povo a entender melhor as leituras...

As outras velhas concordaram entusiasmadas.

- A idéia é uma boa, D. Ágeda, mas nenhuma das senhoras me agüentaria.

Elas não entenderam, então resolvi fazer uma demonstração. Sem ela esperar, agarrei D. Ágeda pelo cangote e tentei trepar nela. Calma, eu só tentei subir nela. A sexagenária, magra feito um palito, desabou e eu cai por cima dela. 

- Está vendo que idéia estúpida?! Como eu posso entrar na igreja montado numa mula? A senhora nem me agüenta! Tenho cara de Cipriano feiticeiro? Entrar com bicho na igreja? E se a mula me caga adiante do altar? Vão inventar moda em outra freguesia, senhoras!!! 

E as beatas fugiram dali rapidinho, menos D. Ágeda que saiu andando meio torta e dizendo que ia reclamar com o bispo...

Frei Clemente Rojão
Religioso da Ordem Amuliana da Antiga Observância
Diocese de Anhangá-Açú / PA

 

Quem é o culpado ?


Caros leitores, o povo ouve e gosta de música de quinta categória - lixo mesmo- por que aprecia ou por que apenas isso toca nas rádios? Seria o povo induzido a gostar do que não presta? Então os donos das rádios e das gravadoras são os culpados? Uma coisa eu adianto: Não me venham falar que as pessoas são desinformadas, humildes, desletradas e que, por isso, estão músicas "pocotós" são de fácil entendimento. Luiz Gonçaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, por exemplo, são uninamidades de bom gosto e sofisticação e  faziam sucesso no nordeste abandonado e do pau-de-arara.

Acho que os mestres do nosso forró, só pra ficar em nossa região, devem se contorcerem nos caixões quando ouvem isso que chamam de música e de forró.

Olhem que barbaridade - rir pra não chorar - a seguinte machete:

O atual vice-governador toma posse como governador do Rio Grande do Norte em solenidade realizada às 16h na Assembléia Legislativa.
Após a cerimônia de posse, palco montado na Praça 7 de setembro será o local da transmissão de cargo da governadora Wilma de Faria. 


A banda Garota Safada fará show na ocasião.

Não dá ! Quando "A GAROTA SAFADA" (por que não garoto safado? ) é convidada para participar da solenidade de posse de um novo governante, imaginem o que devemos esperar deste governo. Que Deus nos livre de qualquer safadeza.

Amigos leitores, se deliciem ou se aterrorizem com alguns títulos do repertório das bandas de forró que mais fazem sucesso no momento. Saravá à bonita, erudita, música popular brasileira !
Calcinha no chão (Caviar com Rapadura),

Zé Priquito (Duquinha),

Fiel à putaria (Felipão Forró Moral),

Chefe do puteiro (Aviões do forró),

Mulher roleira (Saia Rodada),

Mulher roleira a resposta (Forró Real),

Chico Rola (Bonde do Forró),

Banho de língua (Solteirões do Forró),

Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal),

Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada),

Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca),

Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró),

Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró).


P.S - Se faltou alguma, atento leitor, pode ficar a vontade para atualizar esta lista do horror !!


Luiz Teixeira

IMAGEM É TUDO !

POR UMA TERRA SEM MALES !


 
Em nosso encerramento da Campanha da Fraternidade 2010, em momento de reflexão, o nosso amigo e leitor Antônio Carlos lembrou de outras campanhas da Quaresma que já participamos, inclusive, na ocasião, provocou a todos quando questionou se realmente tínhamos nos convertido e se mudamos depois de tantos temas que exigem gestos concretos. 

Em homenagem ao nosso leitor Antonio Carlos que lembrou do tema Fraternidade e Povos Indígenas de 2002, publicamos importante conquista do movimento indígena brasileiro.


MOVIMENTO INDÍGENA CONSEGUE DUAS VITÓRIAS

O presidente Lula assinou ontem (24/03/2010), Medida Provisória que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena. A nova secretaria, que fará parte da estrutura do Ministério da Saúde, terá recursos próprios e irá substituir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), atual responsável pelo atendimento aos indígenas e que, ao longo dos anos, se viu envolvida em acusações de corrupção

Leia mais aqui. 


terça-feira, 30 de março de 2010

SEGREDO DE ESTADO



Notícia veiculando em blog de nossa cidade que reputamos de suma importância e que poderá mudar o quadro das eleições 2010 em nosso estado. Vamos ver pra crer !


IBERÊ ADMITE NÃO SER CANDIDATO

 
Pelo menos a um interlocutor, o médico Roberto Kalil Filho, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza  manifestou o desejo de desistir de sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte.

Kalil coordenou a equipe médica do Sírio Libanês que retirou um nódulo de 1,9 centímetros  do pulmão de Iberê no início de março em São Paulo.

Fonte: Blog do Ailton

FRASE DO DIA




"Todos nós sofremos, mas o falar nos dá alívio"
Voltaire


EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 30/03/2010



A traição
Leitura Orante


Jo 13,21-33.36-38



Depois de dizer isso, Jesus ficou muito aflito e declarou abertamente aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair.
Então eles olharam uns para os outros, sem saber de quem ele estava falando. Ao lado de Jesus estava sentado um deles, a quem Jesus amava. Simão Pedro fez um sinal para ele e disse:
- Pergunte de quem o Mestre está falando.
Então aquele discípulo chegou mais perto de Jesus e perguntou:
- Senhor, quem é ele?
- É aquele a quem vou dar um pedaço de pão passado no molho! - respondeu Jesus.
Em seguida pegou um pedaço de pão, passou no molho e deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas:
- O que você vai fazer faça logo!
Nenhum dos que estavam à mesa entendeu por que Jesus disse isso. Como era Judas que tomava conta da bolsa do dinheiro, alguns pensaram que Jesus tinha mandado que ele comprasse alguma coisa para a festa ou desse alguma ajuda aos pobres.
Judas recebeu o pão e saiu logo. E era noite.
O novo mandamento
Quando Judas saiu, Jesus disse:
- Agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus. E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo. Meus filhos, não vou ficar com vocês por muito tempo. Vocês vão me procurar, mas eu digo agora o que já disse aos líderes judeus: vocês não podem ir para onde eu vou.
Simão Pedro perguntou a Jesus:
- Senhor, para onde é que o senhor vai?
Jesus respondeu:
- Você não pode ir agora para onde eu vou. Um dia você poderá me seguir!
Pedro tornou a perguntar:
- Senhor, por que eu não posso segui-lo agora? Eu estou pronto para morrer pelo senhor!
- Está mesmo? - perguntou Jesus. - Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. 


Comentário do Evangelho

Jesus anuncia a glorificação do Filho do homem

Na ceia na casa de Lázaro, seis dias antes, a Judas é contraposta a figura amorosa de Maria. Agora, nesta última ceia, é a figura do discípulo que Jesus mais amava. O Evangelho de João acentua a traição de Judas. Contudo,
Judas é apenas uma peça secundária na articulação dos chefes religiosos do Templo e das sinagogas, que tem em vista a morte de Jesus. Configurado o ato de traição de Judas, Jesus anuncia a glorificação do Filho do homem. Este tema da glorificação é exclusivo do Evangelho de João. Com a crucifixão está completa a criação da nova criatura. É a
manifestação plena do amor de Jesus, até o fim, sem limites. A glória de Jesus é a sua vida de amor, agora consumada, pela qual nos tornamos eternos. 
 

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

Fecho os olhos



Ontem faleceu um famoso jornalista  brasileiro (Armando Nogueira) e foi a notícia mais alardeada em todos os meios de comunicação. A primeira vez que o vi foi nos programas esportivos da TV BANDEIRANTES junto com Luciano do Vale nas mesas redondas de futebol. Ignorantemente pensava eu que aquele senhor culto, profundo conhecedor da bola fosse apenas um bom jornalista e comentarista esportivo. A morte é a redenção! Hoje descubro que o homem é a uma sumidade, está entre os maiores jornalistas que este país  já teve e responsável pelas poucas coisas boas que vemos atualmente na tevê. 

Alimento o coro da mídia para transcrever frase por ele dita que introduz a minha fala: "O rádio ensina o homem a fechar os olhos pra ver melhor".

Sou fascinado pelo rádio! Não tenho dúvida: Do meu pai herdarei os valores do trabalho, da honestidade, do interesse pelas coisas perenes da vida e a paixão pelo RÁDIO. Não só porque meu pai é um  raro consertador de rádio, ofício que o ajudou  a manter a família, custear os meus estudos e também da minha irmã, mas, sobretudo, porque ele gosta e ouve rádio. Cresci e envelheço vendo o meu pai ouvir e consertar  rádio. 

Desta herança advém o meu vício pelo rádio: Acordo ouvindo rádio; Almoço ouvindo rádio; Tomo banho  ouvindo rádio; Dirijo ouvindo rádio; Estou na internet ouvindo rádio. Vou pra cama fazendo dele o meu travesseiro e aquela voz! Me faz dormir...

O rádio satisfaz a minha sanha por informação, me proporciona ouvir as melhores cabeças deste país e também as maiores aberrações. No rádio há a explosão dos detalhes, o imediatismo que nos transporta ao fato, a sofisticação do jornalismo que se resume a idéia materializada através da voz que não é maculada pelo preconceito do belo. Tudo bem, a bela voz também tem o seu fascínio, mas  tem relevãncia  para o público, vamos dizer, menos exigente de contéudo.

Não poderia também deixar de falar que no rádio a emoção do futebol é algo inigualável ! Falarão as vozes tacanhas: "No rádio se exagera demais, a bola se quer chegou na linha de fundo e o narrador já fala que a jogada é perigosa!"   Oh ! Homens caretas! Não compreendem que a vida sem sal não tem a mesma graça.

Bem, acho também que o rádio é responsável pela minha loucura em não querer ouvir a voz da consciência. Ele também é a minha fuga da solidão; do meu medo em colocar a cabeça no travesseiro, pois não há coisa mais torturante do que travesseiro a lhe condenar pelos seus pecados do dia...Calma ai ! Ouço no rádio, agora, no programa do famoso terapeuta:  "Não são os outros ou outras coisas que nos causam a infelicidade. Somos nós mesmos, sim, você é quem produz esta dor emocional". Concordo! O rádio se defende da minha covardia e a ele peço desculpas, reitero a minha paixão  e assumo a minha doença. 

Procurarei um terapeuta !


Luiz Teixeira.

segunda-feira, 29 de março de 2010

ECONOMIA: TRÊS USOS DO DINHEIRO

O tema da Campanha da Fraternidade 2010 poderia ter sido melhor trabalhado, melhor estudado, melhor refletido, melhor debatido, melhor apresentado ao povo - Paróquia Santa Maria Mãe, em especial à Capela São Marcos - mas não o fizemos ! Senhor, tende Piedade de todos nós !



A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, vai propor que as milhares de comunidades cristãs, paroquiais e de base discutam o tema: Economia e Vida, tema central devido à crise econômica mundial que deixou mais de 60 milhões de desempregados.

Trata-se de resgatar o sentido originário da economia como a atividade destinada a garantir a base material da vida pessoal, social e espiritual. Ela não pode ocupar todos os espaços, como ocorreu nos últimos decênios.

A sociedade mundial virou uma sociedade de mercado e todas as coisas, do sexo à SS. Trindade, viraram mercadorias com as quais se pode ganhar dinheiro. A economia é parte de um todo maior.
Para facilitar a compreensão, distingo três espaços da atividade humana, um dos quais é ocupado pela economia. Em primeiro lugar somos seres de necessidade: precisamos comer, beber, ter saúde, morar e outros serviços. Nisso, todos dependemos uns dos outros para atender a esta infra-estrutura. É o campo da economia. Em segundo lugar somos seres de relação: colaboramos com os outros, instauramos direitos e deveres, observamos leis e juntos construímos o bem comum. É o lugar da política. Por fim, somos seres de criação: cada pessoa possui habilidades, não só reproduz o que está ai, mas cria, exerce sua liberdade e faz a sociedade avançar. É o âmbito da cultura. Todas se entrelaçam, mesmo com conflitos que não invalidam esta estrutura básica.

Vamos nos concentrar num capítulo fundamental da economia que é o uso do dinheiro. No começo não havia dinheiro, mas a troca: eu lhe dou um kg de arroz e você me dá três garrafas de leite. Reinava a relação direta e a confiança de que as trocas eram justas. Mas ao sofisticar-se a sociedade, entrou o dinheiro como meio de troca. E aí surgiu um risco, pois dinheiro significa poder que obedece a esta lógica: "quem não tem quer ter; quem tem diz: quero ter mais; e quem tem mais diz: nunca é suficiente". Ai surge a especulação que é ganhar sem trabalhar, dinheiro fazendo dinheiro.

Mas, o dinheiro tem três usos legítimos: para comprar, para economizar e para doar. Dinheiro para comprar é necessário para o consumo daquilo que precisamos. Mesmo assim devemos sempre colocar a pergunta: compro por que preciso ou por que sigo a propaganda ou a moda? Quem fabrica, explora os funcionários? Ao produzir, respeita os direitos humanos e a natureza ou polui e usa demasiados pesticidas? Esse dinheiro é para o hoje.

O segundo uso do dinheiro é aquele para economizar. É coisa para o amanhã. Não sabemos as voltas que a vida dá: doença, desemprego, aposentaria insuficiente. Muitos nem conseguem economizar; pois, consomem tudo na sobrevivência. Mas se sobrar, onde colocar este dinheiro? Deixá-lo no colchão é dinheiro morto que nada produz. Aqui surgem os bancos que guardam o dinheiro. Fazem-no render, ao emprestá-lo a quem quer produzir e que não dispõe de capital próprio. Este recebe o dinheiro como empréstimo; mas, faz rendê-lo na produção, paga algum juro ao banco que repassa uma parte ao dono do dinheiro. Uma pessoa consciente quer saber para quem o dinheiro é emprestado: para construir armas, para apoiar empresas que devastam a natureza? Extraordinária é a decisão em Bangladesh e no Brasil de criar o microcrédito para apoiar pobres que querem produzir.

O terceiro uso do dinheiro é para doar. O dinheiro não é para a acumulação; mas, para a circulação. Se atendo com suficiência e decência minhas necessidades, se tenho economias que me dão certa tranquilidade para futuro, se tenho garantido o bem-estar e certo futuro à família, a doação é um ato de grande desprendimento. Expressa a gratidão pelo dom da vida, da saúde, do amor recebidos dos outros. É altamente ético doar para os flagelados do Haiti, para apoiar projetos de combate à prostituição infantil ou creches para populações da periferia. E aí, sentimos que ao dar, recebemos a alegria impagável de ter feito o bem e de ter amado o outro.

Leonardo Bof - Teólogo, filósofo e escritor

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010

Domingo (28/03/2010) em nossa capela (São Marcos) foi realizado o encerramento da Campanha da Fraternidade 2010 pelo Grupo Luz do Mundo. Era para ser uma celebração com a participação popular  presidida pelo Diácono João Manoel, mas, graças a Deus, foi uma celebração sui generis da palavra, do diálogo, da reflexão e da partilha. 
O Diácono João Manoel guiou a reflexão e instigou os participantes a testemunharem sobre as experiências vividas nesta Quaresma e o aprendizado sobre o tema "Fraternidade e Economia". Dentre os ensaios e relatos ouvidos, uma verdade foi a tônica: Como é importante o trabalho missionário e o contato com o povo. 

Que este ou no próximo ano, nos organizemos, cada vez mais, para estarmos próximo do povo e "longe da Igreja".


  O Diácono João Manoel promovendo o debate

               Diácono João Manoel: "Somos um povo sacramentalizado e de pouca prática"

 
     Parabéns ao único cristão/cidadão, representante da comunidade, que compareceu a celebração

 Que o tema da Campanha da Fraternidade não termine por aqui... 
Ainda podemos fazer muito mais !

Doação de sangue

Doe_Sangue_BANNERA arquidiocese de Natal (RN) e o Hemonorte (Banco de Sangue da cidade) firmaram parceria para a realização de uma campanha de doação de sangue, durante a semana santa, com o tema "Eu vim para que todos tenham vida", que é o lema do arcebispo, dom Matias Patrício de Macêdo. 
A campanha será realizada nos dias 29 a 31 deste mês.
"Nós vamos disponibilizar a estrutura da Paróquia da Catedral, no subsolo, para a coleta do sangue. A Igreja compreende que doar sangue, além de ser uma necessidade, é também um sinal da solidariedade", comenta o pároco da catedral de Nossa Senhora da Apresentação, padre Aerton Sales da Cunha. O arcebispo, dom Matias, no folder da campanha, apela: "façamos nosso gesto concreto, doando vida com o nosso próprio sangue. Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade com aquele que precisa".

Os pontos de coleta de sangue são: o Hemonorte, na Avenida Alexandrinho de Alencar, 1800, Tirol; Casa da Cidadania, na Avenida Paulistana, Zona Norte de Natal; e a Catedral Metropolitana, na Avenida Deodoro da Fonseca, no centro da capital.

Mais informações na paróquia da Catedral ou pelo telefone: (84) 3615-2800.

CNBB

Inscrições para concurso de professores em Natal começam hoje

Começam nesta segunda-feira (29) e prosseguem até o próximo dia 13/4 as inscrições do processo seletivo que a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação, está abrindo para a contratação de 139 professores na rede municipal de Educação. O edital já havia sido publicado no Diário Oficial do Município desde o dia 17 passado.

Estão sendo oferecidas vagas para Educação Física, Língua Inglesa, Artes, Matemática, Ensino Religioso e, atendendo à política pública de inclusão social realizada por esta gestão, também vagas para Libras (tanto para intérprete como para tradutor).

As inscrições podem ser feitas pela Internet, no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br e na Microlins Lagoa Nova, situada à Avenida Prudente de Morais, nº 3446.

Continue lendo aqui.

sábado, 27 de março de 2010

Igrejas fazem coleta para a CF no domingo de ramos




Todas as Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) realizam amanhã, 28, a Coleta da Solidariedade, um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é realizada de forma ecumênica sob a coordenação do Conic. A coleta existe desde que a CNBB criou a Campanha da Fraternidade e se destina a financiar projetos sociais realizados pelas comunidades cristãs.
“Esta coleta é o gesto concreto imediato que cada fiel pode dar, mostrando o seu compromisso com a Campanha, que busca, antes de mais nada, exercitar a fraternidade”, explicam o presidente e secretário do Conic, respectivamente, pastor sinodal Carlos Möller e reverendo Luiz Alberto Barbosa, em carta enviada a todas as Igrejas.

Segundo os religiosos, os recursos da Coleta “serão destinados a projetos voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade brasileira e serão consideradas as propostas que visem mobilizar a sociedade em torno de alternativas para a superação das mais variadas formas de exclusões econômicas”.

Do total que as comunidades recolhem, 40% são enviados para o Fundo Ecumênico de Solidariedade, administrado por membros das Igrejas-membro do Conic. Os outros 60% têm aplicação local de acordo com as dioceses, sínodos e presbitérios, conforme a organização de cada Igreja do Conic.

As Igrejas que fazem parte do Conic são: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida.

CNBB

sexta-feira, 26 de março de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 26/03/2010



Jo 10,31-42 - Firmes na proposta de Jesus
Leitura Orante




Então eles tornaram a pegar pedras para matar Jesus. E ele disse:
- Eu fiz diante de vocês muitas coisas boas que o Pai me mandou fazer. Por causa de qual delas vocês querem me matar?
Eles responderam:
- Não é por causa de nenhuma coisa boa que queremos matá-lo, mas porque, ao dizer isso, você está blasfemando contra Deus. Pois você, que é apenas um ser humano, está se fazendo de Deus.
Então Jesus afirmou:
- Na Lei de vocês está escrito que Deus disse: "Vocês são deuses." Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade, e sabemos que, de fato, Deus chamou de deuses aqueles que receberam a sua mensagem. Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele? Se não faço o que o meu Pai manda, não creiam em mim. Mas, se eu faço, e vocês não crêem em mim, então creiam pelo menos nas coisas que faço. E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai.
A essa altura tentaram novamente prendê-lo, mas Jesus escapou das mãos deles.
Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão, foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo:
- João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade.
E naquele lugar muita gente creu em Jesus. 


Comentário do Evangelho

Encerram os embates entre Jesus e os judeus

Este episódio encerra os embates entre Jesus e os judeus, com uma ruptura. Os judeus já não se preocupam mais em condenar Jesus pelas frequentes violações da Lei com suas boas obras. A condenação maior, agora, decorre da declaração de Jesus de ser Filho de Deus. Para eles Jesus merece ser apedrejado. Não está de acordo com sua Lei. É o que acontece com todo aquele que vê Deus como legislador poderoso, com sua elite protegida, e não vê o Deus todo amoroso e misericordioso, acolhedor dos pobres e oprimidos. Jesus dirige-se aos judeus referindo-se à "vossa Lei". Não a reconhece como sua Lei. Então retira-se para o outro lado do Jordão, em território gentílico. Aí muitos passam a crer nele.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

quarta-feira, 24 de março de 2010

QUER COMENTAR?

Cuidados com as manchas

Na guerra contra as manchas que teimam em invadir a virilha, axilas e a região interna das coxas, a mulherada recorre a centenas de receitinhas caseiras e acaba muitas vezes piorando a situação.

Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as inimigas mortais dos biquínis e decotes. O que pouca gente sabe é que estas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras.

"Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros", explica a dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira.

A seguir, a especialista explica por que as manchas nestas regiões ficam mais acentuadas e aponta as soluções para clarear a pele que escureceu.  

Manchas

Por que a pele escurece nestas regiões?

As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele.

"Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura", explica Solange.

Segundo a dermatologista, os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras.

Fonte: minhavida.com

terça-feira, 23 de março de 2010

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 23/03/2010



Jo 8,21-30 - Quem é Jesus para mim?
Leitura Orante





Jesus disse outra vez:
- Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir.
Os líderes judeus disseram:
- Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se matar?
Jesus continuou:
- Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que "EU SOU QUEM SOU".
- Quem é você? - perguntaram a Jesus.
Ele respondeu:
- Desde o começo eu disse quem sou. Existem muitas coisas a respeito de vocês das quais eu preciso falar e as quais eu preciso julgar. Porém quem me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo somente o que ele me disse.
Eles não entenderam que ele estava falando a respeito do Pai. Por isso Jesus disse:
- Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que "EU SOU QUEM SOU". E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada.
Quando Jesus disse isso, muitos creram nele. 

Comentário do Evangelho

Jesus falava de Deus como seu Pai

Jesus encontra-se em Jerusalém, por ocasião da festa das Tendas, e, indo ao Templo ensinava as multidões de peregrinos que para aí acorriam, suscitando a ira dos chefes religiosos de Israel, pois Jesus falava de Deus como seu Pai. Nesta fala de Jesus, é repetida por três vezes a afirmação: "morrereis nos vossos pecados". Para os chefes religiosos do Templo e das sinagogas, o pecado era qualquer falta contra as inúmeras observâncias rescritas
pela Lei de sua tradição. O povo humilde e trabalhador incorria frequentemente nestas faltas e era qualificado de "pecador". Jesus vem libertar este povo desta discriminação e desta exclusão. Porém, os chefes religiosos que "inventaram" este pecado, fixados na Lei, rejeitam Jesus e a vida que ele vem comunicar a quem nele crê.

Autor: José Raimundo Oliva

Fonte: paulinas.org 

segunda-feira, 22 de março de 2010

ISSO SIM É FELICIDADE !!

 
Imaginem uma vida sem axé, sem forró lixo, sem BBB, sem novelas, sem machetes de celebridades futéis, políticos, jornais inescropulosos et cetera e tal? FELIZ É O CAMARÃO !!!!
 
 
A Nasa fez a prospecção e enfiou uma mini-câmera a 200 metros abaixo da camada do gelo polar.

Os cientistas estavam certos de que não era possível encontrar um ser vivo, suportando temperaturas de 60 graus negativos.

Encontraram uma espécie de camarão que vive nas profundezas do gelo.

Fonte: Fator RH


FRASES



A vida é muito importante para ser levada a sério.

Oh não !!!!



Ainda bem que no Grupo Luz do Mundo ninguém aprecia refrigerante... De toda forma, vejam o alerta deste estudo que deu em o O Globo:

Um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que os refrigerantes podem ser tão ruins para o fígado quanto as bebidas alcoolicas.

O vilão é o xarope de frutose de milho, presente em quase todas as bebidas açucaradas, e que consumido em excesso pode causar danos ou fibroses no órgão.

O consumo regular de refrigerantes também pode aumentar a gordura no fígado, problema comum em pessoas que abusam dos drinques com frequência.

O estudo, coordenado pelo professor Manal Abdelmalek, professor de gastroenterologia e hepatologia da universidade, avaliou 427 adultos com esteatose hepática não alcoólica.

O resultado mostrou que quem bebia mais refrigerantes no dia a dia tinha mais cicatrizes e fibroses no fígado.

A esteatose hepática não alcoólica atinge cerca de 30% dos adultos no Ocidente.

O quadro é caracterizado pelo acúmulo de células gordurosas no fígado, que podem causar inflamação e fibroses.
O dano é similar ao causado pelo consumo pesado de alcool.

- Infelizmente, ainda não há um tratamento definido para quem tem este tipo de gordura no fígado. O que podemos fazer é descobrir o que causa o problema e sugerir mudanças de hábitos. Baixar o consumo de refrigerantes é uma importante medida para proteger o fígado - afirma Abdelmalek.

O consumo de xarope de frutose está associado ao aumento da obesidade em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.

A substância passou a ser usada na indústria alimentícia na década de 1970, quando descobriram que ela poderia ser uma alternativa mais barata ao açúcar.

SAÚDE PÚBLICA !!

 
 
Começa nesta segunda-feira (22/3) mais uma etapa de vacinação contra a influenza A (H1N1) — gripe suína.

Até o próximo dia 2 de abril, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos e doentes crônicos (doença cardíaca, respiratória, hepática, renal, sanguínea, diabetes, imunodepressão ou obesidade mórbida) poderão ser imunizados gratuitamente contra a doença.

A vacinação acontecerá nos postos de saúde e hospitais.

Outros grupos ainda serão vacinados contra a Gripe A.

Para a população de 20 a 29 anos de idade, o período de vacinação vai de 5 a 23 de abril. Já a partir do dia 24 de abril começam a ser vacinados idosos com 60 anos ou mais.

Por último, serão vacinados homens e mulheres na faixa etária entre 30 e 39 anos, no período de 10 a 21 de maio. 


EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 22/03/2010



"Quem me segue" - "ir atrás de Jesus"
Leitura Orante


Jo 8,12-20



De novo Jesus começou a falar com eles e disse:
- Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
Os fariseus disseram a Jesus:
- Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor.
Jesus respondeu:
- Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou. Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. E, se eu julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque não julgo sozinho, pois o Pai, que me enviou, está comigo. Na Lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho a meu respeito.
- Onde está o seu pai? - perguntaram.
Jesus respondeu:
- Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.
Jesus disse essas coisas quando estava ensinando no pátio do Templo, perto da caixa das ofertas. Ninguém o prendeu porque ainda não tinha chegado a sua hora. 

Comentário do Evangelho

O testemunho de Jesus é o testemunho do Pai

Nesta narrativa, João apresenta o auge do conflito de Jesus com os fariseus, em um diálogo com acentuada agressividade. Nesta festa das Tendas, durante a qual Jesus estava presente, eram acendidas grandes lanternas: a luz simbolizava a era messiânica, na qual não haveria mais distinção entre o dia e a noite (Zc 14,6-8). Jesus identifica-se com esta luz que vem para todo o mundo e não apenas para Israel. O testemunho de Jesus, que é o testemunho do Pai, é contestado pelos fariseus, apegados ao Templo e seu tesouro. Segue-se um diálogo agressivo, com o mesmo tema do diálogo amistoso entre Jesus e Filipe, que ocorrerá após a última ceia (14,8-9): quem conhece Jesus conhece o Pai, o que escandalizava os judeus.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

sexta-feira, 19 de março de 2010

Hospital da Mulher comemora 1 ano de funcionamento

Estava eu a ler um jornal quando me deparei com a seguinte matéria.

"A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde organiza na próxima semana uma programação comemorativa do 1º aniversário do Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais. O evento acontecerá no período 08 à 12 de março, nas dependências físicas da instituição.

Durante toda a semana serão realizadas diversas atividades voltadas para a comunidade e funcionários da maternidade. Dentre as atrações estão às apresentações de vídeos institucionais, rodas de conversas com ex-parturientes, apresentação de grupos teatrais e campanhas para triagem sorológica de exame anti-HIV.

Nesse 1 ano de funcionamento a maternidade já realizou 10.533 atendimentos, 412 curetagens, 34 drenagem, 22.042 exames laboratoriais, 1.423 partos normais e 3.698 ultrassonografias.

Por enquanto a maternidade ainda não dispõe de parto Cesário, no entanto o parto normal humanizado realizado na instituição tem sido uma referência em experiências fora do estado".

Fonte: RN notícias

Isto é incrível!  minhas vizinhas tentam consultas e ate hoje nada. Vou avisá-las que nesta semana pode dar certo.

Dia de São José



 
 
Uma homenagem ao nosso Glorioso S. José como a todos os homens que na vida tentam imitar a sua santidade de vida.

Prefeitura do Natal abre concurso para professores

A Prefeitura do Natal lançou o edital para o concurso da rede municipal de educação. Ao todo, serão ofertadas 139 vagas, com convocação imediata pela Secretaria Municipal de Educação. As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas no período entre os dias 29 de março e 13 de abril, pela internet, no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br e na Microlins Lagoa Nova, situada à Avenida Prudente de Morais, nº 3446.

As provas serão aplicadas no dia 16 de maio, com a previsão para divulgação do resultado final fixada em 30 de junho. As 139 vagas são para os cargos de Professor N-1 (graduação) e N-2 (curso de especialização na área de conhecimento para qual se inscreveu ou área correlata), estão distribuídas entre Educação Física, Língua Inglesa, Artes, Matemática, Ensino Religioso e Libras, tanto para intérprete como para tradutor.
Continue lendo aqui.

EVANGELHO DO DIA

Ano C - Dia: 19/03/2010



Mt 1,16.18-21.24 - O justo José
Leitura orante



Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias. O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. 


Comentário do Evangelho

O nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus é precedido do anúncio do anjo em Mateus e em Lucas. Em Lucas o anúncio é feito a Maria. Em Mateus o anjo do Senhor aparece em sonho a José "filho de Davi". Através de José, Mateus tem a intenção teológica de demonstrar a origem davídica de Jesus, e assim elabora a genealogia com a qual abre seu Evangelho. Jesus é o Messias (Cristo) dos judeo-cristãos para quem Mateus escreve. Temos aqui uma tipologia: o justo José é
o protótipo dos israelitas sinceros. Em Maria vemos as novas comunidades nas quais Jesus é gerado. Para aqueles israelitas surge a suspeita de infidelidade destas comunidades. A situação é esclarecida pelo anjo do Senhor: o novo que é gerado é obra de Deus. Os israelitas são convidados a aderirem às novas comunidades para receberem Jesus salvador.

Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org