Feriadão da semana santa para o cristão católico nada mais é do que o tempo de viver a nossa rica liturgia e com ela a lembrança da morte e ressurreição do nosso Deus que cumpriu a missão do Pai : Viver a radicalidade do amor sem temer a morte. Agradecemos, também na Semana Santa ,a prova que nossa vida tem sentido e merece ser vivida com esperança, pois o nosso Deus venceu a morte, ressucitou !
No entanto, muitos "cristãos" pegarão estradas, viajarão, participarão de festas e beberão muito! Não me assustará os números de mortos em nossas estradas em virtude da mistura volante e álcool neste feriadão.
No texto "Pileque precoce" de Frei Betto tem-se a seguinte revelação:
"No Brasil, a ingestão de bebidas alcoólicas é legalmente proibida a menores de 18 anos (nos EUA, 21 anos). A fiscalização pouco funciona e o Estado permite a publicidade de cerveja a qualquer hora em rádio e TV -concessões públicas- e o estímulo ao consumo precoce. Inclusive a utilização publicitária de pessoas famosas das áreas de entretenimento, artes e esportes, para suscitar em crianças e jovens reações miméticas de consumo de álcool."
"Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) informam que 42% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 12 anos já consumiram bebida alcoólica, e 10% dos jovens de 12 a 17 anos podem ser classificados como dependentes de álcool. "
Quem for viajar, se divertir (não deveria!), tenham muito cuidado com as estradas e, pelo amor que Deus tem pelos seus filhos, não beba se for dirigir.
O texto de Frei Betto na íntegra, clique aqui.
Luiz Teixeira.