sábado, 24 de dezembro de 2011

AO FIM DE UMA ESPERA...

Última dia do Advento: Estamos encerrando o tempo de espera daquele que há de vir...
Que nós nos preparemos de corpo, alma e espírito para a chegada do Messias, o Deus conosco. Que ele esteja com todos nós até mesmo nos momentos em que esquecemos dele: que veio pra trazer contradição, vida e salvação. E como ele foi e É vamos ser luz entre as nações. Luz essa que ilumina, junta, aquece os corações...
Sejamos Sacrários vivos!!!
Que o seu coração seja um estábulo: simples, humilde, solidário!
Um ótimo Natal para todos.
"Juntos somos mais. Separados somos menos. Sozinhos somos nada! e com Deus somos tuuuuudoooo!!!! "


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Papa nomeia novo Arcebispo para Natal

Foto: José Bezerrao
Dom Jaime, nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Natal


O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, em conformidade com o Código de Direito Canônico, que recomenda que todo Bispo que complete 75 anos de idade deve apresentar renúncia ao cargo. Dom Matias completou 75 anos em 14 de abril de 2011, mês em que apresentou o pedido de renúncia.

O Santo Padre, Papa Bento XVI, nomeou o Bispo de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha, como o novo Arcebispo Metropolitano de Natal. A data da posse dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal.

A partir de hoje até o dia da posse, Dom Matias será administrador apostólico de Natal. Nas missas, na oração eucarística, os padres dirão: "pelo nosso administrador apostólico, Matias".

Dom Jaime Vieira Rocha é natural da Cidade de Tangará-RN, paróquia da Arquidiocese de Natal, onde nasceu em 30 de março de 1947, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha. Fez os estudos de Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP. É formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ. Também fez o curso de Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália.

Foi ordenado padre no dia 01 de fevereiro de 1975, em Natal-RN. Foi nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, em 29 de novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, pelo então Papa João Paulo II. Escolheu como lema: “Scio Cui Crediti” (Sei em quem acreditei). Dom Jaime governou a Diocese de Caicó por nove anos – de 1996 a 2005. Em 2005 foi transferido para a Diocese de Campina Grande-PB, onde permaneceu até agora.

No período de 1997 a 2003, Dom Jaime foi o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Bispo da Diocese de Campina Grande com o de Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira-PB. Atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, do Regional Nordeste 2; e membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Evangelho Do Dia

Ano B - Dia: 10/12/2011




                                                              Os discípulos ouviam e compreendiam o Mestre

                                                                                             Mt 17,10-13

Os discípulos perguntaram a Jesus: "Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?" Ele respondeu: "Sim, Elias vem; e porá tudo em ordem. E eu vos digo mais: Elias já veio, e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles." Então os discípulos compreenderam que ele lhes havia falado de João Batista.
Comentário do Evangelho
Jesus fala do Batista


No tempo de Jesus manifestavam-se expectativas messiânicas diferenciadas dentro do judaísmo. O messianismo mais antigo se estabelecia em torno da figura de Davi, e deixara profundas raízes entre o povo. A tradição apresentava Davi como rei ungido (messias ou cristo) poderoso que criara um grande império, alimentando com isto o orgulho nacionalista de Israel. Sob o jugo de outros impérios, sonhava-se, então, com um novo Davi. A tradição retinha também a figura de Moisés, libertador da opressão sob o Egito e legislador. Moisés reúne as características de profeta e messias libertador. E a figura carismática e popular de Elias, profeta do norte, entra também, tardiamente, nas expectativas messiânicas. Esta se baseia nos últimos versículos do profeta Malaquias (3,22-23), de acordo com a interpretação de alguns grupos de escribas. Elias caracterizara-se pela denúncia do rei Acab com suas infidelidades e injustiças. As expectativas messiânicas populares em torno de Elias poderiam significar a insatisfação com o poder teocrático em vigor entre os judeus. Jesus reconhece em João Batista e nele próprio características comuns com Elias. Reconhece, particularmente, que o fim violento de João Batista será também o seu fim.


Autor: José Raimundo Oliva
Fonte: paulinas.org

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cosme na Paróquia Santa Maria Mãe

Cantor Cosme: "De traficante a evangelizador"

Motivada pela chegada dos 30 anos da Paróquia Santa Maria Mãe, a PASCOM em nome da Paróquia Santa Maria Mãe e de seus administradores (Pe. Silvio e Pe. Róbson), fiéis devotos de Santa Maria Mãe, convidou o cantor Cosme para realizar um show em nossa Paróquia, no próximo dia 2 de dezembro para abrir a celebração dos 30 anos da Paróquia. O convite foi aceito e muitas pessoas terão a oportunidade de assistir a esta grande catequese que “JOSÉ” passa cada vez que se apresenta.

Quem é COSME?

José COSME de Oliveira, exemplo vivo, milagre atual no que Deus manifesta, seu amor de Pai para com todas suas criaturas, nasceu no dia 20 de Agosto de 1960. De família muito pobre, seu pai era alcoólatra e sua mãe emigrante do interior de Rio de Janeiro para a capital.

Cosme tem 12 irmãos, ele é o 7º. A fome era amiga fiel desta família e também os maus tratos do pai com sua mãe e com seus irmãos.

Tentando esquecer a realidade cruel em casa e a fome, Cosme se inicia nas drogas. A princípio só maconha, mais tarde também cocaína. Para pagar o vício vira traficante e é chamado de “Caveirinha de Clodovil”. Dirige o tráfico nas favelas de Parada de Lucas, Vigário Geral e Divinéia. Ajudou a formar o conhecido grupo “Comando Vermelho” e assim teve participação em mortes, tiroteios, furtos, abusos sexuais... Nos conta que faturavam R$ 30.000,00 por mês e que tinha carros, motos e algumas casas.

Aos 19 anos aconteceu um fato que marcou a vida de nosso irmão: fugindo da policia se jogou num esgoto e seus colegas o deixaram para trás. Lá passou sete horas e quase morreu afogado na imundície. Sem dúvida, Deus estava já avisando o que poderia acontecer se continuasse por este caminho.

(ver matéria completa no site: www.paroquiasantamariamae.org.br)

Fonte: Site da Paróquia Santa Maria Mãe

domingo, 27 de novembro de 2011

Festa de Santa Maria Mãe

A nossa paróquia se prepara para celebrar mais uma vez a festa de nossa padroeira SANTA MARIA MÃE, que este ano tem como tema: Maria, mãe do verbo de Deus.

As comemorações acontecerão de 26 de novembro a 04 de Dezembro, na igreja Matriz localizada na Av. Florianópolis, s/n, no Conjunto Santa Catarina. Entre algumas novidades desse ano, são as atrações culturais/socias que acontecerá todas as noites, a realização do festival de música dentro da programação da festa, a participação do cantor Carioca Cosme e a presença do nosso Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal D. Heitor de Araújo Sales, o qual presidirá a missa de encerramento. Abaixo segue toda a programação.



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Programação da festa

Novenário de Santa Maria Mãe – 2011.



25/11 – sexta-feira – Pe. Julio César Souza Cavalcante

18h30 – caminhada partindo da capela de São João Evangelista

19h20 – Hasteamento da Bandeira

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros : comunidade de São João Evangelista e movimentos mariano (Legião de Maria, terço dos homens, terço da família, mov. Mãe Peregrina)

Social: Pau e Lata, teatro de mamulengo e noite da MPB


26/11 – sábado – Pe. Joaquim Ataíde de Araújo

12h00 - Ofício de Nossa Senhora

19h30 -19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros: Sagrado coração de Jesus, Pastoral da Sobriedade, pastoral da saúde, hospitais.

Social: Divino Samba


27/11 – domingo – Frei. XAVIER

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros: Santa Maria Mãe, Pastoral da acolhida, liturgia, coroinhas, música e MESC.

Social: Festival de música


28/011 – segunda-feira – Pe. Tiago Theisen

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros: Santa Cruz, Apostolado da oração.

Social: Coral do Hospital Giselda Trigueiro e Orquestra Sinfônica da FUNCARTE


29/11 – terça-feira – Pe. Adriano Henrique da Costa

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros : Santa Luzia(panorama), RCC, Oficina de oração e vida.

Social: Circo e Grupo de dança do SESC

30/11 – quarta-feira – Pe. Humberto Luiz de Negreiro

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros : São Marcos, pastoral do Dízimo , PASCOM.

Social: Nova Mensagem, Educadores e teatro de trânsito


01/12 – quinta-feira – Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros: São José, pastoral missionária, comerciantes e escolas.

Social: Chapéu de Paia


02/12 – sexta-feira – Pe. Inácio Henrique de Araújo Teixeira

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros: Santa Luzia (Igapó) - ECC, pastoral familiar, pastoral do matrimônio (pré e pós).

Social: Cosme e Banda


03/12 – sábado – Dom. Matias Patrício de Macedo

12h00 Ofício de Nossa Senhora

09h – Missa dos idosos

19h30 – Liturgia Eucarística

Noiteiros: Divino Espírito Santo (Igapó), Catequese (Batismo, crisma, eucaristia) Pastoral da juventude.

Social: Banda Leão de Judá


04/12 – domingo – Dom. Heitor de Araújo Sales

12h00 – pipocaço

16h30 – Celebração Eucarística

17h30m Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento

Convite

A comunidade CJC (Comunidade de Jovens Cristãos), da paróquia de Santa Luzia está realizando em nosso zonal a 9ª taça CJC de Futsal, que acontece de 14 a 19 de Novembro no Ginásio Nélio Dias.

O evento tem como objetivo confraternizar os grupos, pastorais e movimentos que fazem parte das paróquias de Santa Luzia, São João Bosco, Santa Maria Mãe, Santo Antônio de Pádua e Santa’ana, através da prática do esporte.

A paróquia de Santa Maria Mãe está sendo representado por dois grupos: o pedra Angular (Santa Catarina) e Mensageiros da Paz (Igapó). Quem desejar prestigiar o evento, a entrada custa apenas 1 kg de alimento não perecível e no último dia além da entrega dos prêmios, terá um momento de confraternização entre os participantes. Durante a semana o torneio inicia-se todas as noites às 19h30min e no sábado começará a partir das 13h.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A-Natal em Família 2011

A novena de Natal mais uma vez vem ajudar os discípulos missionários de Jesus a celebrar o Advento do Senhor, com linguagem fácil e forte conteúdo bíblico. Na certeza de que, Natal feliz é Natal em Família, vamos nos preparar bem para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 12/11/2011


Deus fará justiça aos que gritam por ele
Lc 18,1-8
Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: "Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: 'Faze-me justiça contra o meu adversário!' Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: 'Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!'" E o Senhor acrescentou: "Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?"  
 
comentário do evangelho 
 Deus fará justiça
Lucas, em seu evangelho, revela um interesse especial em três temas: a misericórdia de Deus, o escândalo da divisão da sociedade em ricos e pobres, e a importância da oração. A singela parábola de hoje é expressiva em mostrar a capacidade da oração em transformar os corações. Aquele juiz não temia a Deus e não respeitava ninguém. Porém a grande insistência da viúva, que procurava por justiça, fez com que ele se incomodasse e até a temesse, resolvendo assim atende-la. Com maior razão Deus fará justiça àqueles que dia e noite oram por ele. E Deus não tarda. Já está presente na pessoa de seu Filho e do Espírito Santo. Já comunica a vida nova a seus discípulos reunidos em comunidade e em oração e infunde-lhes o amor, esperança, e entusiasmo, para se empenharem na construção de um mundo novo de partilha, fraternidade e paz.  
Autor:José Raimundo Oliva
fonte: paulinas.org

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pegadas na areia

Um dia eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e no céu passavam cenas da minha vida. Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difícies e angustiantes da minha vida.

Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao meu Senhor: Senhor, tu não me disseste que, tendo eu resolvido te seguir, tu andarias sempre comigo, em todo o caminho?
Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia.

Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
Meu querido filho. Jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços. 

Autor: José spera