sexta-feira, 20 de abril de 2012
programação da festa do padroeiro
FESTA DO PADROEIRO SÃO MARCOS
PERÍODO:
De 25 a
29 de Abril de 2012
TEMA: No ano Jubilar São Marcos nos mostra quem é Jesus
25/04/12
(Quarta-feira)
- Santa Missa: 19h30min
- Celebrante: Pe. Aerton
- Tema: E ouviu-se dos céus uma voz: “Tu és o meu filho muito amado, em ti ponho minha afeição”. (Mc 1,11)
- Noiteiros: Apostolado, Legião, Mãe Rainha e setor verde
26/04/12
(Quinta-feira)
- Santa Missa: 19h30min
- Celebrante: Pe. Tiago
- Tema: Jesus prova seu poder e sua missão por meios de milagres. (Mc 1,31; 4,41; 14,62; 13,32)
- Noiteiros: Acolhida, Liturgia, Ministros e Setor Rosa
- social: Show de MPB
27/04/12
(sexta-feira)
- Santa Missa: 19h30min
- Celebrante: Pe. Júlio César
- Tema: Sua missão e testemunho: Era necessário que cristo sofresse para resgatar os homens. (Mc 9,22; 10,45; 14,21.24)
- Noiteiros: Acólito, Dízimo, RCC e sotores cinza e laranja
- social: Bingo e show com forró Pé de Serra
28/04/12
(Sábado)
- Santa Missa: 19h30min
- Celebrante: Pe. Humberto
- Noiteiros: Catequese, Juventude, Música e setores azul e amarelo.
- Tema: O sentido para que veio e o reconhecimento: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. (Mc 15,39; 16,15-16)
- social: Bingo e show com pe. Humberto
29/04/12
(Domingo)
- Santa Missa: 09h00min
- Celebrante: Dom Matias
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Missa da Ceia do Senhor
Imaginemos que você soubesse que iria morrer em breve e tem a oportunidade de dizer aos seus amigos e familiares suas últimas palavras, aquilo que está no seu coração. A única coisa que lhe resta é deixar o seu testamento e suas últimas palavras. Foi o que Jesus fez nesta noite. Reunido com seus amigos, seus discípulos, deixou suas últimas palavras, realizou seus últimos gestos junto com eles, transmitiu-lhes seus sentimentos, seu testamento. Na quinta feira, na sua última ceia, uma ceia pascal, o Senhor deixou três presentes a sua Igreja: a Eucaristia, o Sacerdócio e a Caridade fraterna.
A Eucaristia é a
memória do amor. Ao dizer “Fazei isto em memória de mim”, Jesus
instituiu o Sacramento da Eucaristia. Obedecendo a ordem de Jesus, a
Igreja torna perpétua a presença da vida de Cristo entregue ao mundo
quando celebra a Santa Missa. Apesar das mudanças na forma da Missa ao
longo dos séculos e dos diversos ritos litúrgicos, desde as origens, a
Igreja continua repetindo o gesto de Jesus mantendo a sua essência.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
ARQUIDIOCESE DE NATAL
PARÓQUIA DE SANTA MARIA MÃE
QUINTA-FEIRA SANTA – DIA 05/04/12
08h – Missa na catedral – Missa dos Santos óleos
16h30 - Santa Luzia - Panorama
18h – São João Evangelista - Soledade
19h30 – Matriz – Santa Catarina
16h30 – São José – Km 8
18h – Espírito Santo – Panatis 1
19h30 – São Marcos - Panatis 2
SEXTA-FEIRA SANTA – 06/04/12
16h30 – Matriz, Santa Luzia no Panorama, São João Soledade I, e Sagrado Coração de Jesus irão para o Colégio Santa Catarina ao lado da Igreja Matriz
16h – São Marcos no Panatis, São José no Km 08, Espirito Santo e Santa Luzia no Igapó, irão Para o Colégio Degraus do Saber próxima a Capela de Santa Luzia.
SÁBADO SANTO – 07/04/12
18h – Missa Santa Luzia - Panorama
20h30 – Missa São J. Evangelista - Soledade I
22h30 – Matriz – Santa Catarina
18h – Missa São José - Km 08
20h30 – Missa Santa Luzia - Igapó
22h30 – Missa São Marcos - Panatis
DOMINGO DE PÁSCOA – 08/04/12
16h30 - Santa Luzia Panorama
18h – São João Evangelista
19h30 – Matriz
16h30 – São José
18h – Espírito Santo
19h30 – São Marcos
Ele está no meio de nós!
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo (SP)
Arcebispo de São Paulo (SP)
Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, aleluia! Ressuscitou verdadeiramente e está no meio de nós, aleluia!
A Páscoa é a festa mais importante do Cristianismo e da nossa Igreja; para chegar a ela, preparamo-nos durante quarenta dias e celebramos o solene Tríduo Pascal. Agora chegamos ao Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor e ainda continuamos ainda a celebrar durante oito dias, como se fosse um só grande dia de festa! De fato, a Páscoa tem um significado imenso para nós!
Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem, foi condenado à morte de modo injusto pela maldade dos homens; mas Ele entregou sua vida sobre a cruz por amor a todos nós, manifestando o amor infinito de Deus por nós. Ele mesmo ensinou que “ninguém tem maior amor, do que aquele que entrega a vida pelos amigos”. Ele mesmo fez isso. E Deus não o deixou em poder da morte, mas fez o seu Cristo levantar-se novamente do pó da morte e aparecer vivo aos seus discípulos, para continuar a ser seu Mestre e Senhor. E as pessoas concluíam: Deus estava realmente com Ele!
Cristo ressuscitado entregou o dom do Espírito Santo à Igreja, Comunidade dos discípulos, para que eles perpetuassem sua missão “até o fim dos tempos”. E prometeu estar sempre com ela. Por isso, nós proclamamos com fé: “Ele está no meio de nós!”. Sim, Ele está presente onde os cristãos estão reunidos em seu nome e realizam obras em seu nome; está na Palavra do Evangelho e da Igreja, que fala em seu nome; está presente na Eucaristia e nos demais Sacramentos; presente está no irmão, especialmente naquele que sofre. Está presente na vida de cada um de nós e caminha conosco...
terça-feira, 3 de abril de 2012
Jesus tem gesto de carinho ao traidor
Ano B - Dia: 03/04/2012
Jesus tem gesto de carinho ao traidor
Jo 13,21-33.36-38
Depois de dizer isso, Jesus ficou muito aflito e declarou abertamente aos discípulos: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês vai me trair. Então eles olharam uns para os outros, sem saber de quem ele estava falando. Ao lado de Jesus estava sentado um deles, a quem Jesus amava. Simão Pedro fez um sinal para ele e disse: - Pergunte de quem o Mestre está falando. Então aquele discípulo chegou mais perto de Jesus e perguntou:- Senhor, quem é ele? - É aquele a quem vou dar um pedaço de pão passado no molho! - respondeu Jesus. Em seguida pegou um pedaço de pão, passou no molho e deu a Judas, filho de Simão Iscariotes. E assim que Judas recebeu o pão, Satanás entrou nele. Então Jesus disse a Judas: - O que você vai fazer faça logo! Nenhum dos que estavam à mesa entendeu por que Jesus disse isso. Como era Judas que tomava conta da bolsa do dinheiro, alguns pensaram que Jesus tinha mandado que ele comprasse alguma coisa para a festa ou desse alguma ajuda aos pobres. Judas recebeu o pão e saiu logo. E era noite. Quando Judas saiu, Jesus disse: - Agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus.2E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo. Meus filhos, não vou ficar com vocês por muito tempo. Vocês vão me procurar, mas eu digo agora o que já disse aos líderes judeus: vocês não podem ir para onde eu vou. Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos. Simão Pedro perguntou a Jesus: - Senhor, para onde é que o senhor vai? Jesus respondeu: - Você não pode ir agora para onde eu vou. Um dia você poderá me seguir! Pedro tornou a perguntar: - Senhor, por que eu não posso segui-lo agora? Eu estou pronto para morrer pelo senhor!
- Está mesmo? - perguntou Jesus. - Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.
- Está mesmo? - perguntou Jesus. - Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.
Comentario do evangelho
O dom do amor de Jesus
O evangelho de João apresenta um longo discurso de Jesus, após ter lavado os pés dos discípulos. A sentença de morte contra ele já estava decretada pelo Sinédrio. Agora é um do círculo íntimo de Jesus que fará a traição fatal. Jesus ainda acena com um gesto acolhedor dando-lhe um pedaço de pão molhado. É em vão. Judas retira-se.
Jesus fala da sua morte como sendo a sua glorificação. Esta glorificação, tema característico do evangelho de João, é o dom de amor de Jesus, até o fim, sem recuar diante das ameaças de morte que pairavam sobre ele. É a manifestação e comunicação de sua divindade e de sua eternidade, transformando a humanidade. É em comunhão com sua vida e com seu amor que nos tornamos eternos.
Jesus fala da sua morte como sendo a sua glorificação. Esta glorificação, tema característico do evangelho de João, é o dom de amor de Jesus, até o fim, sem recuar diante das ameaças de morte que pairavam sobre ele. É a manifestação e comunicação de sua divindade e de sua eternidade, transformando a humanidade. É em comunhão com sua vida e com seu amor que nos tornamos eternos.
Autor: José Raimundo oliva
Fonte: paulinas.org
Assinar:
Postagens (Atom)