sábado, 14 de junho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 14/06/2008


Os juramentos

Mt 5,33-37

- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer." Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.


Comentário do Evangelho

A doutrina dos fariseus

No Sermão da Montanha, relatado por Mateus, Jesus põe-se a falar e ensinar as multidões e os discípulos. O sermão termina com a observação de que Jesus "ensinava com autoridade e não como os escribas". Com seu texto, Mateus visa confirmar suas comunidades, predominantemente formadas por judeu-cristãos, na fé em Jesus. É Jesus que ensina com autoridade e não os escribas. A parte inicial do sermão destaca que o cumprimento da Lei e dos Profetas se dá na novidade de Jesus em relação à Lei antiga. Mateus apresenta seis contraposições entre a doutrina dos fariseus e a novidade anunciada por Jesus. A novidade de Jesus é enfatizada pela repetição em cada contraposição: "Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu porém vos digo"...
O recurso ao juramento indicava que era comum a falsidade e a dissimulação no convívio social de Israel. A necessidade de jurar significa que, comumente, não há confiança na palavra pronunciada. Jesus propõe a seus discípulos uma nova atitude de vida, um novo relacionamento comunitário fundado na sinceridade. O juramento é desnecessário onde tudo se faz com sinceridade de coração, com amor e respeito ao irmão e a Deus.

Oração

Pai, seja o meu sim, sim, e o meu não, não, de forma que o maligno não contamine o meu coração com a mentira, levando-me a ser falso no relacionamento com meu próximo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Amém..quantas vezes somos falhos...

Mas o Senhor na sua infinita misericória nos dá sua mão e novamente nos conduz ao bom caminho.


Que possamos fazer jus a este chamado.