quarta-feira, 23 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 24/07/2008



Por que Jesus usava parábolas

Mt 13,10-17

Então os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Por que é que o senhor usa parábolas para falar com essas pessoas?
Jesus respondeu:
- A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não. Pois quem tem receberá mais, para que tenha mais ainda. Mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que eu uso parábolas para falar com essas pessoas. Porque elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem. E assim acontece com essas pessoas o que disse o profeta Isaías:

"Vocês ouvirão, mas não entenderão;
olharão, mas não enxergarão nada.
Pois a mente deste povo está fechada:
Eles taparam os ouvidos
e fecharam os olhos.
Se eles não tivessem feito isso,
os seus olhos poderiam ver,
e os seus ouvidos poderiam ouvir;
a sua mente poderia entender,
e eles voltariam para mim,
e eu os curaria! - disse Deus."

Jesus continuou, dizendo:
- Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Comentário do Evangelho

Jesus fala em parábolas

Esta explicação sobre o porquê a fala em parábolas também está no evangelho de Marcos (Mc 4,10-12). Mateus amplia o texto, com a citação mais longa de Isaías (6,9-10) e inserindo duas sentenças. A primeira sentença "a quem tem será dado... a quem não tem será tirado...", típica de uma sociedade de privilegiados, é inserida, ao todo, cinco vezes nos evangelhos sinóticos. Estes textos, com teor bastante excludente, parecem ser uma elaboração tardia das comunidades ainda marcadas pela ideologia seletiva do Primeiro Testamento. Em conclusão Mateus apresenta a proclamação da bem-aventurança dos olhos que vêm e dos ouvidos que ouvem. É um abrangente convite de Jesus que veio para conquistar todos pelo amor, sem exclusões.

Nenhum comentário: