terça-feira, 29 de julho de 2008

EVANGELHO DO DIA

Ano A - Dia: 30/07/2008



O tesouro escondido

Mt 13,44-46

- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.

Comentário do Evangelho

Parábolas

Além das sete parábolas agrupadas neste capítulo 13, Mateus apresenta mais oito parábolas bem caracterizadas. Deste total de quinze parábolas, oito são exclusivas de Mateus, entre as quais encontram-se as duas curtas parábolas de hoje. Em nove parábolas encontramos uma característica, também exclusiva, de Mateus que é iniciá-las com a expressão: "O Reino dos Céus é como...".
Nas duas parábolas de hoje, alguém descobre algo de muito valor e vende tudo para comprá-lo. Na primeira parábola trata-se do homem que acha o tesouro escondido em um campo. Na segunda, trata-se de um negociante que acha uma pérola de grande valor, posta à venda. Nos dois casos o grande valor dos objetos encontrados é desconhecido dos respectivos proprietários: o tesouro no campo, sem que o dono o perceba, e a pérola cujo valor o vendedor desconhece. A ambição da riqueza e o ardil usado pelos personagens principais não são edificantes. Porém, a mensagem principal é que existe um bem maior do que qualquer riqueza deste mundo.
Mais do que o tesouro encontrado no campo ou a pérola, a descoberta do Reino dos Céus nos enche de alegria e nos move a abandonar tudo para priorizar os valores deste Reino, fazendo-nos disponíveis para o serviço ao nosso próximo mais necessitado, em comunhão com Jesus e o Pai.

Nenhum comentário: