domingo, 6 de julho de 2008

MOMENTO DE SENTIMENTO


Esses dias eu estava pensando naquelas pessoas que gostam de tratar as outras pessoas com ignorância, como se não existisse educação para dizermos o que quisermos a alguém desde que não seja com palavra de baixo calão. Lembrei de uma cena que presenciei aonde a menina destratou o namorado só porque o cara atrasou no horário que marcou com ela na saída do trabalho. Foi muito feio da parte da garota. Meia hora depois ela se arrependeu do que havia feito, mas não teve a humildade de pedir desculpas a ele pelo erro que ela cometeu...

Eu fiquei pensando comigo: porque as pessoas gostam tanto de humilhar as outras de uma forma tão cruel? Geralmente, é gente que acredita que a tal pessoa (vítima), é propriedade sua. Mas isso não é verdade. Ou pelo menos não deveria ser. Todo ser humano tem livre arbítrio para que possa viver a sua vida do jeito que entender. No entanto, muita gente parece gostar de ser tratada de uma forma tão passiva que chega a dar medo. Eu acho isso errado. Eu acredito que todos nós temos a capacidade de responder pelos nossos atos. E não permitir, absolutamente, que alguém mande em nós. Quando isso acontece num relacionamento, há algo ta errado. Antes eu não conseguia enxergar esse lado. E muitas vezes, sofri por isso. Mas agora, depois de um longo tempo convivendo com a solidão, eu consigo ver que a vida tem vários lados e que o ser humano não deve ser tão submisso ao ponto de ser visto como um “cachorrinho” super obediente ao seu dono ou a sua dona. Todos nós temos o direito de sermos felizes. Ao mesmo tempo em que falo isso, também sou flexível no seguinte: se você é feliz sendo tratado com ordens pelo seu companheiro (a), então, não tenho nada a lhe dizer. Apenas lamentar por você gostar de ser assim.

Preste atenção numa coisa. O amor é um sentimento de vários significados e um dos significados é valorizar a si mesmo. Quem ama de verdade entende que é muito importante cuidar de si. Não me refiro apenas à aparência física, mas em todos os sentidos. Ser uma pessoa bonita não é apenas botar uma roupa bonita e sair por aí desfilando como se a rua fosse uma passarela. Na verdade é. Mas, ser bonito é estar bem consigo mesmo e demonstrar isso em sua educação, sua inteligência e sua humildade. É também ter coragem de pedir perdão quando cometer um erro e dizer que ama quando sentir em si esse sentimento.

Seja você com palavras, gestos, carinho e verdade. A sinceridade é tudo. Mas existem várias formas de ser sincero sem ferir tanto. Ser ignorante na hora da verdade, como aquela garota que eu presenciei, só piora as coisas. Humilhar os outros não é a forma correta de resolver um problema. Use o seu carisma, mesmo na hora mais difícil.

Boa sorte.


João do Amor

Nenhum comentário: