terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ANO NOVO, GOVERNANTES NOVOS !

Prefeitura Municipal de Natal/RN


O ano novo se avizinha e como ele uma mudança significativa: A assunção de novos líderes municipais, os novos PREFEITOS. Woden Madruga, colunista da TRIBUNA DO NORTE, oposicionista, nos ajuda a refletir sobre a nova realidade municipal que nos espera. O artigo é interessante de ser refletido, pois ouvir o outro lado é sempre importante. Confiram:

E houve a entrevista da prefeita eleita Micarla de Souza, ante-véspera do Dia do Natal, os shopingues lotados e os camelódromos do Alecrim também. Os jornais da manhã seguinte deram destaque, apesar do Papai Noel está na cabeça e nos bolsos de todos. Colunas e blogues seguiram o mesmo rumo e alguns até chamaram a atenção para determinadas concepções intelectuais, conceitos e frases de dona Micarla. Esta, por exemplo: “A Prefeitura de Natal ainda não tem uma missão definida. Vamos definir todos juntos numa missão e também a integração entre os novos auxiliares.”

Nada mais claro e objetivo. Achei perfeito o entendimento da nova prefeita. Claro, todos sabem que desde o capitão Rodrigues Colaço a Prefeitura de Natal ainda não tem missão definida. Teremos agora, a partir de primeiro de janeiro de 2009, quando os novos auxiliares municipais se integrarem nessa tal missão. Aliás, pelas próprias palavras da prefeita eleita a missão está mais ou menos engendrada, segundo seus avançados princípios de administração pública, de gestora da coisa pública, certamente fruto do “choque de gestão” que ela vem se exercitando em viagens a Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte.

Vejamos o que disse Micarla, mais adiante:

- Na minha administração eu vou cobrar a transversalidade.

Pronto. Está aí à chave do sucesso, a palavra mágica, o abre-te sésamo, o eureca: Transversalidade. Nada mais simples, nada mais claro. Um ovinho de Colombo, agora descoberto neste venturoso ninho municipal, anunciado pela futura prefeita: “Na minha administração vou cobrar a transversalidade”.

E o que danado é transversalidade? Cutuco Houaiss e o mestre, seguro e paciente, define: “Transversalidade, um substantivo feminino, é a qualidade ou característica do que é transversal”. E o que é transversal? O mestre responde:

- Transversal é adjetivo. Pode ser entendido como aquilo cujo sentido é oblíquo em relação à determinada referente. Mas, numa linguagem mais clara, mais didática, quer dizer aquilo que cruza, atravessa, passa por determinado referente, não necessariamente na oblíqua. Mais ou menos como Transverso: o que está situado no sentido oblíquo, atravessado, desviado.

Houaiss ainda cochicha: “Não esqueça que oblíquo, que significa inclinado ou o que não é nem direito ou reto, também pode ser malicioso, ardiloso, dissimulado. Se tiver alguma dúvida, pergunte a Capitu.”


Nenhum comentário: