terça-feira, 24 de março de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 24/03/2009



A cura de um paralítico
Jo 5,1-16

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama "Betezata". Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. [Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença.] Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
- Você quer ficar curado?
Ele respondeu:
- Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim.
Então Jesus disse:
- Levante-se, pegue a sua cama e ande!
No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado. Por isso os líderes judeus disseram a ele:
- Hoje é sábado, e a nossa Lei não permite que você carregue a sua cama neste dia.
Ele respondeu:
- O homem que me curou me disse: "Pegue a sua cama e ande."
Eles perguntaram:
- Quem é o homem que mandou você fazer isso?
Mas ele não sabia quem tinha sido, pois Jesus havia ido embora por causa da multidão que estava ali.
Mais tarde Jesus encontrou o homem no pátio do Templo e disse a ele:
- Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.
O homem saiu dali e foi dizer aos líderes judeus que quem o havia curado tinha sido Jesus. Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado.
Então Jesus disse a eles:
- O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.
E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus.

Comentário do Evangelho

Jesus é fonte de vida

Nestas últimas semanas da quaresma, a liturgia faz a leitura seqüencial do Evangelho de João. João narra cinco viagens de Jesus a Jerusalém, em ocasiões de festas do templo. Na leitura de hoje, temos a segunda viagem.
João faz um contraste entre esta festa religiosa e o grande número de doentes marginalizados reunidos em um setor rejeitado, a Porta das Ovelhas, por ser uma área de acesso de comerciantes estrangeiros. Jesus não está na festa, mas entre os marginalizados. Com a cura de um paralítico, Jesus revela ser a fonte do amor e da vida para todos, sem discriminações.Em contradição, os chefes religiosos promotores da festa religiosa perseguem-no por sua prática libertadora e amorosa.



Nenhum comentário: