terça-feira, 21 de abril de 2009

VIVER BEM!


O envelhecimento populacional é nos dias atuais um fenômeno no mundo todo. No Brasil, as projeções estatísticas da OMS indicam que entre 1950 e 2025 a população de idosos crescerá 16 vezes, contra cinco vezes da população mundial, tornando-se a sétima maior população de idosos do mundo.

E o grande desafio da sociedade atual é mantera qualidade de vida e a saúde em uma população em processo de envelhecimento.

Tribuna do Norte Assecom/RN

16/04/2008

A campanha nacional de vacinação do idoso deve atingir 80% da população do Rio Grande do Norte acima dos 60 anos. A meta do Governo do Estado é imunizar, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), quase 231 mil idosos entre os dias 26 de abril e 9 de maio.

Os objetivos da campanha de vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação da população acima dos 60 anos é a principal estratégia para reduzir a ocorrência de doenças respiratórias e mortes.

A campanha nacional é uma ação em conjunto do Ministério da Saúde, governos estaduais e municipais de todo o País. Para a nona edição, o governo federal assegurou investimentos da ordem de R$ 150 milhões e disponibilizará 18 milhões de doses de vacina contra a gripe; quatro milhões de doses da Dupla Adulto, que protege contra difteria e tétano; 250 mil doses contra pneumonia por pneumococo; e um milhão de doses contra a febre amarela.

O Brasil é um dos poucos países que oferece gratuitamente a vacina para pessoas com 60 anos ou mais. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999 e imunizaram milhões de pessoas em todo o País desde a primeira edição.

Nenhum comentário: