Higienização correta dos dentes pode evitar até metade das dores de cabeça
A saúde bucal interfere em todo o organismo, provocando doenças que, a princípio, parecem não ter relação alguma, mas quando diagnosticadas fazem todo o sentido. Dentistas alertam que a higienização correta e cuidados preventivos simples podem evitar mais da metade das “dores de cabeça”. Entre essas doenças estão enxaquecas frequentes e dores lombares, causadas pelo encaixe incorreto dos dentes, refletindo no rosto, pescoço e coluna.
O dentista Ricardo Lins Marques indica que as doenças mais comuns são de fácil controle, pois estão diretamente ligadas aos hábitos diários. Em primeiro lugar estão as cáries, sem restrição de idade. “São causadas por fatores simultâneos. Entre eles a má higienização dos dentes, presença de bactérias, saliva insuficiente e falta de flúor. A prevenção pode ser feita em casa mesmo, com medidas simples, como escovações após todas as refeições, uso de flúor diariamente e de fio dental”, explica.
Gengivites também lideram as consultas nas clínicas odontológicas. E por não apresentarem sintomas na fase inicial são, em sua maioria, diagnosticadas tardiamente. “A principal causa é o acúmulo de alimento, produzindo colônias de bactérias que formam áreas de inflamação e tártaro. Quando avançadas, apresentam sangramento, dor e mau hálito. Neste estágio, normalmente já existe perda da gengiva que segura o dente na boca, dores e sensibilidade, e pode levar à perda do dente”, conta Marques.
O ideal é manter a higiene bucal sempre em dia e visitar um dentista a cada seis meses, pois são nessas consultas que são descobertos hábitos e fatores mais facilmente alterados no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário