sábado, 18 de julho de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/07/2009


Jesus, servo escolhido de Deus

ANO SACERDOTAL
Mt 12,14-21


Então os fariseus que estavam ali saíram e começaram a fazer planos para matar Jesus. Quando Jesus soube disso, foi embora dali, e muita gente o seguiu. Ele curou todos os que estavam doentes e mandou que não contassem nada a ninguém a respeito dele. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: "Disse Deus: Aqui está o meu servo que escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração. Eu porei nele o meu Espírito, e ele anunciará o meu julgamento a todos os povos. Não discutirá, nem gritará, nem fará discursos nas ruas. Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa. E todos os povos vão pôr nele a sua esperança."



Comentário do Evangelho
O servo escolhido


Após um conflito com os fariseus na sinagoga deles, estes procuram uma maneira de matar Jesus. Sentem-se ameaçados em sua autoridade e poder, diante da ação de Jesus em vista da libertação do povo da opressão da sinagoga e da Lei, restaurando-lhe a dignidade. Sob a teocracia judaica, esta libertação é religiosa e social. Sabendo do propósito dos fariseus de matá-lo, Jesus refugia-se em outro lugar. Porém, as multidões o seguem e ele continua sua ação vivificante, curando a todos. Mateus escreve para uma comunidade de cristãos oriundos do judaísmo. Sua intenção é demonstrar que Jesus, a partir de sua atividade taumatúrgica, vem realizar as promessas proféticas das Escrituras. Reproduz, adaptando-o, um texto de Isaías: "Eis o meu servo, que escolhi..." (Is 42,1-4). Jesus, em comunhão com o Pai, no Espírito de amor, manso e humilde de coração, com absoluta firmeza anuncia o Reino de Deus, reino universal de direito, justiça e paz.

Fonte: Paulinas.org.br

Nenhum comentário: