quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 12/08/2009



Reconciliar e reconciliar-se

Leitura Orante



Mt 18,15-20

- Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: "Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas." Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu.
- E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.


Comentário do Evangelho

Manter a harmonia
na comunidade

Mateus apresenta orientações para manter a harmonia na comunidade através da correção fraterna. Há uma tendência de simplesmente excluir alguém considerado problemático. Conflitos, sensibilidades feridas e ofensas são comuns neste convívio. Contudo, deve-se procurar superá-los com a mudança de comportamento. A prática do perdão, na comunidade, se dá em três estágios: o diálogo entre os dois irmãos envolvidos, a ampliação do diálogo solicitando duas ou três testemunhas e, por fim, a questão debatida pela Igreja (comunidade). Estas orientações
podem inspirar uma prática do perdão e da reconciliação menos formal, mais livre, espontânea e verdadeira.
Parece discriminatória a rejeição conclusiva do coletor e do pagão. É estranha, uma vez que o empenho de Jesus era conviver com eles. Percebe-se também que Levi, o coletor de impostos, também chamado Mateus, não poderia ser identificado como o autor deste texto.

Fonte: paulinas.com

Nenhum comentário: