sábado, 3 de outubro de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 03/10/2009



A alegria da missão


Leitura orante


Lc 10,17-24


Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:
- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!
Jesus respondeu:
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.
Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. 
 
 
Comentário do Evangelho

A alegria de Jesus

Os setenta e dois haviam sido enviados por Jesus em missão na Samaria. Agora voltam em clima de alegria. Lucas cuida de realçar o sucesso da missão em contraposição às dificuldades das missões nas cidades de maior influência do judaísmo. Contudo, Jesus rejeita qualquer satisfação pela sensação de poder. O grande motivo de alegria é ter seus nomes escritos nos céus, isto é, estar em comunhão com Deus. As comunidades no seguimento de Jesus, mesmo sem exercer atos de poder, devem alegrar-se por sua fi delidade à vontade do Pai. Os poderosos, sábios e entendidos fecham-se a Deus. São os humildes, frágeis e pequeninos que se abrem a ele.  
 
Fonte: paulinas.org

Nenhum comentário: