terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Campanha de vacinação contra gripe suína começa em março

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta terça-feira, 26, a estratégia nacional de enfrentamento contra Influenza A (H1N1). A partir do dia 8 de março, o Ministério da Saúde iniciará uma campanha de imunização em grupos prioritários contra a gripe A.

Serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção à saúde, indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, pessoas de 20 a 29 anos e idosos que têm doenças crônicas.

Segundo o ministro, foram comprados 83 milhões de doses da vacina, ao custo de R$ 1 bilhão. Ele destacou que a estratégia brasileira tem como objetivo reduzir a incidência da gripe e de óbitos por grupos de risco.

Os 26 estados e o Distrito Federal receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. Caberá às Secretarias Estaduais de Saúde distribuir as vacinas aos municípios, obedecendo ao mesmo critério. As secretarias estaduais e municipais de Saúde vão definir conjuntamente os locais de vacinação.

A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. São 36 mil salas de vacina, nos 26 estados e no DF. As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.

A expectativa é imunizar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquirida pelo Ministério da Saúde será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de ampliar o público-alvo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus da gripe já está presente em 209 países.

Etapas da vacinação

A primeira fase da vacinação, de 8 a 19 de março, imunizará os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena

A segunda etapa, entre 22 de março e 2 de abril, abrangerá grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai de 5 a 23 de abril.

A quarta e última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos.



Fonte CN notícias

Nenhum comentário: