quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Comércio ilegal de celulares pode estar com os dias contados

O roubo de celulares é cada vez mais frequente no Brasil. Este tipo de crime alimenta o comércio ilegal. Para reduzir a circulação de aparelhos roubados, o Ministério da Justiça vai propor à Anatel uma mudança. A uniformização dos critérios para o bloqueio de celulares.

O professor Gúbio Barros Cardoso teve o celular furtado e passou pela maior "dor de cabeça". O ladrão além de ficar com o aparelho ainda utilizou o chip para fazer várias ligações.

Esses crimes são cada vez mais comuns no Brasil, representam 30% dos furtos de aparelhos eletrônicos no país. São mais de três milhões de celulares roubados.

Para reduzir a circulação desses aparelhos ilegais, o Ministério da Justiça irá propor à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a uniformização dos critérios para o bloqueio de telefones celulares.

Na prática, quem tiver o aparelho celular roubado ou furtado poderá pedir o bloqueio à operadora de telefonia em que é cadastrado, assim o aparelho se tornaria inútil nas mãos daqueles que se apropriarem indevidamente dele.

Esse bloqueio será feito pelo IMEI (International Mobile Equipment Identity), uma espécie de chassi que todo celular possui. 

Apesar dessas medidas, o Ministério da Justiça recomenda que em caso de perda, roubo ou furto, o proprietário do celular registre um boletim de ocorrência em qualquer delegacia do país.

Fonte: Canção nova

Nenhum comentário: