quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia Mundial das Comunicações movimentou igrejas em Natal

 
A utilização dos novos meios de comunicação em favor do anúncio da palavra de Deus é a razão da 44ª celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, realizada pela Igreja Católica. Durante três dias, as paróquias do mundo inteiro se basearam na mensagem do Papa Bento XVI, cujo tema foi "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra" para promover uma programação com várias atividades, como feira pastoral, shows, palestras, mesas redondas, exibição de filmes e a "missa da comunicação".


Igreja Santa Maria Mãe, na Zona Norte da cidade, preparou uma programação com diversas atividades no fim de semana Foto: Ana Amaral/DN/D. A Press.
De acordo com o assessor de imprensa da Arquidiocese de Natal, José Bezerra, existem hoje na cidade 80 paróquias, das quais metade delas possuem Pastoral da Comunicação (Pascom). "Essa mensagem aborda todo um mundo de informações e também os riscos que se tem com o avanço da tecnologia. O que a igreja levanta é a possibilidade de usar o grande potencial dos meios de comunicação para evangelizar e não usar somente em favor do mundo empresarial, para entretenimento, entre outras coisas. É uma maneira da igreja de fazer presente na sociedade. Na Arquidiocese de Natal usamos várias mídias, entre elas rádio, site e twitter. É dessa maneira que mostramos o rosto da igreja", disse.

 
 
 
Fonte: Diário de Natal
 
Em nível arquidiocesano, a Pascom promoveu uma mesa redonda, na última sexta-feira, no auditório da Livraria Paulinas, situada na Av. João Pessoa, no centro de Natal. O tema abordado foi "A comunicação que temos e a comunicação que queremos", abordado pelo professor do Departamento de Comunicação da UFRN, jornalista Juciano Lacerda, e pelo mestre em Estudos da Linguagem e ex-coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Francisco Morais. "Essa mesa redonda reuniu cerca de 50 pessoas, entre agentes de pastorais e pessoas interessadas. A intenção foi debater sobre como a imprensa se comporta na sociedade, que tipo de comunicação queremos hoje para os cristãos, para as famílias e para a sociedade como um todo".

Planejamento

Segundo o assessor, na Arquidiocese é feito um planejamento para as atividades do Dia das Comunicações com um ano de antecedência. "As atividades são pulverizadas, e cada paróquia faz suas ações. Este ano foi organizado o Tríduo da Comunicação, que foi iniciado na sexta com a celebração de uma missa seguida de palestra e feira com estantes mostrando, através de todo o trabalho de comunicação feito pela nas paróquias. No domingo (ontem) a missa encerra as celebrações dessa data", afirmou.

Nenhum comentário: