quinta-feira, 24 de junho de 2010

24 de junho de 1519

 Voce sabia
Aos 39 anos de idade, Lucrécia está prestes a enfrentar outro parto. Prevendo sua morte, ela enviou uma carta ao papa Leão X pedindo a bênção especial. Cercada de amor familiar, em 24 de junho de 1519, morre Lucrécia Bórgia em Ferrara, após uma longa febre pós-parto. A bênção papal não veio a tempo, mas Leão X escreveu ao viúvo que lamentava muito a morte da "boa duquesa", de quem o "inesquecível amigo César falava com tanto carinho". Foi sepultada no convento de Corpus Domini (do qual ela foi protetora em vida), em Ferrara, em um hábito de freira.
Sua vida se situou no centro da era renascentista – grande explosão artística, literatura refinada, esplendor de festas e, ao mesmo tempo, de violência, traições e assassinatos. Um destino maldito parecia envolvê-la e sofreu calúnias dos inimigos do pai – chegando até a ser acusada de duplo incesto, como o pai e com o irmão, o que durante muito tempo horrificou as imaginações. O irmão, por razões políticas, matou seu primeiro marido e mandou estrangular o segundo . A vida de Lucrécia estimulou as lendas, por sua beleza, por sua inteligência, seu refinado sentido político e seu talento. Admirada por brilhantes espíritos, em Ferrara foi adorada e apelidada «A Mãe do Povo».
Geofredo (Jofrè) Bórgia, o menos turbulento dos filhos de Vanozza e do então Cardeal Roderigo, é encarado hoje como o melhor dos Bórgia. Sempre apagado diante de seus irmãos: João ou Giovanni, que nem tinha escrúpulos, o ambicioso César, a brilhante Lucrécia. Geofredo nunca se importou, como atesta um contemporâneo e, como tinha real vocação religiosa, foi feito cardeal após a morte de sua mulher Sanchia, em 1504. Quando desgraçadamente morreu seu irmão César três anos depois, foi obrigado a deixar a Igreja como único varão na família. Casou-se então por segunda vez com Maria de Milão, sendo pai de Francesco, Marina, e Lucrécia Bórgia, batizada em homenagem à irmã. Morto em 1517, parece ter sido o único Bórgia a levar vida correta.
Francisco ou Francesco, filho de Lucrécia, foi marquês de Massolambarda e pai de dois filhos. Morreu em 1578.

Nenhum comentário: