sexta-feira, 24 de setembro de 2010

UM SONHO SEMPRE PROMETIDO EM TODA ELEIÇÃO

Alguém já teve uma forte dor de dente de madrugada? Você que depende do serviço público imagina onde encontrar atendimento? Você já ouviu de um médico a afirmação que o seu ente querido está à beira da morte e, portanto, não adianta ocupar um lugar na UTI que, por ter poucas vagas, se presta apenas para aqueles que têm risco de vida ? E este ente querido conseguiu ainda viver quarenta e cinco dias...

Você já enfrentou uma fila gigante para marcar uma consulta médica (quatro horas em pé) ? E quando chega o dia da consulta (30 dias depois) o médico não aparece e a remarcam para 45 dias depois? E quando o médico libera o paciente para a cirurgia e tem que esperar indefinidamente, pois não há vagas na enfermaria? Você já precisou fazer aquele dito exame, aprazado para daqui há... seis meses?! E você já escutou aquele jeitinho brasileiro: " Ah, eu tenho uma peixada que arruma esse exame rapidinho para você !". Pagamento: Sua gratidão, seu voto...

Quem já precisou do serviço de pronto socorro do Hospital Santa Catarina ou Walfredo Gurgel? Eu já vivi tudo isso e sei que outras pessoas já vivenciaram coisas muito piores na saúde pública. Este problema (saúde pública) não é fácil de ser resolvido, mas nunca vi nenhum Governador ou Prefeito assumir verdadeiramente esta missão.  Por que não fazem um PAC DA SAÚDE ? Dizem que tudo seria diferente se os Governadores, Prefeitos e Parlamentares fossem obrigados a utilizarem o serviço público de saúde... Acho que procede.

Luiz Teixeira


Enfermária de um hospital privado de nossa cidade

Quando teremos esta realidade no serviço público? 

4 comentários:

Elizabeth disse...

Ahhhh... Luiz, passei por isso e um pouquinho mais nestes hospitais. Mim lembrei muito da minha avó no hospital Santa Catarina. quanto ela sofreu. e esta mesma frase escutei do medico na epoca: "que meu ente querido está à beira da morte e, portanto, não adianta ocupar um lugar na UTI que, por ter poucas vagas, se presta apenas para aqueles que têm risco de vida.
e se a familia não tivesse se "rebolado" pra pagar um hospital privado?!. e minha avó ainda sobreviveu 1 ano e pouco. Isso e muito mas. Quantas pessoas não morreram lá por negligencia médica?


Só Deus mesmo.

Um Abraço

Simone Moreira disse...

Meu irmão Luiz, esse seu texto muito me toca, pois, experiência igual tive a 6 anos atrás quando meu saudoso pai foi acometido pela enfermidade que resultou em seu falecimento. Você, sabe, foi um dos que acompanhou a minha luta e de minha família. A cirúgia tão esperada nunca foi realizada, pois a atual candidata ao Senado, nossa excelentíssima Ex- governadora, tinha a frente do nosso Estado, uma dívida de mais de 25 cirugias somente em uma instituição de saúde privada de nossa cidade (que através do repasse feito pelo SUS, realizava serviços em parceria com o Estado). Foram muitas visitas aquele hospital e sempre a mesma resposta: "O Estado ainda não quitou as cirúgias anteriores, por esta razão não podemos mais arcar com as despesas de mais uma."
E isso tudo para quem não tem condições financeiras e precisa ser atendido com urgência é uma lástima. O que mais me choucou, além de claro,perder meu amado pai, foi que neste mesmo período estávamos nos preparando para as eleições, e ví com meus próprios olhos, "nossa governadora" passar em grandes trios elétricos com cantores "famosos" de nossa cidade, pedindo voto e fazendo descaso de tudo que se passava. Logo depois, um escândalo, veiculado pelos jornais locais e nacionais: "O filho da governadora do RN, é acusado de desviar verbas destinadas ao serviço público de saúde, e usar para interesses pessoais...". Incrível, como o povo é esquecido. Ou melhor, quando não acontece com a gente não estamos nem aí né?!!!
Só quem sofreu não esquece, e sente ainda na pele a dor do descaso...hoje ligo a tv e vejo essas mesmas pessoas pedirem o meu voto e dizerem que tudo está melhor por causa de suas políticas. E muito pior, vejo pessoas que se dizem esclarecidas e bem informadas, negociando seu voto e de seus familiares em troca de "favores políticos".
Meu Deus... me livra de todo o mal!
Grande abraço à todos.

Júnior disse...

Simone, te agradeço pelo testemunho. Agora tenho mais um argumento para mostrar às pessoas que me vierem pedir votos para Vilma. Deus te abençoe!

nednaldo disse...

Sabe meu amigos quando aqui onde estou a morar falamos sobre politica todos de certa forma ficam surpresos. Um fato que de certa forma chegou aqui foi o de tiririca e sua candidatura. Acreditem comentam como é posssivel uma pessoa dessa se eleger... É meus amigos somos em alguns momentos alvo de diversos comentarios internacionais devido aos nossos politicos... Não que aqui seja melhor mais nesses paises eles exigem mais de seus representantes!