segunda-feira, 13 de junho de 2011

TODOS OS DIAS

Não há como negar, o dia dos namorados, dia de Santo Antônio, santo casamenteiro, povoa o coração e a mente de muitas pessoas. Alguns dirão: "Marketing ! E o povo, como boiada, alienado, se sente obrigado a externar o seu amor indo às compras, lotando os shoppings e fazendo a festa do comércio. Quem teve a oportunidade de ir ao comércio ontem percebeu o que estou dizendo: filas e mais filas, estacionamentos abarrotados de carros, restaurantes lotatos por casais. Hoje os comerciantes vibram com os lucros, já sonhando com a próxima data.

A despeito do jogo comercial que vende a ideia da troca de presentes como prova de amor e, quanto mais caro o presente, maior é o amor e carinho, entendo que estas datas são importantes para a gente parar e refletir. O nosso cotidiano nos suga, nos tira, muitas vezes, a atenção do que é realmente importante, a valorização das coisas perenes desta vida: o amor eros, a importância dos pais, a amizade, a paz e , sobretudo, para os cristãos , a importância do nascimento de Cristo  e sua ressurreição (Natal e a Páscoa  datas "santas" para o comércio).

Uns colocarão a culpa na rotina, como se ela, de forma absoluta, fosse um mal a ser combatido, a resposta para muitos dos nossos problemas, principalmente, dos casais. Acho que a rotina faz parte da vida, já tive a experiência de fugir dela completamente, e, confesso, fiquei morrendo de saudades da minha rotina.

No entanto, paradoxalmente, acho que devemos fugir dela de vez em quando, pois faz bem para alma e para o espírito, nos dá a falsa sensação que a fulga dela é a chave da vida sendo vivida em sua plenitude.
Estas datas, como a de ontem, nos faz sair da rotina um pouco e isso é salutar, inclusive, para percebemos o quanto a nossa rotina também é importante. Como já dizia o grande poeta, não deixe o amor passar, quer seja nas datas comemorativas ou na nossa "santa rotina".

Luiz Teixeira
Texto publicado no blog em 13 de junho de 2008.

 

Não deixe o amor passar

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário: